quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Meia Maratona do Sol: corrida da solidariedade

- Publicidade -

Unir bem estar, saúde e solidariedade. Com esse objetivo, a Meia Maratona do Sol faz uma parceria com o Armazém da Caridade, com o apoio da Track & Field. Os participantes da corrida, marcada para o dia 1º de novembro, doarão, no ato da retirada dos seus kits, alimentos não perecíveis que serão distribuídos pelo Armazém para famílias carentes. A entrega dos kits acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro na loja Track & Field do Midway Mall. O horário para entrega é das 10 às 22h.

A expectativa do senhor Manoel Lopes, fundador do Armazém da Caridade, é que a campanha tenha a participação de todos os inscritos na prova. “Será 1kg de alimento por pessoa. A distribuição será feita para instituições de caridade que sabemos que estão com a dispensa vazia e passando por dificuldades. Vamos inclusive incluir o GACC e a Casa de Apoio à Criança com Câncer. Ou seja, vamos dividir com todos”, revela Lopes.
Manoel Lopes, fundador do Armazém da Caridade comemora a iniciativa e espera que outros eventos sigam esse bom exemplo
O fundador do Armazém elogia a iniciativa dos organizadores da prova e lamenta que ações como essa não ocorra em outros eventos esportivos na cidade. “Acho um ato muito bonito e fraterno. É um exemplo, porque falo há muito que o pessoal que faz eventos não se lembra de agregar a parte social. Se todos que fazem isso se lembrassem de agregar, a gente beneficiaria milhares e milhares de pessoas. O Armazém dá os parabéns aos organizadores e patrocinadores da prova e espera que a corrida seja um grande sucesso, inclusive na arrecadação”, comenta.

O Armazém da Caridade atua há quase 20 anos no Rio Grande do Norte e já atendeu milhares de pessoas. A instituição foi criada em 1995, com o objetivo de “recolher dos que têm e podem ajudar, para distribuir entre os que mais precisam”, como define o idealizador.

Desde 1998, o projeto SOS RN leva aos atingidos pela seca nas cidades de Caiçara do Rio dos Ventos, Pedro Avelino, Lajes, Acari, Carnaúbas dos Dantas, Parelhas e São Tomé, cestas básicas, roupas e conforto espiritual. Durante enchentes, suprimentos chegaram a outros tantos norte-riograndenses por meio de inúmeras parcerias com estabelecimentos comerciais e empresários. “Não é difícil pedir, Difícil é manter a credibilidade de uma instituição sem fins lucrativos ou bandeiras político-partidárias, por tantos anos”, ressalta.

À frente do Centro Espírita André Luiz, por 14 anos, Lopes organizou também o sopão para os presidiários, além de visita aos enfermos do Hospital Universitário Onofre Lopes. Manoel também atuou ainda na direção do Lar da Vovozinha. A lembrança do pai – que após sofrer um derrame terminou os dias paralítico e pedindo esmolas – serviu como inspiração para a realização dessas atividades.

Kits

A Track & Field, que ficará responsável pela distribuição dos kits, é parceira desta iniciativa da Meia Maratona do Sol.

A empresária Bruna Moura, responsável pelas lojas da Track&Field em Natal, explica que a marca, presente em todo o país, vem investindo cada vez mais na realização de circuitos de corrida de rua e na confecção de artigos esportivos especialmente para corridas.
As dicas dos especialistas para uma boa prova incluem também um alongamento bem feito antes de iniciar a competição
A grife também investe no desenvolvimento de roupas com tecnologias exclusivas que ajudam a melhorar a performance do corredor, como camisas em tecido thermodry, bermudas de compressão e meias especiais para corrida. Ainda temos vários acessórios como bonés, viseiras, faixas para cabelo e outros”, explicou Bruna. Hoje, os artigos para corrida correspondem a uma boa fatia do total de vendas da loja. “Decidimos apostar em Natal e isso foi importante. Tenho certeza que se fizesse uma pesquisa hoje a cidade não estaria mais incluída entre as mais sedentárias do País. Vemos por aí os grupos de corrida se formando, as consultorias, academias, estúdios, todos crescendo. Natal está bem diferente hoje em dia”, comenta Bruna.

Tribuna

A Tribuna do Norte também faz parte dessa história que une esporte e solidariedade. O jornal considera a parceria um benefício para a população da capital potiguar.

“Essa é uma oportunidade que os corredores têm para colaborar com uma instituição que desenvolve um trabalho assistencial importante junto às comunidades mais carentes do Estado. O Armazém da Caridade reúne doações diversas que são destinadas a municípios que enfrentam dificuldades, e infelizmente ainda necessitam desse tipo de ajuda. Todo o trabalho desenvolvido é feito de forma voluntária, desde o transporte dessas doações até a distribuição, nas comunidades. Quem já acompanhou de perto algumas dessas ações, sabe o quanto elas são importantes para quem é assistido. Essa é uma maneira de adicionar à prática do esporte um gesto simples de amor e responsabilidade social”, explicou Ricélia Santiago – Gerente de Marketing do jornal.

Dicas para a prova


A passada é sua assinatura

Não há uma medida exata do número de passadas por minuto. Cada atleta imprime um ritmo e um comprimento à passada. Quanto mais flexível, maior a passada, e, quanto mais preparado o atleta, mais constante o ritmo e maior o número de passadas por minuto, mas mesmo entre atletas de mesmo nível, as passadas variam de tamanho e ritmo.

Simule as condições da prova

Para quem está se preparando para uma prova específica, vale a pena simular as condições da prova, como o horário de acordar e de correr, o relevo do percurso, a hidratação e a suplementação, no caso de provas mais longas. Este treino, no entanto, deve ser realizado pelo menos um mês antes da prova, para dar tempo de o corpo se recuperar.

Diminua o volume antes das provas

Descanse antes das provas e isto não vale apenas para os iniciantes. Quanto maior a prova e o desgaste dos treinos correspondentes, mais tempo de descanso para chegar à prova em boas condições. Para a maratona, é aconselhável fazer o último treino longo três semanas antes da prova; para provas mais curtas, como a de 10km, o descanso é de quatro a sete dias.

Respeite seus limites durante a prova

Não hesite em diminuir o ritmo ou até andar, se estiver apresentando sinais de fadiga. Não é demérito e se trata de uma questão de segurança e preservação: você poderá correr a próxima prova em boas condições. Verifique a temperatura média e o relevo do percurso para poder ter controle da situação quando for correr.

Não altere sua rotina no dia da prova

Não faça nada diferente no dia da prova. Realize o alongamento do mesmo modo que nos dias de treino e também a mesma hidratação e a mesma suplementação, para não precisar se adaptar a novidades durante o evento. Simule nos treinos a freqüência e o volume de hidratação e suplementação que vai utilizar durante a prova. Beba de 150ml a 250ml de água a cada 15 minutos depois da primeira hora de prova.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas