quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ministro articula combate aos ‘coiotes’

- Publicidade -

Brasília (AE) – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viaja na próxima semana para o Peru, Equador e para a Bolívia para discutir com autoridades desses países estratégias que coíbam ações de “coiotes”, grupos criminosos especializados em tentar vender vantagens para que imigrantes ilegais entrem no Brasil.
Ministro José Eduardo Cardozo vai em busca de cooperação
A ideia é ter uma estratégia conjunta para o enfrentamento. Os três países, que serão visitados segunda, terça e quarta-feira, integram a rota onde a atuação dos grupos é mais intensa. “Precisamos ter uma ação de combate conjunta das nossas polícias com a de outros países. Sem isso, será praticamente impossível um enfrentamento mais duro como nós queremos dessas organizações criminosas.” O ministro sugeriu também a realização de campanhas em outros países, para justamente alertar sobre os riscos de se recorrer a organizações criminosas para tentar entrar no Brasil. A proposta, segundo ele, é alertar sobre os perigos dessa estratégia e incentivar imigrantes a obter o visto de entrada no País.

Cardozo ressaltou também que o trânsito de imigrantes legais no País deve ser realizado de “forma articulada” entre Estados envolvidos e o governo federal. A afirmação é feita uma semana depois da troca de farpas entre o governo do Acre (PT) Tião Viana e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também do PT. “Houve um descompasso informativo em algumas situações”, avaliou Nessa quarta, 27, o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, reuniu-se com secretários estaduais para decidir estratégias conjuntas.

O ministro ressaltou que, desde que estejam com situação regularizada, migrantes têm direito de ir para o Estado que acharem mais conveniente. De forma simultânea, disse, é preciso desenvolver ações para combater com rigor a atividade de organizações criminosas, sobretudo próximo do Acre. “Temos como linha o combate duro às organizações criminosas”, disse o ministro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas