quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Ministro da Pesca anuncia novos projetos para o RN

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte se destaca no ramo da pesca. Sozinho, ele é responsável por mais de 80% da exportação de todo atum do Brasil. Visualizando o destaque nacional, o ministro da pesca aproveitou a passagem pelo Estado para anunciar novos projetos de incremento na atividade. Dois projetos de Parques Aquícolas – espaços delimitados para produção de aquicultura -, estão previstos para o Estado.

Um deles seria na barragem Armando Ribeiro, no município de São Rafael, com o potencial de atender a 91 famílias e gerar 1.100 mil toneladas de tilápia por ano. Segundo Eduardo Lopes, está faltando apenas o licenciamento do O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), sendo que a Agência Nacional de Água “já deu outorga”.

#SAIBAMAIS#“Estamos imaginando 90 dias para o edital ficar pronto, depois, quem ganhar a licitação tem seis meses para instalar o parque e três anos para alcançar a perspectiva de produção”, expõe. De geração de emprego direto e indireto chega a  1.200 mil.

Um Parque Aquícola Marítimo está previsto para o litoral norte do estado. “Ele tem o pedido de licença protocolado em agosto de 2013”, conta o ministro. O possibilitaria a produção de 89 mil t toneladas de peixe beiju-pirá, com previsão de 1.900 mil empregos diretos e até 70 mil indiretos.

Segundo o ministro, hoje o estado produz 79 mil t de pesca entre aquicultura extrativa e a marítima. No total, “o estado passaria a produzir 160 mil toneladas peixe”. Já foram feitos os estudos para os dois parques. Cabe ao Ministério a demarcação da área e aos vencedores os custos com a instalação dos parques.

GRITO DA PESCA
Hoje acontecerá o 5º Grito da Pesca e Aquicultura, evento nacional reivindicatório do segmento da pesca e aquicultura, realizado pela Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), em Barra de Cunhaú, Canguaretama. Dois ministros, o do Trabalho, Manoel Dias, e o da Previdência, Garibaldi Filho, e lideranças nacionais, deverão participar do evento. Espera-se ainda delegações de todo o Brasil com representantes da pesca em seus respectivos estados. “Esse ano vamos escrever uma carta reivindicando o fim do compartilhamento do Ministério da Pesca, com o do Meio Ambiente, que limita os poderes da pesca. Queremos também a desburocratização do credito e uso das aguas públicas federais”, anunciou Abraão Lincoln, presidente da CNPA, acrescentando que estarão cobrando também a efetivação do terminal de pesca artesanal prometido para construção no canto do mangue do rio Potengi, em Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas