Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 22°Natal - 22°

Natal

Natal, 24 de Maio de 2012 | Atualizado às 23:17

Miguel Nicolelis: "Sinto-me decepcionado"

Publicação: 11 de Julho de 2010 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis, de 49 anos, é considerado um dos maiores pesquisadores do planeta na área de neurociências e, por diversas vezes, lembrado para o Prêmio Nobel. Ele lidera pesquisas que podem, por exemplo, representar avanços históricos no tratamento do Mal de Parkinson e implantou em Natal um Instituto Internacional de Neurociências (IINN), que já captou investimentos superiores a R$ 100 milhões e que pretende ser a semente da futura "Cidade do Cérebro", uma estrutura científica, cultural, econômica e social estimada em mais de R$ 1 bilhão. Não faltam, portanto, motivos para estímulo na carreira de Nicolelis. No entanto, ele revela uma decepção: desde a instalação do IINN, há sete anos, o Instituto nunca recebeu o apoio devido dos poderes públicos estadual e municipal, nem dos políticos potiguares em geral. O neurocientista que acredita que a força do pensamento pode superar as barreiras geográficas e, de certa forma, provou isso instalando um centro de conhecimento de ponta em um Estado pequeno como o Rio Grande do Norte, não esperava deparar com o obstáculo da "falta de visão". Miguel Nicolelis esteve em Natal na última semana e concedeu entrevista exclusiva ao repórter Wagner Lopes, da TRIBUNA DO NORTE, na qual falou sobre o projeto, as novidades e, principalmente, as dificuldades enfrentadas pelo IINN.

Adriano AbreuMiguel Nicolelis é considerado um dos maiores pesquisadores do planeta na área de neurociênciasMiguel Nicolelis é considerado um dos maiores pesquisadores do planeta na área de neurociências
Em junho foi assinada pela UFRN a ordem de serviço (R$ 32 milhões) para a obra dos dois primeiros prédios do futuro Campus do Cérebro, em Macaíba. Isso mostra um projeto já consolidado?

Sem dúvida. O Campus deve ser um dos maiores investimentos do Ministério da Educação no momento. Existe um interesse de todas as partes para que esteja concluído no próximo ano. Vamos ter um instituto de pesquisas e uma escola de ensino regular funcionando nesses prédios.

E o que os governos locais podem fazer para contribuir?
Acho que precisa de quase tudo. Esse é hoje o maior projeto científico do Brasil. Com certeza o de maior repercussão fora do país, tanto que conseguimos doações inéditas. Ainda tenho por mim que nem o estado, nem o município têm ideia de que esse projeto pode ser um agente transformador da economia local.

Há problemas?
Algo que podemos mencionar é que há sete anos a sede do instituto funciona nessa rua de terra (Francisco Luciano, em Candelária, próximo à empresa Via Sul). Entra prefeito, sai prefeito, nos prometem o asfalto, e nada muda. Recebemos gente do mundo inteiro, ganhadores do Prêmio Nobel, embaixadores de outros países, e a rua continua deste jeito. O que as pessoas pensam quando vêm a Natal, com todos os problemas que a cidade tem, e veem uma iniciativa desse tamanho em um rua de terra? As pessoas dos Estados Unidos, da Europa, do Japão, visitam esses prédios e ficam maravilhadas. E a primeira pergunta que fazem é como é que o governo local não asfalta nem a rua.

E quando se fala em turismo na cidade deveria se pensar também nesse público selecionado?
Esse turismo atual não traz dinheiro nenhum. Vejo esses ônibus de turismo andando por Natal, fazendo "city tour", deixando migalhas na cidade e às vezes deixando problemas seríssimos, que nem vale a pena citar, enquanto a gente tenta criar uma economia de conhecimento que pode trazer bilhões de reais ao longo do tempo. E tudo é difícil, tudo é uma dificuldade. As pessoas falam, nos tratam muito bem, sou muito bem recebido, mas do ponto de vista operacional, se isso fosse feito no estado de São Paulo, em outro estado, outro país... Essas demandas são mínimas e não estamos pedindo nada de outro mundo. São 200 metros de asfalto. A RN que chegava no instituto lá em Macaíba foi recuperada, mas não tinha mais condições de passar automóveis. Havia risco de mortes devido às crateras. Eu mesmo perdi dois pneus do carro nas idas até lá. Mas aqui na frente do instituto, aqui em Natal, eu categorizaria como uma vergonha. O município também nos pediu um projeto para outra escola aqui em Natal (o IINN já conta com uma na Cidade da Esperança). Fizemos o projeto e nunca tivemos resposta. Então me pergunto se as pessoas não percebem a importância disso. Acho que depois de sete anos não há muitas dúvidas de que somos sérios.

Se não fosse o benefício social proporcionado à população, o senhor já falaria em arrependimento por instalar o Instituto em Natal?
Olha, não digo arrependimento porque a população de Natal tem sido muito carinhosa e nossos mil alunos, mais os quinhentos da nova escola, mais os 1.200 da escola de tempo integral, nos mantêm estimulados, a todos nós que trabalhamos. Somos mais de 100 pessoas que vieram do Brasil inteiro para cá, mas nunca imaginei o grau de desinteresse que a gente encontraria do poder público.

Decepção talvez?
Diria que em quase oito anos, que a gente completa em março, com exceção da UFRN e da nova administração e, pontualmente, da administração passada de Macaíba, realmente me sinto decepcionado com o poder público e a classe política local.

Falta entendimento da importância do projeto ou falta interesse em apoiá-lo?
É uma ótima pergunta. Esse é um projeto que já é o maior investimento, não tem nada feito no Rio Grande do Norte, do ponto de vista tecnológico, com um grau de investimento desse montante. Só o MEC, que é uma fração do projeto, já investiu R$ 42 milhões e tem a perspectiva de dobrar esse investimento. Os investimentos todos que estamos trazendo para Natal não têm nada igual no Estado. Ouso dizer que, com a exceção da Petrobras, não tem nenhuma outra iniciativa capaz de transformar a economia do estado de uma economia primaria, de um turismo com baixo valor agregado, uma economia agrária, em uma economia baseada em conhecimento e tecnologia, que transformaria completamente o perfil do Rio Grande do Norte. Sendo que o experimento educacional que promovemos já é reconhecido pelo MEC como uma grande iniciativa. Inauguramos agora uma escola na Bahia e, de cara, tivemos um investimento alto do governo de lá. Então fico pensando, poxa, a gente focou aqui, criou o instituto aqui, trouxe tudo para cá, e tem outros estados dispostos a levar a gente para lá, oferecendo tudo que a gente não tem aqui. A escola em Serrinha (BA) é maravilhosa. O governador da Bahia veio aqui, nos recebeu lá. Aceitou o nosso projeto, que era de R$ 5 milhões. Nunca tivemos nada parecido aqui. Fico imaginando: será que os governantes não pensam em como criar empregos de valor agregado, educar o povo?

Natal e o Rio Grande do Norte podem perder muitas estruturas que poderiam ser erguidas aqui e vão sendo atraídas por outros Estados?
Sim. A gente não vai desistir nunca, mas às vezes dá um desânimo. Não pelo que a gente faz, porque o que está sendo feito é maravilhoso, as crianças, nossos cientistas, as mulheres que recebemos em nosso centro de saúde. E Natal com tantos problemas de saúde e a gente com um centro tão moderno e não conseguimos parcerias.

E hoje o senhor vê alguma forma de convencimento dos políticos em relação à importância do Instituto ou de mostrar o que é o IINN?
O mundo inteiro sabe o que é. Todas as revistas mundiais, os órgãos de imprensa mundiais sabem. A inauguração da escola em Serrinha foi matéria de capa da Folha de São Paulo, maior jornal do país. Vira e mexe o projeto está sendo mostrado nas TVs daqui e de fora do Brasil. Tenho falado sobre o projeto e, onde chego, as pessoas já me perguntam sobre o Instituto de Natal. E não estou falando em qualquer lugar, falo na Academia Francesa de Ciências, na Universidade de Harvard, onde fui convidado só a falar sobre o instituto, que é um experimento que até os americanos estão interessados em entender o que está acontecendo aqui. Sinto uma total e completa falta de visão de futuro. Não tenho nenhuma filiação partidária, então posso falar que os políticos brasileiros, pelo menos os que vejo atuar aqui, têm uma visão muito provinciana, imediatista, de assistencialismo, em função de problemas que aparecem agudamente e ninguém pensa que vamos ter filhos, netos e eles vão precisar de empregos e de uma qualidade de vida melhor que a nossa.  

Se o senhor não vê isso de parte do poder público, há alguma esperança em relação à iniciativa privada?
Bom, até agora a iniciativa privada do Estado também, com exceção de pequenas e pontuais parcerias, que começam, mas não tem continuidade... O único lugar do Brasil que não consegui estabelecer parcerias privadas de longo prazo foi no estado do Rio Grande do Norte.

E certamente a "Cidade do Cérebro" é uma oportunidade econômica relevante?
Isso. A ideia, além dos primeiros prédios, é termos outras iniciativas educacionais, culturais, científicas. E o último passo é construir um parque tecnológico e científico, a "Cidade do Cérebro", alavancada no Campus do Cérebro. Estamos falando de um investimento de uma magnitude, falando de forma conservadora, da ordem de R$ 1 bilhão, entre nossos projetos e das empresas de fora do Brasil que estão dispostas a investir. Só que a gente às vezes traz contato do exterior e as pessoas não conseguem falar com ninguém aqui. Ou elas falam e não tem interlocutor no poder público. Continuo me perguntando: o que teria acontecido se tivéssemos levado esse projeto para o interior de São Paulo, ou para Salvador, ou para Belo Horizonte, ou Porto Alegre? Como a gente estaria sendo tratado? Como os governantes locais estariam vendo um projeto que já captou, com todos os investimentos, mais de R$ 100 milhões, chegando a quase R$ 125 milhões e com a perspectiva de atingir alguns bilhões de reais em toda sua vida?

Tivemos aqui, recentemente, a instalação do Instituto Internacional de Física...
O Instituto de Física é um grande exemplo. Do ponto de vista acadêmico é uma enorme conquista para a região. Agora, é um instituto que não tem uma visão social, nem uma perspectiva de transformação econômica. De repente, não tem comparação. E uma das razões que o Instituto de Física veio para cá foi porque teve a noção, a informação, de que nós tínhamos vindo para cá e, por essa razão, se sentiu que havia condições de se estabelecer aqui. Mas o desbravador da porteira foi a gente. E a gente fica sabendo, por exemplo, que existe a possibilidade de se ter um curtume lá perto do Campus do Cérebro. Essa notícia está se espalhando e, se for verdade, é um atentado à lógica. Imagina a gente trazendo gente do mundo inteiro e alguém quer colocar um matadouro de boi do lado de nosso instituto, com urubu em volta, carcaça de animais. É pior que a rua de barro. Na rua de barro você pelo menos passa de trator. De onde saem essas ideias? Acho que nosso instituto não só trouxe um salto acadêmico e contribui, por exemplo, com o trabalho desenvolvido pelo professor Ivonildo (Rego) na UFRN, o MEC se dispôs a fazer investimentos que não tinha feito, a fazenda de Jundiaí que não utilizava seu potencial se transformou em um polo de investimentos. Temos um projeto educacional que pretende trabalhar as crianças desde o pré-natal até a pós-graduação, de maneira a preparar essas gerações do estado a serem líderes e atuarem na "Cidade do Cérebro".

Então o senhor não esperava essas barreiras políticas?
No fundo não acha que sejam barreiras políticas. O presidente entende o projeto, o ministro da Ciência, da Educação, o da Saúde. Os políticos que têm uma visão ampla do Brasil são os maiores apoiadores do projeto. Me contaram na Harvard que sempre que o presidente fala sobre projetos científicos, menciona o instituto, o que é uma honra muito grande. Ele veio aqui, viu as crianças, viu o que a gente está tentando fazer. Então não acredito que seja a falta de um diálogo político, acho que é falta de visão mesmo, de imaginar que a política moderna não é provinciana, é globalizada. É só andar na praia de Ponta Negra, ou pelo interior do estado, que você percebe que, ou as economias locais se inserem no mundo globalizado com aquilo que melhor temos a oferecer, que no caso brasileiro é o talento humano, ou a gente fica pra trás, só com as migalhas do sistema econômico e financeiro. A ciência, a tecnologia e o conhecimento é uma indústria que o Brasil ainda não expandiu, Pôr turista em ônibus para passear pela Via Costeira é migalha. Esse estado, esse povo, essa região, essa cultura, merecem muito mais.

E com relação às pesquisas, como andam os estudos?
As pesquisas continuam e temos resultados maravilhosos. Temos um cronograma na pesquisa de Parkison e resultados preliminares que confirmam nossos estudos do ano passado, em saguis. Temos de acabar, repetir, ter certeza absoluta.

E quando começam os testes em humanos?
Se for repetido em todos os animais o mesmo resultado que tivemos no começo, e que foi o mesmo obtido em roedores, no início do próximo ano estaremos levando isso para a prática clínica. Seria um processo extremamente rápido, em dois anos de um estudo de roedores passando para o teste clínico e graças à comprovação que foi feita aqui (em Natal).   

E como está a vinda do supercomputador para Natal?
Há problemas de importação de equipamentos de grande porte, mas estamos solucionando os problemas e fazendo o que tem de ser feito, porque aqui leva mais tempo que em qualquer lugar do mundo.

E isso já representa algum atraso no cronograma que haviam montado?
Não, já tínhamos previstos os trâmites burocráticos e agora é só um questão de preencher toda a papelada. É uma máquina enorme, de umas seis toneladas e de vários milhões de dólares. É um computador doado pelo governo suíço que já tem três anos, mas é uma máquina única.

E qual a previsão agora?
Algum momento deste segundo semestre.

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

verasjalles@...12/07/2010 @ 08h10
Como professor, dei aulas em Macaíba para adolescentes que frequentam cursos oferecidos pelo Instituto de Neurociências, e como se nota o desenvolvimento intelectual e moral desses garotos e garotas! Faltava-lhes somente uma oportunidade como essa, trazida pelo cientista Nicolelis e seu maravilhoso grupo. Continue firme em sua luta, sr. Miguel, ela é a nossa esperança de dias melhores, qualidade de vida e paz!
edna71oliveira@...12/07/2010 @ 05h14
SOU SOLIDÁRIA AO CIENTISTA NICOLÉLIS, NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE MAS ACOMPANHO SUA CARREIRA PELA MÍDIA. EU JÁ ESPERAVA ESSA REAÇÃO DOS NOSSOS INCOMPETENTES POLÍTICOS. EDUCAR PARA QUE? ELES QUEREM UMA POPULAÇÃO IGNORANTE E SEM CONHECIMENTO ALGUM PARA QUE POSSAM MANIPULAR COMO FANTOCHES NAS ELEIÇÕES, ASSIM SOBREVIVEM NESSE ESTADO A DÉCADAS. ENQUANTO O RN NÃO SE LIVRAR DESSAS OLIGARQUIAS E DESSES POLÍTICOS COM CARGOS VITALÍCIOS, SITUAÇÃO ESSA PERPETRADA PELOS PRÓPRIOS ELEITORES IGNORANTES, NÃO SERÁ UM ESTADO DESENVOLVIDO, VAI VIVER SEMPRE A SOMBRA DOS OUTROS. NÃO DESISTA DR. NICOLÉLIS NOSSA CRIANÇAS E JOVENS PRECISAM DE PESSOAS COMO O SENHOR. PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO!!!!!!
hlmoraisjr@...12/07/2010 @ 04h55
Eu sou um admirador do trabalho de Miguel Nicolelis e reconhecedor da extrema importância dos estudos desenvolvido pelo IINN na nossa região. Fico muito triste ao saber que a nossa - mesquinha - classe política faz vista grossa para os benefícios provenientes do esforço de profissionais sérios e renomados. Com essas atitudes limitadas, os maiores prejudicados nessa estória - como sempre - é a sociedade. Mas espero sinceramente que pelo menos uma parcela mínima dos nossos representantes locais possam retirar a venda dos olhos e compartilhar minimamente dos paradigmas do Sr. Nicolelis que, sem dúvidas, contribuem bastante para o completo desenvolvimento econômico, social e educacional da nossa região e país.
weged@...12/07/2010 @ 01h44
Tive a oportunidade de conhecer as unidades do instituto, é um projeto magnífico, a primeira coisa que perguntei foi como a prefeitura ainda não tinha colocado calçamento na rua, chega a ser irracional. É um privilégio o estado ter o instituto, mas não está dando a devida atenção que ele merece. O instituto tem reconhecimento a nível mundial. É revoltante esse descaso!!!
escrotinho@...11/07/2010 @ 23h19
Esses são os nossos políticos. Vergonhosa essa situação, beira o ridículo.
ibrahimsilva@...11/07/2010 @ 22h15
Lamentavelmente nossos gestores nao tem cultura suficiente e so pensam em se reeleger enganando o povo cada vez menos letrado. Realmente, a gente quando assiste as entrevistas do professor Nicolelis com a grande midia nacional e internacional, ressaltando e valorizando o trabalho de tal grandeza ficamos orgulhosos como cidadãos natalenses de ver associada nossa cidade a um projeto tão importante e um grande passo para a ciencia. É uma pena -infelizmente o povo precisava se educar mais e entender tudo isso e a importancia para poder cobrar dos nossos políticos tão "idiotas" que exigimos como natalenses maior participação dos nossos orgãos públicos.
j_fortaleza@...11/07/2010 @ 22h21
O Dr. Nicolelis merece o carinho e o eterno agradecimento de todos os potiguares. Infelizmente vivemos num pais em que a educação, fundamental para superarmos os obstáculos que nos impedem de termos o desenvolvimento pleno, é negligenciado. O que dizer então da ciência? Ai você multiplique esta mazela por 100 e teremos esta realidade no RN. Com certeza que um projeto deste nível, tocado por pessoas sérias não terão o apoio da nossa classe política, já que não poderão levar a parte DELE$$$$$ por fora como é de praxe. Portanto, Dr. Nicolelis, desejo-lhe perseverança na sua luta e tenha certeza que se for depender dos nossos governantes esta sua obra nunca será concluída.
roosevelt.milza@...11/07/2010 @ 21h28
Essa entrevista reporta bem a qualidade dos políticos que temos em nosso Estado. Um bando de pessoas sem visão de futuro que não investem em programas sérios que possam trazer benefícios e desenvolvimento para toda uma população. Parece que a idéia e que permaneça a mesmice para que eles não tenham que mudar aquele falso discurso assistencialista e imediatista onde todos sabem os problemas e sabem as soluções más ninguém faz nada e só quem perde sempre é a população. Parabéns a coragem do professor pela perseverança e visão de futuro.
joaomariafonseca@...11/07/2010 @ 19h51
Como Natalense que vivo há 35 anos fora do estado, me decepciono muito com a falta de visão dos políticos locais e de políticas de médio e longo prazo para desenvolver o estado, e o que mais me choca é a iniciativa privada também ser ausente neste caso...é um absurdo! Por esta e por outras...é que o nosso estado não vai pra frente, não progride, as pessoas só sabem reclamar , prometer, e na prática, nada acontece. A visão imediatista é retrograda, o turismo sexual é uma vergonha e a especulação imobiliária é abusiva e ilusória, nada disso pode sustentar um desenvolvimento de um estado que requer projetos mais ousados para alcançar uma economia sólida . A educação é o início, meio e fim para a erradicação da pobreza ! ACORDA RN !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
masp777@...11/07/2010 @ 19h57
Poxa, parabens Nicolelis pela iniciativa. Vamos torcer pra q os nossos politicos façam a parte deles.
sademar.dias@...12/07/2010 @ 07h31
Prof. Nicolelis não peça nada a esses politicos sem futuro do nosso estado e da cidade. Tenho certeza que o sr. não deu um tostão para eles gastarem nas campanhas politicas,por isso é que eles não estão nem ai. São politicos duas caras, na sua frente dão sorriso pelas costas não atendem os seus pequenos pedidos em comparação a grandeza do seu projeto deste Instituto.
ivanna.morenno@...11/07/2010 @ 19h36
É lamentável realmente o descaso do poder público com um assunto tão importante, e q pode revolucionar a ciência neurológica. Recentemente tenho vivido o drama de dormir e acordar preocupada com minha mãe. Ela q recebeu a confirmação de seu médico, de estar apresentando sintomas do Mal de Parkinson. Quase ñ conheço a doença e ñ é fácil olhar para ela e achar q terá limitações num futuro próximo.
marcos_colling@...11/07/2010 @ 17h02
Cada povo tem os políticos que merece! Somos conhecidos em todo Brasil como provincia, somos conhecidos por não termos uma representatividade política séria e comprometida com a região, com o estado, pois os políticos do nosso estado são reconhecidos nacionalmente por terem muita oratória e pouco poder de ação ou reação. Não é de se espantar que um projeto dessa envergadura não receba nenhum apoio ou mesmo atenção de nossa classe política!!
andre_trindad1@...11/07/2010 @ 16h22
governo local prefer investir em Carnatal, novo estádio para a copa, show de padres picaretas e por aí vai... investir em cérebros??? tá doido!! como iriam se eleger???
ivatati5@...11/07/2010 @ 21h33
Que pena... O Dr. Miguel Nocolelis ter tanta vontade, ter tanto empenho, e nossos governantes não entenderem...é mesmo vergonhoso o descaso, a falta de atenção para um projeto tão importante, tão bonito. Ele tem razão quando diz que só mostrar as praias é migalha, realmente é muita pobreza achar que isso é o suficiente. As vezes tenho nojo dessa classe de políticos safados, irresponsáveis, que só pensam no seu bem estar, nas suas contas bancárias, em bens materias, que só se preocupam com as próximas eleições, sempres pensando nas próximas eleições, enfim, que não querem trabalhar.
jmelobiologia@...11/07/2010 @ 16h14
Nossos politicos são ridículos.... sem visão e principalmente aproveitadores de uma população carente de educação e saúde.São sempre os mesmos com uma conversinha bonita..... Mighel Nicolelis! sai daqui o mais rápido possível antes que sua pesquisa seja ridicularizado pelo resto do país!!!!
bibiapardo@...11/07/2010 @ 16h42
Então é fato o que eu já suspeitava... Natal não passa de um sítio iluminado!!!
chicodabomba2@...11/07/2010 @ 14h11
Fantástica essa reportagem, mostra claramente a classe política que temos. Um cientista desta grandeza vim para Natal, divulga o nome da cidade e do estado para o mundo todo e simplesmente é ignorado. Já assistir diversas entrevistas dele em televisão aberta e fechada e é sério o que ele fala, todos ficam interrogando por que Natal? por que não Rio, São Paulo e outro centro maior. Mas não a escolhida foi Natal/RN. Sobre o turismo ele fala com clareza: Ficamos com a migalha do sistema econômico> Mais uma vez é FANTÁSTICA ESSA REPORTAGEM.
carloseufrasio305@...11/07/2010 @ 14h02
O Prof. MIGUEL NICOLELIS, é, sem sombras de dúvidas, a mais importante referência mundial, no cenário das pesquisas científicas. Caso, venha o mesmo, ser condecorado, com a mais importante comenda internacional, o PRÊMIO NOBEL, este, por sua vez, se faz, em respeito a sua dedicação, aos estudos tantos, que o mesmo tem desenvolvido, ao longo dos anos. Cientista renomado, ele, por onde passa, deixa a melhor das impressões. Creio, que a nossa UFRN, tenha, ao longo de sua existência, pouco mais de 50 ANOS, enquanto instituição séria, responsável, voltada para promover o saber, a ciência em toda sua plenitude, tenha feito uma grande parceria, quando, entendeu por bem, assegurar ao nobre cientista, condições tantas, para que os seus experimentos aquí, possam ser realizados, quando da construção e inauguração de um instituto, voltado unicamente, para estudar, desenvolver e até servir de referência para o mundo, através das pesquisas que neste, desenvolve. Infelizmente, o município, como também, o próprio estado, não tenha assegurado ao nobre cientista, as condições merecidas aos estudos. Quanto, a iniciativa por parte dos políticos do nosso estado, segundo o cientista, estes, têem deixado muito a desejar. Talvez, quem sabe, pelo o fato do mesmo, não ter identidade junto à qualquer partido político, esteja ele, queixando-se, da atenção que deveria receber, ter. Segundo ele, o cientista renomado, nem, a iniciativa por parte do gestor público municipal local, demonstrou interesse, em pelo menos, calçar, e asfaltar a rua, onde, nesta, está instalado um dos centros. O que não deixa de ser, uma grande vergonha. Talvez, pelo fato, de, na compreeensão, avaliação dos nossos gestores, esse investimento, na pesquisa, não assegurar os apoios, através dos votos, aos políticos que temos. Será??? ISSO, É UMA VERGOHA!!! Particularmente, tive o prazer, de fotografá-lo, quando de suas vindas, passagens pelo interior da UFRN, como exemplo, quando proferiu o nobre cientista, a Aula Magna, em nossa UFRN, como também, recebeu o mesmo, a mais importante comenda que a instituição UFRN, pode auferir à uma personalidade, como o TÍTULO DOUTOR HONORIS-CAUSIS. Como disse, além de ter feito esses importantes registrros, e estes, fazerem parte do meu acervo fotográfico particular. Ou seja, para muitos, sou conhecido, e tenho a fama, de fotografar celebridades, personalidades, e estes, tendo se destacado nas mais diversas áreas do saber, do esporte, da música, da política, dos movimentos sociais e sindicais, entre outros. Por isso, e tão somente por isso, faço questão de reconher, e enaltecer personalidades como o citado cientista. Afinal de contas ele, através dos seus estudos, pesquisas, vêm, ao longo dos anos, dando uma grande, e importante contribuição ao mundo. Por isso, é ele, a celebridade, personalidade que é. CARLOS EUFRÁSIO - Natal/RN, Servidor Técnico da UFRN; Graduado em Gestão Pública, pela UFRN; Artista-Plástico; Poeta; Fotógrafo Documentarista; ex-Dirigente Sindical, Ativista e Militante Político.
nilberto.galvao@...11/07/2010 @ 14h23
È de doer uma situação dessa. Fico pensando nesses ingnorantea que postulam o cargo de governador e se deparam com uma declaração desse porte. Não tem a menor condição de vislumbrar o que siginifica Natal e o RN se transformar em uma cidade científica. Professor Nicoles perdoem esses indivíduos eles são acéfolos...
emerson_sitel@...11/07/2010 @ 14h43
Excelente entrevista! É um orgulho para o estado ter um Projeto como este em andamento. Um orgulho para o país ter um cientista como Miguel Nicolelis. E uma vergonha para todos nós sermos representados por políticos incapazes de compreender a importância desta oportunidade ímpar para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado.
hugojulio@...11/07/2010 @ 13h03
Fico feliz em saber desse projeto, de saber da competência do nosso cientista Miguel Nicolelis da visão e do empenho em compartilhar o seu conhecimento, porém abestalhado com tamanho descaso do NOSSOS REPRESENTANTES LOCAIS, que há sete anos ou mais já sabiam desse projeto, porque fiquei sabendo agora. A grande maioria destes que já sabiam estão aí pleiteando nova candidatura. Mais uma vez teremos a chance de fazer a escolha pensada e mudar a situação atual de descaso. Abençoa-nos Senhor. Ajuda nossos eleitores.
kamab@...11/07/2010 @ 12h54
COMO NATALENSE ME SINTO ENVERGONHADO DOS POLÍTICOS DO RN. SERÁ QUE ESSES MAIAS E ALVES NÃO CONSEGUEM ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO CIENTISTA CONHECIDO NO MUNDO, E QUE TEM SE DEDICADO AO INSTITUTO COM TANTA DEDICAÇÃO E AMOR PELA CRIANÇAS HOJE ESTUDANDO E ADQUIRINDO CONHECIMENTO NÃO OFERECIDO POR ELES. PARABÉNS AO CIENTISTA MIGUEL NICOLELIS. UM ORGULHO NACIONAL E INTERNACIONAL.
wolfet@...11/07/2010 @ 11h59
Com vocês, os políticos; a "alta" sociedade (que de alta, só para os padrões da cidadezinha provinciana chamada Natal, onde os Potiguares, cabeças de camarão se acham em NY). Vão deixar esse projeto morrer. Prefiria 10000x que este projeto fosse em outra cidade para nos livrar da vergonha de nossa "classe" política. (Como também será para o estádio da copa, aguardem...)
pedrocauchioli@...11/07/2010 @ 11h56
Vergonha!!!!! Ouvir isso de uma pessoa como o Prfessor Nicolelis, é uma vergonha para todo o nosso povo. Se eu fosse alguma autoridade dessa Estado, algum político e afins, teria verginha de botar a minha cara em qualquer lugar onde as pessoas pudessem me ver. Aldeiazinha de caloteiros, metidos, chinfrins, mentalidade de não sei nem o que. Vejam se tem alguma mera rua!, de algum político que não tenha calçamento, asfalto e não tenha segurança. Uma vergonha para todos nós! E o professor ainda foi elegante e educado. Vergonha!!!!!!!
gitocarter@...11/07/2010 @ 11h41
O cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, de 49 anos, Erro na primeira oração da matéria é de lascar. Por que diabos a pessoa que escreveu isso meteu o nome do cientista entre vírgulas?
rkbrasil20@...11/07/2010 @ 18h40
É a prova cabal de como é a classe política do RN. Eles investem milhões para o povo não se educar e assim continuar a mercê desse poder político oligárguico. São projetos como esse que me enchem de esperança de que um dia o povo do RN vai acordar e dar a resposta que esses políticos merecem.
heriberoliver@...11/07/2010 @ 11h26
Lamentável a visão futurista dos políticos do RN. Impossível um estado como o RN não ter a idéia do quanto é importante o Instituto Internacional de Neurociência para a economia regional. Fico muito triste com essa falta de conhecimento limitada dos políticos locais. Mas era previsivel, pois conhecimento não da " voto" o que da voto é comprar a fome do pobre com cesta básica até o periodo de eleição. Depois o pobre continua a ser pobre e a morrer de fome, pelo menos uns 4 anos! E assim o ciclo do vicio politico continua...... Mas há esperança Miguel...e como há...
francineider@...11/07/2010 @ 11h22
Sr. Nicolelis, O caso do senhor me lembra o de Marcel Proust, que sempre teve a admissão recusada na Academia Francesa de Letras - a qual, após a morte do autor, reconheceu que "a Academia era muito pequena para Proust". O Rio Grande do Norte é muito pequeno para um projeto grandioso como o do senhor. O Estado foi governado por oligarquias em TODA sua História. Veja os sobrenomes atuais dos governantes, legisladores e magistrados: uma profusão de Maia, Alves, Rosado, Farias e uns poucos outros. Esse povo não pensa no futuro. Eles sempre se apropriaram do poder em benefício próprio, e continuarão fazendo-o no futuro visível (as novas gerações da oligarquia já estão ocupando seus espaços). Não só eles não precisam se preocupar com o futuro de seus filhos, como, mais que isso, eles podem ver iniciativas como o IINN como ameaças, que aumentarão a autonomia do povo - que eles preferem manter ignorantes, para que não se rebelem. Meus respeitos a seu trabalho.
carlosonofre@...11/07/2010 @ 11h13
É uma tristeza ver que essa iniciativa, que tem tudo para transformar a ciência no Brasil, está sendo prejudicada pela falta de interesse do poder público do Rio Grande do Norte. Asfaltar a rua é só a ponta do iceberg. Como potiguar, me sinto envergonhado em ver que a fé que o Dr. Nicolelis depositou em nossa terra não está tendo todo o retorno que merece. Torço sinceramente para que isso mude.
alexandre.gouveiarn@...11/07/2010 @ 10h49
Sinto-me envergonhado, como cidadão Natalense, desta constatação, desta classe política provinciana, estúpida, limítrofe,que só advoga em benefício próprio. Este fato é um exemplo óbvio destas distorções que ocorrem aqui, temos a faca e o queijo na mão, mas a faca está sendo usada para arrombar cofres públicos enquanto o queijo mofa, é lamentável, vergonhoso, o pior é quando este(a)s caras de pau põe a cara na TV se vangloriando de ter feito coisas que são mera obrigação, como saneamento ou outra benfeitoria necessário. Acorda povo do RN, este(a)s cretinos estão jogando pela latrina uma oportunidade tão ou mais importante de desenvolvimento social que a super-faturada Copa do Mundo, que vai beneficiar as finanças pessoais de meia dúzia de urubus de plantão
sideniro@...11/07/2010 @ 11h37
Como norteriograndense me sinto muitíssimo orgulhoso por essa iniciativa. Como todos nós sabemos, não existe nação desenvolvida sem conhecimento. Nossa região está tendo uma oportunidade única de nos inserirmos nesta comunidade seleta. Concordo que o que está faltando para nossos políticos é um maior conhecimento do projeto sobre os retornos futuros para humanidade. Um grande projeto atrai outros. Tenho certeza que nossos políticos darão o apoio necessário para que o projeto obtenha o sucesso merecido.
fcarlos.lima@...11/07/2010 @ 09h48
Como diz uma antiga canção do Trio Nordestino ("..é triste seu moço é triste a história que eu vou contar..."), as revelações do Professor Nicolelis sobre o descaso das autoridades acerca desse projeto que insere Natal e o RN dentro do sofisticado circuito da ciência e tecnologia de ponta, deixa qualquer um potiguar de origem ou por opção decepcionado com tamanha falta de visão dos entes públicos, o trecho abaixo que destaco de sua entrevista, me faz pedir ao governador Iberê que venha a público se posicionar oficialmente sobre o tema, para que os que depositam nele sua confiança possam ter a segurança que seu governo poderá mudar essa vergonhosa situação, já que os seus adversários são figurinhas carimbadas quanto ao descaso e imcompetência em relação ao tema da entervista. "..Diria que em quase oito anos, que a gente completa em março, com exceção da UFRN e da nova administração e, pontualmente, da administração passada de Macaíba, realmente me sinto decepcionado com o poder público e a classe política local.." Com a palavra o governador Iberê.
nestor_rn@...11/07/2010 @ 09h47
A entrevista deste cientista de valor é um tapa na cara de nós potiguares que elegemos estes incompetentes que na maioria das vezes só pensam no assistencialismo, fisiologismo e garantir a sua teta. VERGONHA! É a política da maquiagem, de emperrur para frente, de fazer alguma coisa a cada 4 anos...
gporpino@...11/07/2010 @ 09h39
Muito boa a entrevista. Comprova a tese de que, em sua maioria, os políticos do RN são movidos por interesses particulares e eleitoreiros. Quase não há projetos a longo prazo nas áreas de ciência, educação e cultura.
elihenrique@...11/07/2010 @ 11h27
infelizmente a nossa classe política por ainda exercerem a política do coronelismo e assistencialismo, tem medo de um povo educado e com poder de decisão.
denisizac@...11/07/2010 @ 03h21
Realmente uma verdadeira vergonha, algo deste porte no qual vem Ministros, Presidente, Ganhadores de premio Nobel, algo que é reconhecido pelo mundo todo, que sai como capa de grandes jornais e revistas como a Scientific American e Estado de São Paulo, um projeto no qual muda a vida de crianças que antes tinha como futuro a miseria, num tem apoio do goveerno local???? é uma vergonha. Sou daqui de Natal, neopolis pra ser mais exato e acompanho o IINN-ELS des do inicio, pensei que o gorverno daqui tanto o passado quanto o atual iam apoiar totalmente, e até hoje quase 8 anos não afasltaram nem a rua?? Governo deveria se sentir envergonhado. Essas coisas que deveriam ter mais enfase e mostra pra essa população como o governo se preocupa com a população, e as eleições estão vindo!
cienciasclimaticas@...11/07/2010 @ 00h51
Realmente é lamentável o descaso que a classe política local - talvez não todos os políticos, mas seguramente a imensa maioria dos políticos potiguares -, demonstra ter pela Ciência em nosso estado. Não foi à toa que no ano passado, em Aula Magna na UFRN, o Prof. Sérgio Rezende, Ministro de Ciência e Tecnologia (CeT), deu uns "puxões de orelha" no sistema de apoio a CeT do RN, particularmente na Diretoria da FAPERN, fundação de apoio à pesquisa do nosso estado. A FAPERN é loteada de cargos políticos, com pontos chaves ocupados por pessoas que não possuem a menor noção do que é investir em CeT, até pelo fato de não terem sido pesquisadores. Na outra ponta, a FAPESP, órgão similar do estado de São Paulo, é tão importante para aquele estado, que um professor deixou o mandado de Reitor da UNICAMP, a Universidade Estadual de Campinas, para ocupar o cargo de Diretor Científico da FAPESP. Certamente, do ponto de vista político, perdemos uma grande oportunidade de avançar mais e melhor em CeT. Afinal, o ministro Sérgio Rezende é do mesmo partido político, o PSB, da ex-governadora Vilma Maia e do atual governador Iberê. No próximo mandato, poderemos ter um ministro que não dê muita importância para o nosso estado, tomando por base as ações - ou melhor, a falta delas - do governo atual. A depender dos governos locais, talvez a melhor saída para o Prof. Nicolelis seja partir para outras paragens, levando o Instituto de Neurociências e seus reconhecidamente competentes pesquisadores. Prof. Francisco Alexandre da Costa Físico, Professor da UFRN Blog: cienciasclimaticas.blogspot.com
msgvieira14@...12/07/2010 @ 12h43
Realmente, mais que um descaso, mais que uma vergonha, chega ser RIDÍCULO para nossos gestores. Como explicar para nossos visitantes internacionais, pessoas ilustres que visitam Natal, apenas para conhecer de perto esse magnífico projeto, que a rua ainda não está calçada porque depende do poder público. Nossos governantes não têm noção da grandiosidade, da importância que tudo isso representa para nossa cidade. EIII! POVO DO PODER trata-se de um CENTRO INTERNACIONAL DE NEUROCIÊNCAS. Será que vai ser sempre assim? É preciso vir investimento financeiro de fora? O instituto C
andrikofelys@...12/07/2010 @ 12h55
Enquanto essa província obsoleta(Rio Grande do Norte) não acordar para a realidade vai continuar sendo a mesma merda que é...já ouvi alguns professores locais dizerem que é um desperdício investir tanto naquela região de Jundiaí(Distrito de Macaíba). Mas, ainda tenho esperanças que as coisas possam evoluir a médio prazo. Com relação à matéria da Tribuna causa certo desâmino mesmo...torçamos te façamos nossa parte para que o nosso Estado não perca tamanha gama de investimentos e benifícios. Não sejamos tão sádicos para desejar que isso aconteça só para virmos aqui reclamar de Político A, B ou C.
robertoagra@...12/07/2010 @ 12h17
Já trabalhei no IINN e afirmo: foi uma das mais enriquecedoras experiências profissionais que tive, pela grandiosidade dos investimenos, pelo seu alcance social, pela exposição do Estado perante o mundo e pela seriedade e resposasbilidade de todos que lá trabalham. Como admirador do trabalho do Dr. Miguel Nicolelis, espero que a sociedade e, principalmente, a classe política de nosso estado consigam enxergar a magnitude deste projeto e dê-lhe a devida atenção que merece. Perder isso seria como regredir da era tecnológica à pedra lascada.
paulo0202@...12/07/2010 @ 11h23
Vamos iniciar uma campanha. Só votaremos em algum político que tiver em seu plano de trabalho algo concreto para apoiar o trabalho do Drº Nicolelis.
juliergui@...12/07/2010 @ 12h53
Sou apenas um estudante de fisioterapia de uma instituição particular aqui de Natal, e ao ler está reportagem, fiquei completamente estarrecido, porque não emocionado, em saber que nossas autoridades, de senadores(a) à vereadores de nossa capital, não tem um mínimo de entendimento, ou melhor, interesse, talvez porque eles querem um povo ignorante, um turismo baseado na prostituição sexual, no consumo de drogas, mas fico aqui pensando, será que eles não tem cérebro?, talvez seja essa desnutrição intelectual por parte dos nossos pseudos representantes, que faça com que a ciência a tecnologia de um modo geral não ter o devido respeito. Fica aqui minha indignação e o meu muito obrigado ao Prof.Dr. e cientista brasileiro, Miguel Nicolelis
pedromeirelles@...12/07/2010 @ 11h01
Quando a classe política potiguar vai acordar para o que realmente importa para a população? De nada adianta emprego, saúde, segurança se não há investimento maciço em EDUCAÇÃO. Eu me sinto ENVERGONHADO por ser potiguar e ter eleito gente dessa espécie.
adriana.l.carvalho@...12/07/2010 @ 10h59
Certamente muitos empresários e investidores sofreram ou sofrem estas decepções, porém o Sr Nicolelis parece ter sido, talvez, um dos mais persistentes, seja pela causa, seja pela cidade, coisa que 99,9% dos governantes daqui, não são. O Rio Grande do Norte sempre sofreu e esteve na mão de poucos grupos políticos, incompetentes e extremamente egoístas e, consequentemente, os empresários que aqui estão, tornaram-se assim também, pois não tem apoio governamental, a não ser que entrem na dança da política junto com eles. E tudo vira propaganda eleitoral. Eu já nem tenho mais palavras para expressar minhas decepções quanto à falta de visão ou de interesse, mesmo, que toma conta do nosso RN; e o pior, é que o povo permanece alienado, não fazendo idéia dos prejuízos e dos atrasos que sofremos. O pouco que Natal cresceu, por exemplo, foi mérito de investimentos, principalmente estrangeiros e o povo continua sem qualificação, acreditando (não sei como) em melhorias... As poucas pessoas qualificadas não são remuneradas devidamente e feliz daquele que consegue sair do nosso círculo vicioso de ser escravo e consumidor; é só o que se sabe, nesta grande "fazenda iluminada". Particularmente fico orgulhosa de tê-lo em nosso estado; e ao mesmo tempo me envergonho por não ser este, um estado acolhedor de iniciativas como a Vossa, iniciativa esta que tanto precisamos...
robertopveras@...12/07/2010 @ 10h37
Sinto-me envergonhado pelo tratamento dado por esta prefeita incompetente e por esse governador oportunista da política do RN, que não se interessam por um projeto dessa magnitude para o nosso Estado trazido pelo renomado cientista Nicolelis.
ibso@...12/07/2010 @ 10h35
Como são podres os nossos poderes, para não dizer outra coisa. Por que nossos governantes, ao invés das propagandas enganosas na mídia não investem num projeto desse porte que só trará conhecimento e educação para um povo carente e ignorante? Senhores (as) políticos (as) vocês serão os únicos responsáveis por uma possível transferência de toda essa estrutura para outro centro, onde as mentes são abertas ao desenvolvimento e não mesquinhas, como as suas. Eis aí o retrato fiel da nossa classe política (profissional e familiar) do nosso pobre Estado. As eleições estão ai.
daniel-eagles@...12/07/2010 @ 09h58
O que nós poderíamos esperar de políticos com pouco conhecimento universal ? Além disso, o que nós poderíamos esperar de uma cidade com pessoas de baixa escolaridade ? A nossa educação básica é extremamente deficitária! Os políticos não podem (não querem) garantir o acesso ao conhecimento, uma vez que, através disso, eles seriam interrogados, cobrados e quando apanhados em corrupção, seria realmente condenados e levados a cumprir a pena! Bom, infelizmente não acredito que ainda evoluimos muito além da época da colonização, do clientelismo, do paternalismo, dos "homens bons", das famílias políticas do nosso estado!
manoel.veras@...12/07/2010 @ 08h49
O cientista Miguel Nicolelis precisa de apoio para projetos desta envergadura. O RN precisa destes projetos. Espero que sua energia não esteja acabando. É dificil.
jadjalbar@...12/07/2010 @ 11h11
O País não merece o povo que tem.
hericanataly@...12/07/2010 @ 11h20
Boa noite ! Gostaria por gentileza dos contatos pessoais do Dr. Miguel Nicolelis...Sou fisioterapeuta e tenho um caso muitíssimo interessante para conversar com ele...Caso tenham os telefones ou e-mails pessoais dele, favor me mandem...É muito importante e interessante o caso. Aguardo contato.
josepvonisrael@...12/07/2010 @ 09h05
Vim de outro pais para Natal há alguns anos e fiquei estarrecido: Como pode um dos lugares geograficamente mais estratégicos do mundo ser tão atrasado? Os anos se passaram e a resposta é só uma: os políticos desta terra são dos piores do Brasil. Raça mesquinha de ladrões enganadores, que sugam a riqueza desta terra e exploram este nobre povo. Basta ver a diferença de desenvolvimento entre a vizinha PB e o RN, percebemos a diferença ao cruzar a fronteira entre os estados... Amigo Nicolelis, meu conselho ao senhor é simples: Vá embora para outro estado antes que seja tarde demais. Vá embora para onde querem seu projeto, onde ele tem condições de prosperar, pois aqui, assim que seu projeto tiver raízes, pode ter certeza que vão querer te roubar também. Quanto mais cedo o senhor aceitar que errou ao escolher o RN, melhor para o senhor e seu projeto. Melhor para o Brasil.
i_zapin@...12/07/2010 @ 16h54
Infelizmente nosso Estado está cada vez mais pobre de cultura, educação e desenvolvimento em geral. Admiro o trabalho do nobre cientista apesar tb de não conhece-lo, pessoalmente, e nós, norteriograndenses, ficamos orgulhosos pelo belíssimo trabalho que tanto enaltece o nosso RN. É uma pena,tanta falta de cultura desses politicos, no mínimo, acham que o ilustre cientista é quem deve ajudá-los em campanhas políticas. Prevalece a antiga máxima: "Os nossos políticos só pensam nas próximas eleições, enquanto os grandes estadistas pensam nas próximas gerações".Mas, será que eles não iriam querer aparecer na foto com o senhor, caso venha a ganhar o premio nobel?
amauri_helder@...12/07/2010 @ 15h11
Deveria levar esse instituto para cidades bem do interior, como Santa Cruz, por exemplo - ao invés de fincä-lo na megalöpole potiguar. Ele deveria também articular o projeto dele com ex-acadêmicos, tipo "primeiro emprego", concedendo-lhes a oportunidade da aquisiçäo da experiência, täo exigidas no mercado laboral . . .
susanemsg@...12/07/2010 @ 16h19
Muito nobre o trabalho do Sr. Nicolelis, grande orgulho para o nosso estado, mas ao mesmo tempo uma vergonha ver tamanho projeto de importância mundial ser tratado dessa forma pela classe política do RN, chega a ser imoral, na verdade o que não falta é adjetivos para classificar os políticos daqui. Mas esperemos que para próximas eleições isso mude e que a perseverança do Sr. Nicodelis não se vá com ela. Parabéns pelo trabalho.
aline18278@...12/07/2010 @ 14h16
É impressionante a forma como os políticos agem em frente a um projeto como esse! O Prof. MIGUEL NICOLELIS é sem dúvidas um grande nome no cenário de neurociências, e o melhor de tudo, esta no RN isso é demais, só o fato de ser aqui no RN já deveria ter o reconhecimento, já que infelizmente nosso estado sofre com discriminações e o fato de não dar o devido valor ao IINN,isso é mais um motivo para que haja comentários sobre o RN. Mesmo assim espero que o IINN continue e que possam conseguir parcerias que venham a fazer a diferença.
srconfessor@...12/07/2010 @ 14h50
É lamentável a visão dos nossos políticos, pois um projeto dessa magnitude deveria receber todo apoio dos nossos governantes. Parabéns para esse senhor, Miguel Nicolelis,pela sua vontade e dedicação. A população potiguar agradece e para os nossos políticos eu diria: ainda há tempo para ajudar, vamos pelo menos asfaltar a rua onde se localiza a sede do Instituto. Isso é uma vergonha.
aamedeiros@...12/07/2010 @ 17h29
Calçamento de uma rua para um projeto grandioso e não dão a mínima! Mas, ciência, cientista, Phd, Prêmio Nobel, não fazem circo. Se o ilustre e nobilíssimo cientista tivesse implantado uma sede de banda baiana e a rua fosse para carnatal, há, estaria pronta em uma semana. Os polítcos querem o circo para anestesiar a massa e esta ficar ao seu dispor a cada quatro anos.
brancobrandao@...12/07/2010 @ 18h40
E EU COITADO MILHARES DE PESSOAS , ESPERANDO CÉLULAS TRONCO ETC.. SENTADO NUMA CADEIRA DE RODAS, COM TODOS SEUS PROBLEMAS QUE PROVOCAM, ME RESTA ESPERAR UM CONVITE DE UM GRUPO TERRORISTA PARA FAZER PARTE.... TODOS CANSAMOS UM DIA DE TANTO SOFRIMENTO. MAS ESSES GOVERNANTES QUE NÃO ADJETIVAREI, POIS NÃO PUBLICARÃO , MERECEM TODO DESPREZO POSSIVEL. NOBRE CIENTISTA , CONTINUE COM SEU OBJETIVO, MILHARES DE PESSOAS DOENTES , TORCEM PELO SEU SUCESSO E PELA CURA DE SEUS PROBLEMAS DE SAÚDE. HOMERO
almirsantiago@...12/07/2010 @ 18h14
Realmente falta visão aos governates do RN. Não se pode negligenciar um projeto dessa magnitude. Diversos estados gostariam de estar no lugar do RN, porém essa miopia que impera em nosso meio político está fazendo com que não avancemos. A resposta tem que ser dada nas urnas. Precisamos de mais ação e menos propagando na TV, que por sinal é muito cara e isso eles não levam em consideração.
gtfranca@...12/07/2010 @ 19h02
Ao ler essa matéria só me deu uma profunda decepção com nossos governantes e uma tristeza enorme no coração. Boa sorte ao grande cientista.
lufrajr@...13/07/2010 @ 01h22
Essa reportagem consegue depertar na gente dois sentimentos antagônicos: ORGULHO de ter um brasileiro como Miguel Nicolelis, um homem não só inteligente, como corajoso e inovador. E ao mesmo tempo: VERGONHA de nós brasileiros e natalenses por não termos a capacidade de cobrar do poder público a atenção devida a um projeto tão bonito e importante como esse. Somos capazes de brigar por ABC e América, mas ignoramos projetos como esses que podem causar verdadeiras revoluções sociais em nosso tão carente Estado. Precisamos refletir!!!
thaty_bio@...13/07/2010 @ 00h19
Sinto vergonha. Resume-se a isso: VERGONHA. Espero q as prefeitas de Macaíba e Natal tenham a oportunidade de ler esta reportagem e perceber a situação vexatória em que se colocaram.
a2770356@...12/07/2010 @ 21h53
Contiuem votando em oligarquias (Maia, Faria, Rosado, Alves) e os puxa sacos deles que vocês irão vê aonde o RN irá chegar. Continuem trocando milheiro de tijolo, uma chapa de dente, uma cesta básica por voto que vocês verão o futuro desse país. E você que diz que é uma vergonha os políticos desse país, vergonha tenha de você que votou neles e provavelmente não se lembra em quem votou nem acompanha a trajetória do político votado.
asoares632@...12/07/2010 @ 21h06
Vergonha nossos políticos.Sempre foi... em todas as gerações MARIZ, ALVES ,MAIA...todos iguais.Muda só o CPF. Um trabalho fantástico como o do prof. Nicolelis...Passando por essas dificuldades... Ñ se admite! absurdo.governador, prefeita se orientem. O RN pede socorro.
brasilcidadao@...12/07/2010 @ 21h04
E que venha a copa de 2014!!! É ela quem elege, não o instituto. Negócios são negócios, para os políticos talvez esse não seja o melhor negócio para a carreira deles. Parabéns a nós todos pela vinda da copa para cá!!! Beira a irracionalidade!
Zelma_vs@...12/07/2010 @ 19h32
Infelizmente o instituto, não deveria está passando por isso, apesar da minha área ser tecnologica admiro muito Miguel Nicolelis, sem dúvida nenhuma é um dos maiores ciêntista das ultimas décadas, infelizmente não há o apoio que ele deveria ter, pois o estado só tem a ganhar com o institudo de neuro, mais as coisas são assim mesmoa realidade é treste. Desde de já parabéns pelo trabalho e pelo bom ciêntista que ele é.
danix_sena@...12/07/2010 @ 21h31
é uma província msm !Que Deus tenha piedade o RN e de Natal pq os seus politicos não tem! Acordaaaaaaaa Povo! Outubro tá bem aí!
lupessoa2000@...12/07/2010 @ 21h04
Venho acompanhando o brilhante trabalho do Dr.Nicolelis a algum tempo, seja através da mídia escrita ou televisiva, e já tive a oportunidade de encontrá-lo e agradecê-lo por ter escolhido do Estado do RN, tão carente de investimentos, para aqui implantar este projeto tão grandioso. Fiquei estarrecida com o descaso do poder público para com ele...acho que o governo não tem a menor noção de sua importância. Como dito acima, se este projeto fosse implantado em outro Estado, talvez estaria melhor dimensionado.
psouto@...12/07/2010 @ 21h21
"È uma vergonha" que o poder público local ainda não tenha assimilado o espírito deste magnífico projeto, conheci sua filosofia em uma reunião realizada na FARN há alguns anos e fiquei encantado. Acorda gente, o projeto é sério e o Dr. Nicolelis também. Mesmo assim, vá em frente Doutor, tenho certeza que as pessoas de bem do rio Grande do Norte não comungam com essa mesquinharia revelada. Um forte abraço e conte conosco.
verardis74@...13/07/2010 @ 06h16
De maneira bastante simplista mas, infelizmente, acertada, ouso dizer que a falta de visão dos políticos locais deve-se entre outros factores, ao facto de serem uma linhagem de déspotas que remontam aos tempos das capitanias hereditárias. São pessoas em sua grande maioria de insuficiente capacidade profissional em qualquer área de actuação, que enxergam o papel de um político como o de um mero demagogo, perpetuando-se no poder através de seu pedigree e nunca de sua competência. Por outro lado, a classe empresarial local, é altamente imediatista em sua visão de "retorno de investimentos". As classes mais favorecidas (simplesmente no sentido que tiveram accesso à educação privada de melhor qualidade) são o mais evidente reflexo de que um diploma muitas vezes é só um 'canudo' de papel. Demasiado ocupadas em manter seu Status Quo (e em Natal, aparência é tudo!), são subservientes (ao estrangeiro), provincianas e também imediatistas. Isto explica, por exemplo, porque no estado se exporta tanta matéria prima e bens primários em estado bruto. Como se permitiu, por exemplo, que um dos maiores productores nacionais de petróleo em terra (o RN), perdesse para um estado não produtor de petróleo (PE) a possibilidade de implatação de usinas de processamento e refinarias dessa matéria-prima, junto ao Governo federal. Falta de visão e capacidade política locais. A política extrema de segregação social existente no Brasil, e o esforço por mantê-la comoc tal, está na origem da maioria dos problemas nacionais é em Natal exacerbada. O estado de bem-estar da classe dominante é garantido por sistemas de CCTV e cercas electrificadas. Uma espécie de tiro no pé diário sem perspectiva de melhora. São muitos os factores, mas a esperança (curiosamente) de mudanças segue viva. Desejo-lhes Sorte, perseverança e êxitos.
verardis74@...13/07/2010 @ 06h19
De maneira bastante simplista mas, infelizmente, acertada, ouso dizer que a falta de visão dos políticos locais deve-se entre outros factores, ao facto de serem uma linhagem de déspotas que remontam aos tempos das capitanias hereditárias. São pessoas em sua grande maioria de insuficiente capacidade profissional em qualquer área de actuação, que enxergam o papel de um político como o de um mero demagogo, perpetuando-se no poder através de seu pedigree e nunca de sua competência. Por outro lado, a classe empresarial local, é altamente imediatista em sua visão de "retorno de investimentos". As classes mais favorecidas (simplesmente no sentido que tiveram accesso à educação privada de melhor qualidade) são o mais evidente reflexo de que um diploma muitas vezes é só um 'canudo' de papel. Demasiado ocupadas em manter seu Status Quo (e em Natal, aparência é tudo!), são subservientes (ao estrangeiro), provincianas e também imediatistas. Isto explica, por exemplo, porque no estado se exporta tanta matéria prima e bens primários em estado bruto. Como se permitiu, por exemplo, que um dos maiores productores nacionais de petróleo em terra (o RN), perdesse para um estado não produtor de petróleo (PE) a possibilidade de implantação de usinas de processamento e refinarias dessa matéria-prima, junto ao Governo federal. Falta de visão e capacidade política locais. A política extrema de segregação social existente no Brasil, e o esforço por mantê-la como tal, está na origem da maioria dos problemas nacionais e é em Natal exacerbada. O estado de bem-estar da classe dominante é garantido por sistemas de CCTV e cercas electrificadas. Uma espécie de tiro no pé diário sem perspectiva de melhora. São muitos os factores, mas a esperança (curiosamente) de mudanças segue viva. Desejo-lhes Sorte, perseverança e êxitos.
nitinha-dinarte@...13/07/2010 @ 10h18
Dr. Nicolélis, por favor, desista do RN e vá cantar em outra freguesia. Esse povinho safado daqui só merece o que já tem: borboletas, araras, bacuraus e bicudinhos. Ciência se faz para quem tem educação e cérebro. Infelizmente, não é a nossa vocação. Pense num povinho bunda!!!.
fsouzax@...13/07/2010 @ 08h50
É vergonhoso e revoltante que aqueles que foram eleitos para "representantes" do povo exerçam essa representação de maneira tão vil. No entanto e, infelizmente, pelo que se conhece dessa classe de políticos potiguares, tudo isso já era esperado. Seria exigir demais das mentes políticas locais que entendessem a importância da pesquisa e da ciência para o futuro de uma nação. A principal preocupação dos nossos medíocres "administrados" públicos é a próxima eleição e o quanto ganharão com isso. Cargo eletivo deixou de ser uma função "pública" pra se tornar a "profissão" dos imcompetentes e desocupados de boa lábia, na maioria dos casos. Isso é uma tristeza e uma vergonha. Resolver os problemas de uma cidade é, para eles, perder moeda de barganha no futuro. Há que se ter sempre problemas básicos e pessoas famintas de tudo para tê-los nas mãos e, por consequência, seus míseros votos comprados. Ensinar o povo a pensar é algo inimaginável, uma vez que estariam decretando o fim dos políticos medíocres e incompetentes e secando a teta que os alimenta. Isso tudo é vergonhoso! Desejo todo o sucesso do mundo ao Dr. Nicolelis e que, mesmo com tantos obstáculos, consiga atingir o seu objetivo. Que o projeto cresça e que, com o seu sucesso, atraia outras iniciativas semelhantes. Que resulte tudo isso numa geração mais consciente capaz de cortar o mal do nosso Estado pela raiz. Parabéns Dr. Nicolelis.
lcanabarro.cnrf@...13/07/2010 @ 08h52
INTERESSANTE
baseconsultoriabrasil@...13/07/2010 @ 08h01
Acho que o solicitado e muito pouco comparado com grandiosidade deste projeto. Acredito que o próximo Prefeito ou Governador ira asfaltar esta rua, se tiver cerebro!
apcardoso606@...13/07/2010 @ 09h10
Eu entendo o que o Sr quer dizer, pois sinto exatamente isto. O Governo local não tem o mínimo interesse em educar o povo do RN, pois a famílias que regem o estado não querem perder o poder e assim não deixam que o estado se desenvolva. Tudo vai pra trás neste Estado. É muita frustração. Mas não desista pois somente com estes projetos que e a cultura local terá alguma chance de sair desta pobreza cultural e educacional.
alexlouco@...13/07/2010 @ 11h09
Além da falta de visão, o desinteresse com os políticos daqui é o fato de que eles não poderão colocar a mão, pelo menos diretamente, nos recursos que serão investidos já que não há intermédio de secretarias comandadas por capachos corruptos sem a menor consideração com a população.
ingridgazevedo@...13/07/2010 @ 11h14
Eu sou fa deste homem! Acompanho td sua trajetoria e posso dizer que fico muito triste com o que vejo no Brasil, esse descaso com a Ciencia. Acredito, assim como ele, que um pais so cresce com Ciencia, com estudo. Nos discursos de Nicolelis, eles sempre enaltece o Brasil como um pais em ascensao, entao eh realemte decepcionante tb, pra nos, brasileiros que acreditamos no Brasil, situacoes como esta, em que um cara deste porte parece estar decrescendo nas esperancas... Pra frente, Brasil, CORAGEM PARA MUDAR!!!
srodr4@...13/07/2010 @ 15h35
Sou natalense, cientista, tenho trabalhado nos EUA como pesquisador nos ultimos 2 anos, e sempre me faco a seguinte pergunta (pergunta essa que garanto ser a mesma de varios pesquisadores brasileiros que estao trabalhando nesse momento no exterior): "Sera que vale a pena voltar para o meu pais com o intuito de transmitir o conhecimento adquirido por mim nesses varios anos de pesquisa no desenvolvimento tecnologico e cientifico brasileiro?" Enquanto cientistas como o Dr. Nicolelis teimam em dizer que "SIM, voltem, voces sao necessarios..." com iniciativas como o IINN, os politicos locais dizem "NAO, fiquem por ai mesmo, estamos satisfeitos com o que temos." Isso eh uma pena. Depende da populacao do RN mudar essa situacao, sendo a imprensa peca chave para essa mudanca!
thiagofmp7@...13/07/2010 @ 22h09
Me sinto absolutamente ENVERGONHADO pelos políticos do nossos Estado. Uma vergonha sem fim.. Divulguem esta notícia no twitter, facebook, orkut.. isso tem que virar pauta política, alguém tem que tomar a frente e dar TOTAL apoio ao sr. Nicolelis!!
wanybr@...13/07/2010 @ 19h38
O RN foi presenteado ao ser escolhido pelo cientista Miguel Nicolelis para implantar um projeto dessa magnitude. Falando em apoio financeiro dos governos municipal e estadual a este projeto, se isto um dia acontecer, os referidos governos explorarão ao máximo, em propagandas, mostrando que Fulano ou Sicrano investe nisso. Porém a motivação será mais de autopromover do que de desenvolver o nosso estado e educar nossa população.
lauro.nascimento@...13/07/2010 @ 17h59
Políticos, acordem! O Rio Grande do Norte não pode perder uma oportunidade destas.
j_fortaleza@...13/07/2010 @ 15h45
Volto a comentar esta entrevista pq até agora não se viu nenhuma repercussão dela junto à classe política do estado. Este mesmo governo que está tentando a reeleição não mandou nenhum "sub do sub do sub secretário" dar alguma declaração demagógica a respeito. Isso pq eles acreditam que este instituto não comove o povão. Claro, o povo ignorante não tem sequer o conhecimento do que esta obra poderá significar às suas miseráveis vidas.
tonhao_natal@...13/07/2010 @ 12h52
Parabéns ao Professor Nicolelis, que ser humano fantástico. Fico envergonhado pelo baixo nível dos políticos potiguares no geral, e, como natalense, aproveito essa oportunidade para pedir desculpas ao Dr. Nicolelis pela baixaria promovida pelo poder público potiguar.
alexjcq@...14/07/2010 @ 12h10
Infelizmente ja comeco a ouvir gente (de dentro da academia) dizendo coisas do tipo: "Ta vendo, quem mandou ir para la?". Essa transformacao cientifica nunca se dara, sem uma transformacao cultural. A escola tem uma papel fundamental nesse processo. Espero q sua decepcao se transforme em mais vontade de fazer e nao em desistencia. O q os brasileiros menos precisam nesse momento e de pessoas com excelentes ideias desistindo no meio do caminho... pq os corruptos, bandidos e afins nao desistem nunca!! Coragem e persistencia.
brasilvas@...15/07/2010 @ 08h46
Mr. Nicolelis, congratulations for your excellent job! You have to understand that in this country everything turns around connections. As you are not a politician, forget the mayor or governor, you can get the paved road faster if you talk to the minister of education. Good luck!
gustavo.kcnos_26@...15/07/2010 @ 08h52
Dizer que o problema dos politicos de Natal eh de falta de visao, eh esquivar-se drasticamente da raiz do problema. A falta de visao, a demagogia, a postura retrograda nada mais sao do que fruto da ignorancia. Eh uma turma de mal instruidos que pensa estar se dirigindo apenas a outros tantos mal instruidos e que por razoes obvias (os primeiros) nao conseguem elevar o raciocinio para algo que ultrapasse esta ideia. Lamentavel, vergonhoso e uma pena que ver que o senhor Nicolelis acabou se defrontado com essa realidade. Da um noh no peito ver uma autoridade cientifica de tamanha importancia lastimar-se da forma que o fez, pelo quadro que hj enfrenta. VERGONHOSO.
nassimjd@...15/07/2010 @ 11h01
Os atos dos políticos refletem o que tem no coração "ou mente" dos cidadãos. Cada um quer enganar, burlar, ganhar, aproveitar, .... do outro. Na hora que ele se torna político, continua fazendo o mesmo só numa magnitude maior. para mudar os políticos precisaremos mudar o povo, eu e você, quem está preparada???????
rachelzinha@...15/07/2010 @ 13h06
Cada povo tem o(s) governo(s) que merece.
nedjasf@...15/07/2010 @ 14h32
Espero que o Prof. Miguel Nicolelis não nos deixe, pois com essa inoperância dos poderes estadual e municipal que pensam apenas nas eleições e não tem a mínima preocupação com a educação, fato esse demonstrado pelo ideb, que vale salientar apenas mede a capacidade dos alunos em relação ao Português e Matemática. Imagine se um dia o IDEB começar a medir a capacidade dos alunos em relação às ciências... Ai o bicho vai pegar, considerando que a maioria das escolas do município e do estado não possuem ao menos um laboratório de ciência equipados com a possibilidade dos alunos fazerem a sua iniciação nas ciências. Obrigada Prof. Nicolelis pela persistência e não nos deixe.
sergioivana@...15/07/2010 @ 20h21
Antes de qualquer comentario, gostaria de felicitar a este grande Cientistas Srº. Nicolelis, ja acompanhei varias entrevistas en Revista e tvs de grande nome internacionais que é um grande orgulho ver um Brasileiro com um nome e un talento tao grande com um projeto tao maravilhoso como esse, é um presente para o RN. Tenho meu pai com parkison e sou uma pesquisadora do assunto que tanto me interessa ver novedades sobre avanços na area de neurociencia..... PARABENS POR ESSA FORÇA DE VONTADE DE LUTAR PARA O BENEFICIO DE PESSOAS QUE TANTO PRECISAN TER UMA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE, EU IMAGINO QUE É UMA LUTA MUITO DIFICIL REALMENTE E QUE MERECE O MAIOR ELOGIO PQ REALMENTE O PODER PUBLICO E POLITICO DO RIO GRANDE DO NORTE É DE PENA PENA PENA, PORQUE ELES APENAS ESTAO INTERESSADOS EN SABER QUEM VAI FAZER PARTE DA CHAPA POLITICA DAS PRÓXIMAS ELEIÇOES E COM QUANTO EU VOU ME BENEFICIAR.... PQ SEI Q O ESTADO TEM CAPACIDADE DE MUITO MUITO MAIS , O PROBLEMA É QUE ELES SÓ ENCONTRAM O CAMINHO NO TURISMO QUE ELES QUEREM FAZER ( E UM TURISMO PRECARIO) PQ É APENAS O QUE INTERREÇA TBEM... GENTE DO RIO GRANDE DO NORTE ACORDEM!!!!!! LUTEM PELOS BENEFICIOS EN COMUN DE VCS MESMO!!!! SEJAM EXIGENTE, O TEMPO DO INDIOS JA PASSOU A CULTURA É HOJE GLOBALIZADA E PODEMOS CONSEGUIR MUITO..... BOA SORTE A TODOS..
carlohbt@...18/07/2010 @ 11h42
OS POLÍTICOS DESTE ESTADO NÃO SE IMPORTAM (APENAS FINGEM, NA SUA RETÓRICA PROSAICA DE PALANQUE) COM A EDUCAÇÃO DO POVO. PERCEBAM: TODOS OS CACIQUES LOCAIS CUIDAM GRADATIVAMENTE DE ALÇAR A PROLE QUE GERA AO PODER A PARTIR DE UM DADO MOMENTO. PENSE NUM POLÍTICO. AGORA, PERCEBA QUANTOS PARENTES ESSA FIGURA JÁ GUINDOU PARA DENTRO DO SISTEMA. VÁ PELO SOBRENOME QUE FICA BEM FÁCIL. MESMO OS MAIS RECENTES NA TENEBROSA ESTRUTURA POLÍTICA DO RN JÁ ADERIRAM AO MODELO NEFASTO INSTALADO. ESSAS FAMÍLIAS, QUE INFELIZMENTE JÁ FIZERAM ESCOLA (OS NOVOS POLÍTICOS PASSARAM A SEGUI-LOS, PORTANTO, PRATICAMENTE NÃO HÁ RENOVAÇÃO) ESTÃO SE PERPETUANDO NO SISTEMA DE ENRIQUECIMENTO QUE PLANEJARAM, CUJA FONTE DE FINANCIAMENTO SÃO OS COFRES PÚBLICOS, SEJA PELA OCUPAÇÃO FISIOLÓGICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SEJA PELA OBTENÇÃO DE VANTAGENS POR VIA DE FINANCIAMENTOS PUBLICOS A ELES FRANQUEADOS, E COM OS QUAIS AMPLIAM EXPURIAMENTE SEU PATRIMÔNIO. PORTANTO, OS ÚNICOS FILHOS E NETOS (DE QUEM FALA O DR. NICOLELIS) QUE IMPORTAM SÃO OS DESSES PARASITAS POMPOSOS PSEUDO-REFINADOS, MENDIGOS, PEDINTES, BAJULADORES DE VOTOS (INCLUA-SE QUEM DELES SE BENEFICIA), CRIADORES DE MUNDOS VIRTUAIS, DE FALSAS ESTATÍSTICAS FACILMENTE DESCONSTITUIDAS PELA REALIDADE CIRCUNDANTE, MAS QUE, MANIPULADAS, SE PRESTAM A ILUSTRAR FORMULÁRIOS DESTINADOS, TÃO SOMENTE, À FALACIOSA BURLA ESCRITA, PORÉM NÃO COMPROVÁVEL NO PLANO FÁTICO DE QUEM VIVE O DIA A DIA. ELES ESTÃO PROTEGIDOS PELA LEGISLAÇÃO QUE CONCEBEM EM PROVEITO PRÓPRIO (COMO DE RESTO, TUDO O MAIS), E PELOS SEGURANÇAS, PAGOS COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. E NÓS? A CADA DIA MAIS ENCURRALADOS PELA MARGINÁLIA QUE VICEJA DEVIDO À DESASSISTÊNCIA, À FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ANCORADAS NO DESENVOLVIMENTO, E NÃO NO ASSISTENCIALISMO INIBIDOR DO TRABALHO. NOVOS VALORES (NÃO BASTAM NOVOS NOMES) PRECISAM ECLODIR PARA TENTAR COMBATER ESSA PATOTA. MAS, QUEM SE HABILITARIA A CONTRARIAR TÃO INFLUENTES INTERESSES? PRECISAMOS PASSAR A PENSAR QUE AS MUDANÇAS DIFICILMENTE OCORRERÃO SEM NOSSA DIRETA INTERVENÇÃO. ISSO SIGNIFICA SE POR À DISPOSIÇÃO. SÓ MUDAR O VOTO PODE NÃO SER BASTANTE SE O NOVO ELEITO TAMBÉM VEM CRAVEJADO DOS MESMOS VÍCIOS DO SEU ANTECESSOR. QUE TAL NÓS MESMOS, REBENTOS DA IRRESIGNAÇÃO, CONSIDERARMOS EXECUTAR A TAREFA EM VEZ DE ESPERARMOS QUE ALGUÉM O FAÇA POR NÓS?
jsousax@...18/07/2010 @ 01h09
Minha gente não podemos cometer um crime chamando esses politiqueiros de políticos não! Nunca antes na história desse país a corrupção foi tão bem aceita. Se não fosse a lei popular FICHA LIMPA (que eles/elas ainda fizerem abrandamento) a situação taria pior. Conheço parte da História do Professor Nicolelis e ele tá coreto em divulgar a falta de investimento e parcerias nesse importante projeto implantado no RN. Desses politiqueiros que estão por aí não podemos nem devemos esperar nada! Esses caras de paus não querem a população independente não! Querem é a miséria constante para o povo tá sempre precisando deles. E eles/elas são tão covardes que utilizam o próprio dinheiro do povo para explorar o povo. O curral eleitoral passa de pai pra filho desde o Brasil colônia. As capitanias hereditárias ainda perduram no país até hoje. Se não desse dinheiro fácil nehum deles queriam! Estamos num ano de vadiagem partidária com o dinheiro público. Em quem nós vamos votar?! Temos em quem votar?! Acompanhei uma reportagem no programa "Ação" de uma emissora de televisão de canal aberto sobre o projeto do professor Nicolelis. Percebe-se o trabalho sério e importante que atinge todas as classes sociais e nós vemos a satisfação no rosto dos partiicipantes nesse projeto.
maxsocial@...17/07/2010 @ 16h25
Tem horas em que eu me envergonho de ser potiguar. O estado está dominado por políticos de baixíssima qualidade. Simplesmente lamentável uma cidade tão bonita como Natal ter os políticos que tem.
serginaldomarques@...17/07/2010 @ 10h11
Muito esclarcedora a entrevista de Nicolelis, pois podemos ver o grau de preocupação com a educação e com o futuro do nosso povo, que tem a maioria dos políticos potiguares. Realmente será um absurdo, um despautério, instalar um curtume vizinho a uma unidade científica, algo até difícil de acreditar. Já que não dão a merecida atenção, não atrapalhem. Parabéns ao cientista.
bombado_rn@...16/07/2010 @ 18h36
Queria dizer que é lamentavél uma cidade que cresce como Natal ter uma noticia tão lamentavel por causa de politicos que pensam neles mesmos e não na educação ainda mais um projeto unico como esse que Miguel Nicolelis está fazendo. A sociedade nao pode ficar calada com tanta falta de assistencia de uma corja de politicos corruptos que lamentavelmente estão no poder porque tem uma carinha de borboleta ou porque conseguiram arrancar votos de pessoas que necessitam de dinheiro e que são compradas. espero que esta noticia tenham uma repercussão grande para que todos vejam o quanto de coisas boas estão sendo feitas mas que esses politicos não medem esforços para que seja feito mais ainda. parabéns miguel pelo seu excelente trabalho e ainda bem que ainda exitam pessoas que estão apoiando um trabalho magnifico como esse.
janainaliraufrn@...22/07/2010 @ 13h24
Deixo aqui o registro de minha indignação e repudio ao descaso sofrido pelo Profº Nicolelis e o meu apelo a este para que não desista de estabelecer suas experiências em nosso Estado que muito aprecia seu trabalho e conta com ele para avançar, apesar da pouca vergonha vista no meio político. Parabéns Professor, contamos com o Sr. e sua equipe para fazer uma revolução não só na ciência e tecnologia mas, sobretudo, na mentalidade pequena de pessoas medíocres e sem visão que, infelizmente, estão a frente do nosso Estado.
medeirosk36@...22/07/2010 @ 11h16
Quando leio uma reportagem como esta, perco toda a minha crença na humanidade. Êta cambada de politicos imcompetentes!!!! Como fica esta situação????
almyram@...31/07/2010 @ 10h18
bom dia,gostaria urgetemente entrar em contato com doutor Nicolelis!! Sou uma mãe desesperada~não sei mais a quem preocurar,eu tenho uma filha de 14 anos ha 13 anos ela sofre de um tipo de eplepsia que nenhum medico consegue controlar.ja fizeram varios exames e nenhum medeicamento consegue deixa la controlada.Por isso peço que se puder me ajudar ficarei muito grata,eu vi um programa de tv em que o Doutor disse que existe uma forma de tratamento sem uso de medicação,o mesmo tratamento que ele esta experimentando em mal de parquison,peço em desespero que se puder me ajudar realizara o sonho de uma mãe que ja não sabe mais o q fazer.
zanoni.saraiva@...12/08/2010 @ 13h24
É isso mesmo Sr. Nicolelis, nós que vivemos nesse Estado e trabalhamos com educação e tecnologia praticamente desistimos de parcerias que envolvam governo estadual e prefeitura , exatamente pelo desinteresse, pelo imediatismo , falta de visão e pela cultura política coronelista que visa apenas a próxima eleição e a colocação de cabos eleitorais como gertores. Estes por sua vez de nada entendem.
silvinogustavo@...17/08/2010 @ 09h13
A primeira vez que eu vi o Nicolelis foi na Galileu. Eu senti orgulho de ser natalense. E, apesar do desânimo que essa política de capim me causa, eu continuo acreditando no seu projeto, Miguel Nicolelis. Tenho apenas 18 anos, mas pretendo ajudar-lhe como for preciso pra que o IINN tenha o reconhecimento merecido na nossa sociedade.
liegeam@...02/02/2011 @ 17h06
O Instituto só atende crianças e jovens carentes, como nenhum fihinho da elite natalense está sob a custódia do brilhante cientista que corajosamente se dedica aos que não tem vez nem voz nessa sociedade então fica fácil compreender o descaso com pessoas, projetos e missões de vida que tem a característica de transformar o mundo mesmno que seja em pequenas porções.
angell_rn@...14/05/2011 @ 17h40
MARIA CLARA TEM 3 ANOS E ESSA DOENÇA DESSE OS 4 MESES, E NENHUM MEDICAMENTO CONTROLA, ELA TEM CRISES TODOS OS DIAS E VARIAS VEZES AO DIA. QUERIA SABER SE PODERIA SER ESTUDADO ESSE CASO, ELA PRECISA DE MUITA AJUDA. IMPLORAMOS. 3274-0647 / 9461-2468
acgnovaes@...02/11/2011 @ 12h42
Tenho naa família um caso de Parkinson. Gostaria de saber de tratamento e/ou cura da moléstia. Como fazer contato com Miguel Nicolelis?
hdilcosta@...26/12/2011 @ 19h06
o querido povo de rn,os alunos e pais de alunos deveriam se manifestarem + e perceberem a grandeza que é esse projeto.torço p.vcs.e pelo brasil. orgulho total.
Tribuna do Norte