quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

MP instaura inquérito para apurar desabastecimento em Currais Novos

- Publicidade -

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito para apurar a eficiência do sistema de abastecimento hídrico de Currais Novos, incluindo as zonas urbana e rural, bem como acompanhar e controlar as medidas emergenciais de combate aos efeitos da seca no município. Para isso, deverão ser feitas inspeções no açude Dourados, açude Gargalheiras, Estação de Tratamento da Caern, solicitando-se apoio técnico do CAOP-Meio Ambiente.

Já a Secretaria Estadual de Meio Ambiente Recursos Hídricos (Semarh) deverá informar sobre o real risco de desabastecimento na cidade e quais medidas podem ser implementadas e se há programação de locação, perfuração, instalação, recuperação e manutenção de poços e dessalinizadores em Currais Novos. A Defesa Civil Estadual e o Comitê Estadual de Combate à Seca também devem informar ao MP, no prazo de dez dias, quais as medidas e ações efetivas adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento aos efeitos da seca,  especificando, inclusive, se houve destinação de recursos federais ou estaduais para Currais Novos, detalhando valores, instrumentos de repasse e enviando documentação comprobatória.

#SAIBAMAIS#A promotoria também solicitou que o prefeito de Currais Novos detalhes valores, instrumentos jurídicos e efetiva aplicação dos recursos no município, remetendo os respectivos documentos comprobatórios;  informar se instituiu algum programa municipal de apoio à população atingida pela seca, remetendo os respectivos documentos comprobatórios; remeter plano de contingência para garantia do abastecimento de água para uso humano no município; remeter o plano municipal de saneamento básico ou os planos de água e esgoto, caso tenham sido elaborados pela Caern; esclarecer  qual o órgão responsável pela operação e manutenção do sistema de abastecimento hídrico municipal, nas zonas urbana e rural, e como se dá o funcionamento deste sistema e o nível de cobertura   (especificando quais são as comunidades ou bairros não atendidos).

Caern, Dnocs e Igarn também terão de se pronunciar no inquérito civil do MP. A companhia de água e esgotos deverá  informar se realmente há risco de desabastecimento da cidade e quais medidas podem ser implementadas, tanto em nível estadual como local, para evitar que a população fique desassistida. O Ministério Público também aguardo ser informado sobre um plano de contingência para garantia do abastecimento de água para uso humano  em Currais Novos. O DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) requisitando informações, no prazo de 10 dias, sobre a existência de projetos, convênios, obras ou ações em geral no que diz respeito a escassez de recursos hídricos no Município de Currais Novos.

Com informações do MPE

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas