sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Militares da FAB fazem treinamento

- Publicidade -

A área do antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, está  sob o controle da Força Aérea Brasileira (FAB). Desde o último 31 de julho, houve a reversão contratual das instalações do terminal de passageiros, da Infraero para o Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, dia 4 de agosto, foi publicada a mudança na portaria 168, no Diário Oficial da União, que atribuia à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária  (Infraero) a exploração do Aeroporto – permitida desde 1980.
Militares da FAB circulam em frente ao portão de entrada do antigo terminal para dar segurança
Neste momento, ocorre o processo de transferência operacional, no qual os militares da FAB adquirem, diretamente da Infraero, capacitação técnica para operar os equipamentos e recursos disponíveis. “A partir da finalização deste processo, as instalações poderão ser plenamente utilizadas para a finalidade já mencionada, não sendo necessária nenhuma reforma imediata. Atualmente, alguns setores da BANT realizam a ocupação de parte das instalações, provendo sua manutenção e limpeza”, informou a Comaer, através da assessoria de imprensa, por e-mail.

O Augusto Severo tem estrutura que ocupa um espaço de 13,2 mil m², está desativado desde o final de maio deste ano, após a entrada em operação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. No local, a FAB vai instalar um Centro de Treinamento Operacional (CTO) para preparar pilotos.

As instalações serão utilizadas em prol de atividades operacionais das aviações de transporte, patrulha, caça e asas rotativas, o que ocorrerá de maneira gradual, segundo o Comaer. “Ainda não há uma data específica para que o CTO esteja em pleno funcionamento, nem para prováveis alterações no acesso às instalações”, declarou.

Os sinais da nova administração são claros ao se aproximar do acesso da estrutura desativada. A 50 metros da BR-101, um posto de guarita, improvisado, está a postos, com uma placa avisando o território militar. Cones na pista reduzem o fluxo de veículos. Dois militares da FAB já circulam na calçada  em frente às portas do antigo aeroporto.

Equipamentos
Os equipamentos e funcionários, da Infraero, locados no Aeroporto Augusto Severo, com serventia ao uso publico de transporte aéreo estão com novos destinos. Os 4.208 equipamentos já foram cadastrados no sistema de patrimônio da Empresa.

Faz parte do inventário do Augusto Severo bens móveis e equipamentos, como escadas rolantes, pontes de embarque, cadeiras e  equipamentos de raios-x. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, que respondeu à TN por e-mail, os bens estão sendo transferidos para os demais aeroportos da Rede, entre eles, os de Recife, Maceió,  Petrolina e  Londrina. O destino das pontes de embarque, os chamados fingers – de tecnologia avançada– ainda está em discussão.

Dos 123 funcionários da Infraero, somente três aderiram ao Programa de Incentivo a Transferência ou a Aposentadoria (PDITA). Outros 50 estão em treinamento para atuar no Departamento de Polícia Federal (DPF/RN). Dois pediram demissão devido posse em outro órgão público. Os demais 68 funcionários estão com pedidos de transferência para: Aracaju, Fortaleza, Juazeiro, Campina Grande, Palmas, Londrina, Recife, Navegantes e João Pessoa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas