quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Mercado mais curto

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

Em junho, a contração do setor de serviços do Brasil piorou com força e chegou ao segundo nível mais baixo da série histórica, provocando nova redução da força de trabalho e acentuando as perspectivas de recessão técnica no Brasil no segundo trimestre, mostrou o Índice de Gerentes de Compras (PMI). Junho foi também o quarto mês seguido abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração. Todas as seis categorias monitoradas tiveram queda na produção, sendo a mais forte em Hotéis e Restaurante e em Transporte e Armazenamento. Também ficou mais curto a da liberação de crédito para veículos em maio. O balanço revela que o saldo da carteira de veículos retraiu 8,1% nos últimos doze meses.

DESACELERAÇÃO
Com o brasileiro tirando o pé do acelerador, o consumo interno de gasolina cai e o país volta a exportar. A Agência Nacional do Petróleo vê redução de 5,4% nas vendas do combustível entre janeiro e maio, a primeira retração desde 2009. Segundo a Secex, as vendas externas triplicaram em junho.

Operações
As novas agências do Banco do Nordeste ultrapassam R$ 21,6 milhões em crédito. As operações bancárias atendem às cidades de São Gonçalo do Amarante, João Câmara e municípios vizinhos. O plano de expansão continuará agora com as agências de Goianinha e Mossoró – que ganhará sua segunda unidade –, previstas para funcionar no segundo semestre deste ano.

Compra
A massa salarial caiu 10% no país em seis meses. A combinação de inflação alta com demissões e queda de salário provocou uma retração de proporções inéditas na renda disponível para o consumo. O emprego formal e salário de admissão também registram recordes negativos, segundo revela o IBGE. O Pais está ficando mais pobre.

FRAUDE
Segundo a Serasa Experian, em maio  foram registradas 161.102 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.

Consumidor inconsciente
Mesmo endividado, o consumidor brasileiro continua a comprar. Segundo pesquisa recente do SPC Brasil, 53% dos entrevistados compraram por impulso nos últimos três meses. Quando perguntados sobre os produtos que menos resistiram e acabaram comprando mesmo sem haver necessidade, o item mais citado são as roupas, somando 24%, seguidos pelos calçados, com 12%, CDs e DVDs, com 7%, smartphones, com 7%, e livros, atingindo 6%. Para os economistas do SPC Brasil, as compras por impulso são um dos principais responsáveis pela falta de controle orçamentário e um impeditivo para que os consumidores tenham uma reserva financeira para os imprevistos.

CONSCIÊNCIA
Em cada dez brasileiros, apenas dois são consumidores conscientes. O  brasileiro reconhece que as atitudes cotidianas ligadas ao consumo são importantes para a vida em sociedade, mas nem todos praticam, individualmente, ações neste sentido. Precisa se conscientizar da importância do consumo mínimo e dominar os impulsos.

1 A potiguar Guararapes Confecções, empresa que controla a varejista Riachuelo registrou, em 2014, a maior rentabilidade sobre patrimônio do setor, de 11,5%, de acordo com a premiação “Melhores e Maiores da Revista Exame 2015”,  nas bancas a partir de terça-feira. Outra empresa com DNA potiguar que se destaca é a distribuidora ALE, com crescimento de 5,1% em 2014 e rentabilidade de 28,6%.

2 A catarinense WEG foi escolhida a Empresa do Ano da edição do anuário. A companhia faturou 2,7 bilhões de dólares em 2014, cifra 42% maior que a registrada em 2010, graças à diversificação e exportação de seus produtos. Metade desse faturamento, precisamente 51%, vem das operações estrangeiras presentes em 80 países. Prepara agora o lançamento de motores para carros elétricos

3 O voo direto Natal – Buenos Aires, operado pela Gol, terá início hoje e manterá regularidade semanal, aos sábados. A duração do voo será de 5h40, saindo às 23h55 de Natal chegando pela manhã no Aeroporto de Buenos Aires. Cabe um pacote pelas agências, para visitar Bariloche e Mendoza. Em outubro, Natal terá voo para Cabo Verde, com conexão com a Europa, da empresa Transportes de Cabo Verde (TACV). A tarifa custará 370 dólares ida e volta.

PESQUISA
A Fapern programa ações com 41 representantes de instituições do Seridó, em Caicó e Currais Novos. As duas cidades sediaram as reuniões para promover a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, que acontece entre os dias 19 a 25 de outubro. O Seridó  será um grande polo de ações de divulgação da ciência.

SHOPPING
O Partage Norte Shopping promove o 2º Mega Saldão do ano, hoje e amanhã. A  campanha institucional é para todos os shoppings do Grupo Partage, entre os quais o de Natal e o de Mossoró. Na  promoção oferecem ate 70% de desconto. Já os lojistas do Praia Shopping prepararam uma novidade. Além de promoções nas lojas, durante todo o mês de julho, o valor do estacionamento, está reduzido a R$ 5,00.

COOPERATIVA
Será hoje em Caicó, o “Dia C do Cooperativismo”, na Escola Dom Adelino Dantas, das 8h às 12h. O projeto Dia C estimula a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista. Abrange um amplo leque de possibilidades de intervenção.

MINIEMPRESA
O Programa Miniempresa da Junior Achievement RN realiza hoje e amanhã, no Natal Shopping, mais uma edição da Rodada de palestras e Feira da Miniempresas. A XVI Rodada de Palestras acontece na parte da manhã para os estudantes que participam do projeto, e a partir das 12h, os jovens das Miniempresas venderão seus produtos para o público.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas