quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Motoristas temem uso do ‘Botão do pânico’

- Publicidade -

Em julho de 2012, após registrar 157 assaltos a ônibus nos primeiros sete meses do ano, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) acertou uma parceria com o Governo Estadual que previa a instalação de um sistema eletrônico que alertava as ocorrências de crimes para a Polícia. Na época, o chamado “botão do pânico” já estava presente em 200 veículos e havia a previsão de implantar em outros 600 transportes, até o final do ano.
No último dia 10, três motoristas de linhas diferentes (56, 43 e 76) foram rendidos por bandidos
O então diretor de Comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, previu um custo de aproximadamente R$ 300 mil, pois, cada implantação exigia investimento de R$ 500,00 por ônibus. Os motoristas das empresas conveniadas também receberam treinamento, promovido por policiais do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp/RN).

Hoje o botão está  instalado em 30% da frota, segundo coronel Túlio César. “Em principio, o botão como tecnologia ajudou bastante. Mas teve um lado negativo: motoristas relatam que os bandidos já entram no ônibus muito agressivos por saberem da existência do botão, potencializando a ação dos bandidos”, disse o militar.

A PM defende, segundo ele, que sejam instaladas câmeras para registrar acontecimentos criminosos, assim como a instalação efetiva da bilhetagem eletrônica, que elimina a circulação de dinheiro em espécie. O ‘botão do pânico’ funciona da seguinte maneira: ao ser acionado, pelo motorista, o Ciosp recebe o pedido de alerta, rastrea a localização exata do veículo – através do GPS – e encaminha uma viatura ao local indicado.

Assalto recente
Na última quinta-feira (10), três ônibus foram assaltados na capital potiguar (linhas 56, 43 e 76). Quatro suspeitos armados invadiram, em Petrópolis, zona Leste de Natal, um veículo da linha 56 e, renderam motorista e passageiros, e roubaram pertences pessoais e o dinheiro do caixa. As linhas 43 e 76, foram alvos de bandidos, no bairro das Rocas e na avenida João Medeiros Filho, respectivamente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas