quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Motor 1.0 Ecoboost Ford

- Publicidade -

Circulando – Fernando Siqueira

Lançado em 2012 com o Ford Focus, o motor Ecoboost 1.0 é hoje em dia responsável por um em cada cinco automóveis da Ford comercializados na Europa, informou a marca. Baseando-se nas estatísticas referentes ao primeiro semestre do ano, o fabricante americano anuncia que foram adquiridos um total de 120.000 veículos da Ford equipados com este motor, valor que representa um aumento de 15% comparativamente a 2013 e o transforma no bloco turbo a gasolina mais comercializado no espaço europeu.
A marca também destacou algumas das capacidades deste motor, cujo turbo gira mais de 4000 vezes por segundo (248.000 RPM), praticamente o dobro da velocidade dos que se encontram instalados nos atuais Fórmula 1. Para conceber este motor, 200 engenheiros da Ford na Alemanha e Reino Unido despenderam mais de cinco milhões de horas no projeto de desenvolvimento. As pequenas dimensões deste bloco são também destacadas, com o fabricante a indicar que as suas dimensões são inferiores às de uma folha A4 (excepto na espessura, obviamente). Já disponível com os níveis de potência de 100CV e 125CV, a marca anunciou recentemente uma nova versão com 140CV instalada nos Fiesta Red Edition e Black Edition.

Com um total de 20% das comercializações da marca na Europa, a quota de vendas é ainda superior em alguns dos modelos, com o 1.0 Ecoboost a representar no mercado 47% dos B-Max, 33% dos Focus e 30% dos Fiesta adquiridos entre Janeiro e Junho de 2014. Além destes três modelos, o pequeno motor turbo está também disponível nos modelos C-Max, Grand C-Max, Tourneo Connect, Tourneo Courier, Transit Connect, Transit Courier e no EcoSport e também irá fazer parte da gama de motorizações do novo Mondeo.

Bugatti apresenta a última lenda
Será apresentado no Peeble Beach Concours d’Elegance, mais perto do final do mês, o sexto e último modelo de homenagem aos heróis da Bugatti. No certame o modelo irá ser apresentado com as outras cinco lendas já anteriormente desvendadas, pelo que esta será a primeira oportunidade para ver esta série especial toda completa e reunida num só local. Tal como os restantes modelos das “Lendas da Bugatti”, esta criação tem como base o modelo Veyron 16:4 Grand Sport Vitesse, com o motor W16 com 1200CV e 1500Nm e que consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em 2,6 segundos e atingir no máximo 410km/h.

O exterior deste modelo é inspirado num dos maiores clássicos da marca, o Type 41 Royale de 1932 com o chassis nº 41111. Como Ettore gostava de apelidar as suas criações de “Pur Sang”, este modelo recebe também vários elementos em materiais “puros e naturais”. É o caso da secção frontal, que conta com o alumínio trabalhado à mão e com acabamento lacado, com a marca a referir ser a única em todo o mundo a aplicar tal técnica. Outras áreas desta lenda recebem um embelezamento em carbono de tons azul-escuro, cor que se encontra também nas jantes inspiradas naquelas criadas pelo fundador da marca para o Type 41 Royale.

O interior também presta homenagem ao “Pur Sang”, com o uso do famoso couro da região de Córdova, conhecida pela sua extrema suavidade ao toque. O tema do carbono azul-escuro é também incorporado no habitáculo do veículo, dando maior destaque ao mítico “elefante dançante” que se encontra também em outras lendas e modelos da Bugatti. Este artefacto foi desenhado por Rembrant Bugatti, irmão de Ettore e também ele já homenageado na série de lendas da marca

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas