terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

MPF recomenda que prefeitura de Alto do Rodrigues remova barragem irregular

- Publicidade -

A prefeitura de Alto do Rodrigues deverá remover, em até 30 dias, uma barragem irregular instalada no leito do rio Piranhas-Açu. a recomendação foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), após terem sido colocados sacos de areia e reforço de cimento no local para barrar o curso da água, mesmo sem autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) ou qualquer licença ambiental.

A recomendação é resultado de uma inspeção realizada em novembro de 2014 pelo MPF no rio Piranhas-Açu. Após o procurador da República Victor Queiroga ir até o local, a ANA afirmou que não havia possibilidade de regularização da barragem.
Agência Nacional de Águas afirmou que não é possível a regularização da barragem
O procurador cita na recomendação uma Nota Técnica da ANA, que aponta: “Existe preocupação quanto ao risco da implantação de estruturas para elevação de nível no trecho a jusante do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves provocar, pelo impacto cumulativo, alterações no tempo de trânsito da água ao longo do rio, com prejuízos aos usuários situados mais a jusante, notadamente aos usos considerados prioritários como é o caso do abastecimento para consumo humano e dessedentação animal.”

O MPF recomenda, além da remoção da estrutura já existente, que o Município de Alto do Rodrigues não promova novos barramentos no leito do rio, sem a devida autorização da Agência Nacional de Águas e o adequado licenciamento ambiental.

“Esse barramento irregular vinha prejudicando a população que está abaixo no curso d’água. Deve ser observado que a situação de escassez que atravessa a região torna ainda mais relevante que qualquer intervenção a ser realizada no rio seja pautada pelo mais profundo cuidado, a fim de não prejudicar os usos prioritários da água: o consumo humano e a dessedentação dos animais”, reforça o representante do MPF.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas