sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

MP investiga isolamento de socioeducandos no Ceduc Pitimbu

- Publicidade -

Rafael Barbosa – Repórter

“É direito do adolescente privado de liberdade ser tratado com respeito e dignidade, receber visitas ao menos semanalmente, sendo vedada a incomunicabilidade”. Os termos do artigo 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vêm sendo descumpridos no Ceduc Pitimbu.

A promotora de Justiça Isabelita Garcia Gomes Neto Rosas instaurou um inquérito civil público para investigar casos de isolamento e sanções disciplinares que, segundo ela, ocorrem na unidade. Isabelita Garcia informou, através da edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial do Estado, que recebeu denúncias de três socioeducandos do Ceduc Pitimbu, sobre privações do convívio social dentro do Centro  que teriam sofrido por cinco dias. O motivo seria o fato de eles terem batido nas grades dos núcleos de convivência.

De acordo com a promotora, “somente a Autoridade Judiciária pode suspender temporariamente a visita, inclusive de pais ou responsável, se existirem motivos sérios e fundados de sua prejudicialidade aos interesses do adolescente”. Isabelita Garcia oficiou a direção do Ceduc Pitimbu para que informe as sanções aplicadas aos socioeducandos, o procedimento utilizado para a apuração dos fatos que implicam nas penalidades, o embasamento normativo e o responsável pela aplicação dos “castigos”.

Falta de Advogados

Além do problema do isolamento dos adolescentes, a promotora Isabelita constatou que faltam defensores para para atender exclusivamente os socioeducandos, em cumprimento de medida de   internação. Ela vai investigar o caso, tomando como base as instruções do ECA.

O Estatuto prevê que a equipe necessária para atender a um grupo de 40 adolescentes deve ser composta por um diretor, um coordenador técnico, dois assistentes sociais, dois psicólogos, um pedagogo, um advogado, socieoducadores e demais profissionais  necessários para o desenvolvimento de saúde, escolarização, esporte, cultura, lazer, profissionalização e administração do Centro.

Alimentação

Isabelita Garcia afirma que visitou a cozinha e a despensa da unidade, e constatou que a alimentação armazenada não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos adolescentes por mais de uma semana, além de ter identificado ausência de alguns gêneros alimentícios.

Há ainda reclamação de socioeducandos quanto à comida a eles destinada no Ceduc Pitimbu. A promotora Isabelita Garcia instaurou outro inquérito para apurar a qualidade e a quantidade do alimento fornecido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas