sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mesas de outubro

- Publicidade -

Os festivais gastronômicos são  festas para os sentidos. Grandes ou pequenos, eles movimentam o cenário de várias formas: contribuem para renovar o cardápio, apresentam algo mais ousado, deixam o menu mais acessível, e sempre tiram o consumidor da rotina. O mês de outubro está começando com a promessa de variadas descobertas culinárias.  A  começar pelos ecos da Oktoberfest que chegarão a Natal através do Fritz Bistrô e do Armazém Gourmet, que dedicarão o mês à culinária alemã. E para a próxima semana, a nova edição do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa, repleto de convidados ilustres, e o novíssimo  Cunhaú Kite Fest, que unirá gastronomia, esportes e praia em Canguaretama. Só delícias.
Linguiças de vitelo e cordeiro defumados, em prato degustação que acompanha chucrute, batata e molhos de mostarda e maçã
Outubro alemão
O Fritz Bistrô é, há três meses, o território oficial da cozinha germânica em Natal. Mas outubro, como se sabe, é especial e a casa preparou novidades para a ocasião. “A ideia é que o nosso cliente não precise mais ir longe para saborear determinados pratos da culinária alemã. Pelo menos os sabores da Oktoberfest já estão aqui”, diz o proprietário Norbert Lahn, que comanda a casa ao lado de Valda Lahn e Marcelo Cruz. A ideia é fazer algo mais direcionado à cozinha alemã, com novos pratos, e o lançamento de mais uma cerveja artesanal alemã exclusiva da casa.

As novas opções servidas a partir desta sexta-feira (02) são as linguiças de cordeiro, frango com maçã e vitelo; o frikadelle (bolinhos de carnes mistas suína e bovina, com cebola, ovo, sal e pimenta), e o ceviche de salsicha. “Os pratos foram pensados só para outubro, já que devem funcionar como um atrativo. Mas, dependendo da aceitação, alguns podem ir para o cardápio definitivamente em novembro”, ressalta Marcelo.

A nova cerveja da casa também é algo que Norbert ressalta nesse pequeno festival alemão. “Eu trouxe a receita da Alemanha e pedi que reproduzissem aqui. Ela harmoniza bem com os nossos pratos, tem um sabor mais suave, mas um teor alcoólico maior”, explica. Segundo ele, a recepção do público para as cervejas artesanais foi surpreendente. “Acabou mais rápido do que esperávamos, a gente não estava preparado. Por isso estamos com mais expectativas para agora”, diz.

O menu tradicional do Fritz, claro, também estará a disposição. Iguarias coomo o eisbein (joelho de porco defumado), bratwurst (salsicha de vitelo), schiblieg (salsicha suína defumada), numberger (suína), chucrute, batatas, e purê de maçã. A casa também conta com um cardápio não alemão, com pratos assinados pelo chef Peter Nigg, com camarões, filés de peixe, filé mignon, massas, e sobremesas.

O Armazém Gourmet, em Petrópolis, iniciou a nova fase do seu tradicional Festival Sabores do Mundo. E outubro, claro, é da Alemanha. “É sem dúvida o mês mais procurado desse festival que já fazemos há quatro anos. Acho que as pessoas gostam da combinação das cervejas com as comidas, que são meio pesadas como as brasileiras”, afirma o gerente Fernando Fernandes. O menu traz os pratos mais tradicionais, como eisbein, o kasler (carré suíno defumado), mix de salsichões (brancos e vermelhos) com salada de batatas,  entre outros. E claro, as cervejas. Há variados rótulos, mas a Erdinger Weizenbier é a mais pedida nessa época. 
 
O Festival Gastronômico do Cordeiro à moda escandinava promovido pelo Sabores Bistrô, em Lagoa Nova, está entrando na reta final. Vai até este domingo, portanto, é hora de aproveitar. Ao preço de R$129,90, para duas pessoas, pode-se degustar variadas iguarias preparadas pelo viajado chef Diel Figueiredo. São três opções de antepasto, nove opções de pernil de cordeiro, e três opções de sobremesa. Uma das iguarias é o pernil de cordeiro desossado e fatiado, servido ao molho de ameixas. Promoção: a reserva antecipada garante uma garrafa de Anúbis Malbec.

Arena gastronômica
A 11ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Pipa vai movimentar o balneário de 09  a 17 de outubro, oferecendo uma maratona de oficinas, degustações, palestras, encontros exclusivos, e outras delícias. Um dos destaques será o ‘festim’, o menu confiança para apenas 50 pessoas, assinado pelos renomados chefs Paulo Machado, Mário Portela e Jaqueline Faraco. Reservas até o dia 07 pelo 3246-4221. Uma arena será montada no centro de Pipa para receber os eventos. O primeiro fim de semana já terá o tacho beneficente, oficina de Welder Albuquerque, os sabores do pantanal com Paulo Machado, as cozinhas dos orixás com João Barreto, e o concurso do ‘melhor feijão de Pipa’, entre outras aventuras culinárias.
Restaurantes de Barra de Cunhaú evidencial a culinária do mar durante o festival Kite Fest
Cozinha radical
Esportes radicais combinam com gastronomia? Essa mistura vai harmonizar na primeira edição do Cunhaú Kite Fest, próximos dias 10 e 11 de outubro, na praia de Barra de Cunhaú. Vai agregar kitesurf, chefs de cozinha e atrações musicais em um dos cartões postais mais famosos do Estado. Dez restaurantes do local  confirmaram presença no evento,  todos comprometidos em valorizar a cozinha local, a base de frutos do mar, colocando o caranguejo e o camarão na condição de protagonistas. O chef potiguar Walter Dantas, que já levou seus experimentos para o programa Fantástico, da TV Globo, é quem está à frente dessa parte do festival.
A trilha sonora do pôr do sol, a partir das 17h, ficará a cargo da banda Rastafeeling (dia 10) e Rodrigo Lacaz (11). Outras atrações serão uma caminhada ecológica, passeio ciclístico, e uma regata. 

Serviço:
Fritz Bistrô. Rua Seridó, 736, Petrópolis. Tel.: 2226-3602
Armazém Gourmet. Rua Potengi, 613, Petrópolis. Tel.: 3202-4144
Sabores Bistrô. Rua Granada, 30 (lateral ao Sesc), Potilândia.
Tel.: 2226-0405

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas