sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Morre o polêmico Armandinho

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Seu nome era famoso: Armando  Marques – ou Armando da Castanheira Marques, um dos maiores árbitros do futebol  brasileiro, dr não sul-americano, durante anos imperou como o maior nome do apito nacional, dificilmente era escalado para um jogo comum. Polêmico, não admitia reclamação, mostrando logo o cartão vermelho ao jogador rebelde. Cabeça erguida, durão, ereto, não dava chance para jogador rebelde. Apitou mais de um ABC x América, no Machadão. Tinha 84  anos,  morreu vítima de insuficiência renal. Foi do quadro da Fifa, por ter gestos efeminados, era vítima de piadas.

Brasil despenca no ranking
A reta final desastrosa na Copa do Mundo, custou ao Brasil a perda de quatro posições no ranking Fifa. Lista divulgada ontem, o time até então dirigido por Felipe Scolari caiu da terceira para a sétima  posição, com isso ficou atrás de países com pior campanha. É o caso da Colômbia, eliminada  nas quartas de final subiu para a 4ª posição, atrás da Alemanha, Argentina e Holanda.  O Brasil ficou aquém da Bélgica (5a. colocada) e Uruguai (sexto), com Espanha, Suíça e França  fechando as 10 primeiras posições. O Brasil somou três vitórias, dois empates e duas derrotas, uma delas com consequências trágicas (os 7×1). Ressalte-se o desempenho surpreendente  da Holanda e Costa Rica, principalmente os costa-riquenhos. O ranking Fifa passa a ser fundamental em relação à Copa de 2018, já que os cabeças-de-chave vão ser definidos com base nessa lista.

Brasil despenca (2)
Agora, a posição oficial dos clubes no ranking Fifa é esta: Alemanha 1.724, Argentina  1.606,  Holanda 1.496, Colômbia  1.492,  Brasil 1.247,  Espanha 1.229, Suíça 1.216,  França 1.202, Portugal 1.148,  Chile  1.098,  Grécia 1.091,  Itália 1.056,  EE.UU 989,  Costa Rica 986, Croacia 955, México 930, Bósnia 917, e a Inglaterra, quem diria, apenas 911  pontos, ridículo para um futebol que reúne grandes públicos nas disputas das várias ligas europeias.

Brasil (3)
Segundo a própria Fifa, o Mundial de Clubes vem desde 1930 com a criação da Taça Jules Rimet, que durou de 1930 a 1970, ganha pelo Brasil com um tricampeonato, 2º empatados Itália e Uruguai com dois títulos, e Alemanha e Inglaterra com um título cada. Com o fim da Taça Jules Rimet, agora a disputa é pela Taça Copa do Mundo, liderada pela Alemanha com três conquistas, Argentina, Brasil e Itália com duas cada, Espanha e França com apenas um título cada  seleção.

Vaia gratuita
O torcedor ainda frustrado com o péssimo desempenho da Seleção Brasileira, acumulado com o amargo, surpreendente e inexplicável 7 x 1 do domingo, na reabertura da série “A”, anteontem, por ocasião do jogo Criciúma 3×2 Fluminense, os cartolas do Criciúma ou da federação catarinense, programaram antes do início da partida, uma cantora interpretando o Hino Nacional. 

Vaia (2)

Já passando das 22h, torcedor inquieto, eis que a intérprete achou de cantar a 2ª parte do hino, e o inevitável: a vaia do grande público presente. Pior: a moça achou de interpretar  também  o hino do estado de Santa Catarina, e a vaia prosseguiu. Será que não sabem que o hino nacional é exclusivo para solenidades oficiais,  nunca um jogo comum do Campeonato Brasileiro?

Quem se habilita?
Escrachado pelos torcedores depois do amargo 7×1 frente à afinada seleção da Alemanha, Felipe Scolari resolveu logo entregar o cargo antes que a CBF anunciasse sua demissão. Como, dificilmente  Felipe  encontrará emprego, fica a dúvida sobre o futuro dele. Para muitos, Felipão vai dar um tempo, gozar um pouco as férias “Scolari”, baixar a poeira e o amargo dos últimos dias.

Pisada de bola
Relembrando uma das maiores “zebras” do Campeonato Brasileiro, confirmo a pisada de bola ontem aqui nesta coluna. No surpreendente Vasco 0x1 América/RN dia 27/09, jogo da primitiva série “A”, em 1975. O goleiro do Vasco não foi Valdir Apel, mas sim Mazaropi. Valdir defendia o América de Natal. Quem jogou no time carioca  foi o zagueiro Joel Santana (chamado também de Natalino) treinador aposentado. O América zebrou com Valdir, Ivan Silva, Odélio, Queiroz e Olímpio, Zeca, Humberto Ramos e Hélcio, Pedrada, Washington e Ivanildo “Arara”, falecido ano passado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas