quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Movimento Ribeira Território Criativo ganha selo próprio

- Publicidade -

A Ribeira ganhou um selo para garantir sua memória e conservação. Através de uma iniciativa do Circuito Cultural da Ribeira, será lançado hoje o ‘Selo Ribeira Território Criativo’, projeto que promoverá a movimentação cultural do velho bairro através de uma série de ações ao longo do ano. O lançamento será às 19h, na Casa da Ribeira, e contará com a presença de Renato Schattan, coordenador de Territórios Criativos do Ministério da Cultura, e Fábio Almeida, chefe da Representação Regional Nordeste do MinC. 
Projeto nasceu junto ao Circuito Ribeira e ganhou força entre os coletivos artísticos e comerciantes
Segundo Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira, a ideia é seguir a máxima que diz “a gente só ama aquilo que conhece”. “Queremos que as pessoas conheçam mais a Ribeira, saibam sua história, a importância de seus casarões, e da vida cultural, e que possam ter a vontade de proteger e cuidar dela, algo que as gestões políticas que passam não têm feito”, diz. O lançamento já faz parte de uma primeira ação, já que Renato Schattan falará sobre ‘economia criativa’, assunto pertinente à vida útil do bairro.

O selo pode ser o embrião para a criação de um projeto real de economia criativa para a Ribeira. A cada edição do Circuito Cultural, será realizada uma ação do Território Criativo. Henrique Fontes cita a realização de seminários, e a criação de marcos físicos, obras que serão instaladas em pleno bairro, para chamar a atenção das pessoas. O artista plástico Guaraci Gabriel está entre os nomes que deverão fazer uma das suas chamativas intervenções na área.

O Selo Território Criativo pretende agregar informações para “energizar” o bairro, tendo como prioridade o debate sobre educação primordial, através de vivências, debates, atividades de pensamento e a criação dos marcos simbólicos. No dia do lançamento, além do Diálogos Criativo puxado por Renato e Fábio, haverá a assinatura coletiva ao termo de parceria e adesão dos espaços culturais que já participaram do Circuito Ribeira, e das empresas interessadas em agregar valor e contribuir com ações criativas. “Este é um movimento que vai estimular o desenvolvimento local, pois vai atrair pessoas, empreendimentos e qualificação”, disse Renato Schattan.

Serviço:Lançamento do Selo Ribeira Território Criativo. Quarta, às 19h, na Casa da Ribeira. Aberto ao público. Tel.: 3211-7710. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas