sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Medicina em Caicó

- Publicidade -

Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O governo do seridoense Dinarte de Medeiros Mariz criou a mais antiga instituição pública de ensino superior no estado, hoje Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Não por acaso, 56 anos depois, o povo seridoense protagoniza outro marco no ensino superior do estado: acolhe, juntamente com a população do Trairí, o Curso de Medicina Multicampi da UFRN, o primeiro de medicina em instituição pública federal no interior do RN.

Podemos dizer, sem errar, que as duas regiões são palco de uma das experiências de formação mais inovadoras que ocorre neste país, ainda carente de médicos preparados, também, para a saúde pública, presentes nos locais mais afastados dos grandes centros.

O Curso de Medicina Multicampi da UFRN se instala em três municípios norte-rio-grandenses que partilham desse projeto reconhecido pela alta qualidade acadêmica e relevância social para a formação médica, de forma que tem sido modelo para instituições nacionais.

Talvez, por resistirem às intempéries da natureza sem perderem o frescor das tardes chuvosas de junho, o Seridó e o Trairi cultivem, tanto, o espírito de bem aventurar mudanças, melhorias, inovações. Quem vivencia essa experiência ímpar de ofertar a formação em Medicina no interior por meio de instituições públicas, sabe que o esforço para interiorizarmos os cursos na área da saúde no RN começou desde os primeiros anos do REUNI, Programa do Governo Federal ao qual a UFRN aderiu desde o início.

Nesse sentido, reestruturou-se o Campus de Santa Cruz, fechado na década de 90. Agora, a abertura do Curso de Medicina Multicampi, no contexto do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, concretiza esse propósito da gestão da UFRN. Mais recente, em 2010, o trabalho resulta no que ora apresentamos com emoção e apreço, mas, principalmente, com a convicção de que a instituição está dando o que tem melhor para continuar contribuindo para o desenvolvimento regional do país.

Para chegarmos a essa realização contamos, integralmente, com o trabalho árduo de uma equipe comprometida com esta universidade, obstinada em seus objetivos e coesa em suas ações. Como não cabe neste espaço nominá-los, elegemos dois desses nomes para ilustrar o valor dessa equipe da qual nos orgulhamos em liderá-la: a Professora Dra. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, nossa vice-reitora e coordenadora da Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico e implantação do Curso de Medicina Multicampi; e o Prof. Dr. George Dantas de Azevedo, genuinamente cidadão seridoense e que tão merecidamente assume a direção da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte.

Se precisamos desses profissionais com um perfil para a saúde pública, é hora de inovar os conteúdos curriculares, as didáticas e metodologias do ensinar-aprender a cumprir o papel social da medicina. Assim entendemos e oportunizamos essa nova formação profissional. Esperamos que o Curso de Medicina Multicampi da UFRN seja mais que isto. Transforme-se em oportunidade de construção de pessoas comprometidas socialmente com o bem estar do outro, do próximo; um vetor de mudanças onde quer que habite um cidadão potiguar, seja nos sertões de lajedos e caatinga.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas