quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

“…muito mais que um sonho!”

- Publicidade -

Dois no mundo

Karla Larissa – Especial para a Tribuna do Norte

Nenhum estado americano inspira tantas canções quanto a California, nosso destino na segunda metade da viagem pelos Estados Unidos, décimo primeiro país de nossa Volta ao Mundo.

Em duas semanas, visitamos o Parque Nacional Yosemite e três grandes cidades do estado: San Francisco, Los Angeles e San Diego. Também viajamos 730 km pela rodovia costeira Highway 1, famosa pelo estoteante cenário ao longo de seu percurso. E como diria Lulu Santos: “Na California é diferente, irmão. É muito mais que um sonho…”.
Lombard Street, San Francisco, é a rua mais ”torta” do mundo e um dos principais pontos turísticos da cidade
Um dia depois da nossa chegada aos EUA, em 16 de agosto, teve início o incêndio no Parque Nacional Yosemite, que até esta data, ainda não foi completamente contido e já destruiu mais de 1 mil km2. Este é considerado o terceiro maior incêndio da história recente da California e para contê-lo já foram gastos mais de 70 milhões de dólares.

Apesar do incidente, resolvemos visitar as áreas que estavam fora de perigo. Como muitas estradas que levam ao Yosemite estavam fechadas, levamos mais que o dobro do tempo necessário para chegar, vindo de Las Vegas.

Era feriado do Dia do Trabalho no país e o parque estava lotado como de costume nesta época.

O Yosemite foi um dos primeiros parques nacionais americanos e é um dos mais populares. No ano passado recebeu quase 4 milhões de visitantes.

Com mais de 3.100 km2 de floresta, o parque é  conhecido por suas cachoeiras, gigantescas rochas de calcário, que atraem alpinistas. E tem ainda as sequóias gigantes, muitos riachos e uma vasta diversidade de vida selvagem, com destaque para o urso preto.

Acampar no Yosemite é uma das formas mais populares de estadia no parque e foi a que optamos. Mas também há outras opções de acomodação que vão de hoteis a cabanas.

No parque circulam linhas de ônibus gratuitas para que os visitantes possam conhecer seus principais atrativos.

No verão, as margens dos rios viram praias. E no inverno, é aberta a temporada de esqui no parque.

Ficamos dois dias no Yosemite e poderíamos ter ficado mais, pois há muito o que se ver. Conhecer tamanha beleza da natureza só nos fez lamentar ainda mais o incêndio e torcer para que acabe em breve.

San Francisco das ladeiras e Golden Gate

As ladeiras íngremes, os bondinhos e as casas coloridas, de arquiteturas vitoriana ou moderna, fazem de San Francisco a cidade mais charmosa da California. Some-se a isso a neblina fria que vem da baía, que mantém a temperatura da cidade amena, com máximas de 25 graus.

A ponte Golden Gate é o símbolo da cidade, que tem ainda a famosa  Lombard Street, a rua mais ”torta” do mundo. No trecho na esquina com a Hyde Street são oito curvas fechadas, em zigue-zague, ornamentadas com canteiros de flores. E o trânsito, tanto de carros quanto de turistas, é intenso por lá.
Fred e Karla na Ponte Golden Gate, San Francisco
San Francisco é a cidade americana que tem o maior número de restaurantes per capita. E não são apenas redes de fast food, mas restaurantes com gastronomia de todo mundo. Uma boa concentração deles fica na região do Fisherman´s Wharf, um píer de pescadores e peixeiros, que é outro famoso ponto turístico da cidade e onde é possível comer frutos do mar fresquinhos. Perto dali também fica o píer 39, um shopping aberto, onde vive nas docas uma colônia de leões- marinhos.

Também há muitos restaurantes no bairro chinês. Aliás, San Francisco tem a maior Chinatown fora da Ásia e uma das mais autênticas que já visitamos.

San Francisco tem ainda muitos parques e praças e até a antiga penitenciária federal de Alcatraz, construída em uma ilha, e conhecida por seus presos famosos, como Al Capone, se transformou em ponto turístico.

San Francisco é, sem dúvida, uma cidade para voltar.

Viajar pela Highway 1 é uma aventura inesquecível

De San Francisco seguimos para Los Angeles pela lendária Highway 1, rodovia costeira da Califórnia com cenários de tirar o fôlego.Fizemos a viagem que, sem interrupção, levaria cerca de 8 horas, em três dias, pois cada mirante “pede” uma parada. Os trechos mais famosos são de Monterey a Carmel e as curvas e parques florestais de Big Sur. Mas por todo o caminho as paisagens são deslumbrantes. Além das praias e reservas há ainda muitas fazendas e algumas vinícolas pelo caminho. Uma das paisagens mais bonitas fica no parque estadual Julia Pfeiffer Burns, onde uma cachoeira deságua no mar. Próximo a cidadezinha de San Simeon há uma colônia de focas elefantes com 17 mil animais. E sempre tem inúmeros deles pegando um solzinho na areia. Já próximo a Los Angeles, a Highway 1 passa pelas conhecidas praias de Santa Bárbara, Malibu e Santa Mônica. Viajar pela Highway 1 é o sonho de muitos viajantes e que valeu muito a pena realizar.
Um dos mirantes de Big Sur, na Highway 1
Principal

Los Angeles é a maior cidade e a principal porta de entrada para quem visita a Califórnia. É a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, com quase mais de 17 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

LA é uma Torre de Babel, o número de imigrantes é enorme e o espanhol é praticamente uma segunda língua. As principais atrações turísticas de LA estão relacionadas a indústria do cinema. No distrito de Hollywood é possível passear pela calçada da fama, visitar o Dolby Theater, teatro do Oscar e  o teatro chinês, onde estão gravadas as assinaturas, marcas das mãos e pés de várias personalidades.
Piano deixado na Highway 1 para ser tocado no pôr do sol
Nos arredores de LA, em Beverly Hills, os turistas costumam fazer um tour pelas mansões dos famosos e em Santa Mônica, o píer onde fica o marco da rota 66, é a principal atração. Na região de Los Angeles, também fica o mais antigo parque da Disney, outros parques temáticos e estúdios de cinema abertos à visitação.

Longe do mundo do cinema, LA perde todo o glamour. Como quase toda cidade grande possui muitos problemas sociais.  No entanto, as regiões mais problemáticas ficam longe da zona turística.

Fora do roteiro turístico, San Diego é encantadora

Já quase na fronteira com o México fica San Diego. A cidade é considerada o berço da Califórnia e é atualmente a segunda maior do estado.

Normalmente San Diego fica fora do roteiro dos turistas brasileiros que visitam a Califónia, o que é uma pena, pois a cidade é agradável, tem muito a oferecer e por um custo menor do que San Francisco e Los Angeles.

San Diego é essencialmente uma cidade praiana, tem um clima mais quente e tem algumas das praias mais bonitas da Califórnia. Mas também tem uma história muito rica e preservada, que pode ser conhecida em Old Town, seu centro histórico. Na cidade fica também uma das 21 missões espanhola instaladas pela igreja católica  na California no século 18.

Em San Diego há também muitos bares, principalmente no Gaslamp Quarter, e restaurantes, com bastante influência da gastronomia mexicana.

Entre as atrações turísticas mais famosas de San Diego estão o Balboa Park, onde estão o zoológico e os museus da cidade e o parque do SeaWorld.

Apesar de ser também uma cidade grande, San Diego aparenta ser bem mais organizada que LA. A cidade, inclusive, tem leis que proíbem o consumo de bebida alcoólica e fumar nas ruas, em parques e praias.

Por tudo isso, San Diego merece ser incluída no roteiro de quem viaja pela Califórnia. Certamente, será uma grata surpresa.

360 graus

Nesta segunda-feira, deixaremos os Estados Unidos e voltaremos para Londres onde nossa viagem começou. Com isso, a nossa Volta pelo Mundo estará completa, mas a viagem não termina aí. Ainda teremos dois meses de viagem pela Europa e Marrocos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas