quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

MPRN abre inquérito para apurar condições do Carnatal na Arena

- Publicidade -

Júlio Pinheiro – editor TN Online

A Destaque Promoções não tem outra alternativa para a realização do Carnatal 2013 que não seja a Arena das Dunas. Não há um “plano B”, segundo  o deputado estadual Gustavo Carvalho, um dos diretores da empresa. Ontem, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente contestou a realização da micareta no largo da Arena das Dunas – alternativa que vem sendo discutida entre a Destaque Promoções e a OAS. A Promotoria abriu inquérito e quer explicações quanto às condições que o espaço oferece para abrigar a festa.
Rossana Sudário acha inconcebível realizar evento na Arena
A Destaque Promoções acredita que os transtornos causados com a micareta não justificam um possível veto à realização do Carnatal no pátio da Arena e já está viabilizando a documentação necessária para conseguir a liberação ambiental junto à Prefeitura do Natal.

De acordo com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Rossana Sudário, que instarou o inquérito, o estádio Arena das Dunas ainda não possui “sequer a liberação para realizar uma partida de futebol e, ainda menos provável, laudos que comprovem a viabilidade de uma festa que aglomera milhares de pessoas durante os quatro dias de festa previstos”.

Por isso, o MP agendou para o dia 23 deste mês uma reunião com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RN), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além da Destaque Promoções e construtora OAS. A Destaque, no entanto, vai se antecipar.

De acordo com o deputado estadual Gustavo Carvalho, a Destaque e a OAS seguem negociando a viabilização da micareta no largo da Arena. Durante as conversas, a Semurb teria sido acionada e fez solicitações para a liberação do local, que, segundo Carvalho, estão sendo cumpridas. “Vamos nos antecipar e procurar o Ministério Público para, antes do dia 23, mostrar a viabilidade do Carnatal naquela área”, garantiu Gustavo Carvalho.

Ele reconhece que a festa trará transtornos no tráfego próximo a Arena das Dunas e que serão ainda maiores devido às obras de mobilidade urbana que estarão em curso em Lagoa Nova – motivo pelo qual a micareta foi vetada nas ruas do bairro. Contudo, o deputado argumenta que, por ser um evento de quatro dias, a justificativa de transtornos durante o período não seriam plausíveis para a inviabilização da festa. “É natural que no Carnatal, num grande jogo de futebol, na visita do Papa,ou em outros grandes eventos haja transtornos, mas é preciso sensibilidade para saber que isso não inviabiliza o evento, que é de quatro dias”, defendeu.

Questionado se a Destaque Promoções já tem outra opção, caso a possibilidade de realizar o Carnatal no pátio do estádio seja descartada, Gustavo Carvalho foi enfático: “Não”. O deputado, no entanto, não cogita a possibilidade de não realizar a micareta. “Esperamos que nossos argumentos sejam compreendidos, por ser uma área privada, fechada e que contempla o evento sem nenhum problema grave para a cidade, nem para as ruas. Isso preserva a tradição de um evento que gera emprego e renda, traz divisas para Natal e traz reflexo positivo para o turismo”, defendeu o deputado, que terá reunião na segunda-feira (14) junto aos demais membros da Destaque Promoções com a OAS.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas