sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mostra revive em filmes a ‘América de John Ford’

- Publicidade -

A história dos Estados Unidos do drama de época ao bang bang clássico.  O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, trará a Natal a partir da próxima terça-feira (17) a mostra  “A América por John Ford”.  Dez clássicos do renomado diretor John Ford, um dos  expoentes do cinema americano, serão exibidos gratuitamente no auditório do Sesc Centro (Cidade Alta) até   19 de julho, com sessões em horários variados.
Os westerns marcaram a carreira de John Ford, como “No Tempo das Diligências”(foto), que está na mostra do Sesc. Dramas históricos também entram na programação, entre eles  “As Vinhas da Ira” e “A Juventude de Lincoln”
Na abertura, às 18h30, será exibido “No Tempo das Diligências” (1939), precedido de um bate-papo sobre o gênero faroeste com Nelson Marques, do Cineclube Natal. A programação  inclui ainda os filmes “O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões” (1936), “A Mocidade de Lincoln” (1939), “As Vinhas da Ira” (1940) e “Rastros de Ódio” (1956). A mostra pretende apresentar Ford como um diretor capaz de filmes com temáticas diversas, mas alicerçadas na história norte-americana.

A capital potiguar foi a segunda a receber a mostra. Em Caicó, a mostra já começou, e segue até dia 21/07. Durante o mês de julho, a mostra visitará as unidades Sesc Mossoró, São Paulo do Potengi e Nova Cruz, totalizando cinco cidades. Em todas as aberturas, serão realizados bate-papos sobre filmes de faroeste com cinéfilos convidados.

John Ford foi um dos responsáveis pela importância que o gênero faroeste adquiriu no cinema. Em 51 anos de carreira ele dirigiu 133 filmes e atuou em alguns, como “O Furacão”, de 1917. John Wayne foi alçado a ícone graças a atuação nos filmes de Ford.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas