sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Matriz e filial em 2015

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Não é inédito no futebol do RN porque, no distante 1928, após uma dissidência que aconteceu nos arraiás do América FC, um grupinho resolveu fundar um novo clube, e deu o nome de Paisandu (sem o “y” adotado pelo autêntico Paysandu, o do Pará). O líder do movimento pela criação do Paisandu foi o paraense Manoel Barradas, dublé de dirigente e jogador. Barradas tinha pressa, tanto é que, logo estava o Paisandu entrando no campeonato da Liga Norte-rio-grandense. Na estreia do mais novo disputante foi apresentado o time: Ayta, Barnabé e Renato, Milton, Barradas e Frontin, Alfredo, Ruy, Pinheirão, Pimenta e Simão, no  modo antigo de escalar a equipe. Para melhor assemelhar-se ao outro Paysandu (o do Pará) os integrantes do novo time natalense resolveram adotar também a camiseta azul. (Dados extraídos do livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”, de autoria deste colunista).

Matriz (2)
Como a Liga não tinha ainda personalidade jurídica, não era obrigatória a regularização dos participantes do campeonato.  Vicente Farache era muito ligado aos dissidentes, sendo fácil o Paisandu transformar-se em filial do ABC, e lá estava Farache contando com outro elenco, visando a derrotar os americanos.  A rivalidade ABC x América, que já vinha merecendo a atenção da Liga, ampliou-se mais ainda, tendo Vicente Farache utilizar os mesmos jogadores (os melhores)  do ABC e do Paisandu, de nada adiantando os protestos do América e Alecrim. Como surgiu movimento para a pacificação do clube rubro, os jogadores do Paisandu retornaram para o América, pondo fim na trajetória dos azulinos. O “Papão” teve mesmo vida curta.

Força e Luz/Globo
O Campeonato Estadual da 2ª Divisão da FNF/2015 terá a volta do Força e Luz EC, contando com o patrocínio do empresário Marconi Barreto, “dono”  que é do Globo E.C. Quanto ao Força e Luz, há algum tempo vem participando de competições menores promovidas pela FNF. Quanto ao time de profissionais, seu último ano foi em 1997, quando mudou o nome do clube para Cosern FC, tendo à frente o ex-treinador Ranilson Cristino. A partir de 2015, o Força e Luz disputará a segunda divisão da FNF, com apoio de Marcone Barreto, inclusive utilizando o estádio Barretão, em Ceará Mirim, como campo oficial do novo filiado. Com certeza, matriz e filial,  revivendo Vicente Farache.

O mesmo entra-e-sai
O futebol brasileiro é mesmo uma piada nos seus bastidores. Os torcedores do ABC e do América devem estar lembrados que o frágil time do Vila Nova derrotou seguidamente a ABC e América. Nenhum dos dois podia “tirar onda”. Eis que, dias depois o Ceará SC foi à Goiânia/GO e goleou por 5×1 o mesmo Vila Nova, que havia surpreendido a dupla natalense ABC/América. Como consequência, o Vila demitiu o treinador Cristian Lauria, contratando pra seu lugar o desconhecido Wladimir Araújo.  É tudo no estilo vapt vupt, perdeu, caiu.

Taça Centenário
O novo presidente do Alecrim FC, Washington Fernandes está articulando a realização de um torneio reunindo o próprio Verdão, ABC e América, convidando três clubes do Nordeste para disputarem a Taça Centenário. Como 2015 não terá a “sombra” da Copa – como em 2014, não haverá tanto arrocho quanto a datas disponíveis.

Desistência
Torcendo para que tão cedo não aconteça aquele  lance de gol  que provoca sérias discussões por não haver certeza se a bola realmente entrou no gol, a  FIFA desistiu de instalar o chamado gol eletrônico. A justificativa é que a despesa chegaria facilmente a um milhão, tantos os estádios. Vai continuar prevalecendo a decisão do árbitro, talvez assessorado por um quarto árbitro que fica próximo às traves, só com essa finalidade.

Campanha do cimento
Os maus resultados do time rubro não têm sido motivo de desânimo da comissão que está construindo a Arena do deragão, agora entrando em novo “rush”. Segundo um dos membros da comissão de construção – Carlos Gurgel, a meta é chegar à doação de 3.500 sacos de cimento  para avançar na arquibancada. Contato pelo fone 3211-4326, com Érika.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas