quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Monitoramento de vídeo será ampliado às escolas

- Publicidade -

A Guarda Municipal faz o mapeamento das escolas municipais que devem receber reforço da ronda policial.  Há previsão de estabelecer um grupo específico da guarda para trabalhar na segurança das escolas. Nesta ação, o órgão de segurança receberá a ajuda de videomonitoramento em projeto da Secretaria Municipal de Educação.
No Alecrim já funciona a central de videomonitoramento da segurança municipal. Hoje, existem 30 câmeras instaladas em toda a  cidade, especialmente nas áreas comerciais
#SAIBAMAIS#Segundo o secretário, dentro de 90 dias deverá ser confirmada a quantidade de câmeras e quais as escolas receberão os equipamentos. “A Educação entra com o aparato tecnológico, e nós entramos com o pessoal”, explica. Tramita no Ministério da Justiça, paralelamente, o pedido de recurso para compra de 50 câmeras a serem instaladas em toda a cidade. Segundo a Semdes, o pedido ainda está em análise. O valor do recurso vai depender da quantidade de câmeras aprovadas. Hoje, existem 30 câmeras instaladas na cidade, especialmente nas áreas comerciais. A central de monitoramento fica na Praça Gentil Ferreira, Alecrim.  É levado em conta para localização das câmeras os dados de ocorrências, a quantidade de circulação de pessoas e a capacidade de resolução de forças de segurança.

Para Gilderlan Alves, é uma tendencia das ações o apoio nos aparatos tecnológicos. “Primeiro pela prevenção e também por conseguir observar com a câmera um raio de visão maior do que as condições humanas”, disse. A câmera consegue alcançar imagens em zoom em um raio de 3 km. “O que um operador faz, monitorando a câmera, seria a ação de observação de uns 30 policiais. Além de gravar imagens com provas, e não ficar sujeito só a depoimentos”.

Como atua
Atualmente, a Guarda Municipal possui três corporações internas. O  Grupamento de Apoio ao Patrimônio (GAP); a Ronda Ostensiva Municipal (Romu); e Grupamento de Ação Ambiental (GAAM). No total, estão integrados nestes três grupos cerca de 495 guardas municipais.  No Gaam atuam 60 guardas;  na Romu, 50, e os demais na Gap e administrativo.  No total, são 20 postos de serviço para o grupamento. Já a Romu, escolhe escolas com maiores incidências de violência para um trabalho preventivo, ou atende a ocorrências na cidade. A sede do Gaam é no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com missão de acompanhar as ações fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), as diligências no entorno do Parque e outras áreas de proteção ambiental municipais, e ainda abordagens pelo crime sonoro. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas