sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Mulheres de salto alto exercem maior poder sobre homens

- Publicidade -

Thomas Adamson
Associated Press

Paris – O deslumbramento das pessoas pelo salto alto não é uma novidade. Das ruas da antiga Roma às calçadas de Nova York no seriado Sex and the City, ele tem sido utilizado para fins de sedução. E, segundo a atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe, uma mulher com os sapatos certos é capaz de conquistar o mundo. Mais que isso, o salto alto é símbolo controverso no campo de batalha das políticas sexuais e no tratamento de mulheres e homens na sociedade contemporânea. Agora, no entanto, um estudo conduzido na França afirma ter medido o poder desses sapatos.

Cientistas da Universidade do Sul da Bretanha realizaram experimentos que comprovam que homens agem de forma muito diferente às mulheres de salto alto. E os resultados, publicados na revista acadêmica online “Archives of Sexual Behaviour” (Arquivos de Comportamento Sexual), prometem agradar as pessoas fanáticas pelas obras de Christian Louboutin e de Jimmy Choo, ao mesmo tempo em que frustram os que acreditam que as peças de vestuário estimulam o sexismo.

A pesquisa evidenciou que se uma mulher deixar cair uma luva na rua ao usar os saltos altos, ela tem quase 50% a mais de chances de ser ajudada por um homem, em comparação com uma outra pessoa que esteja sem esse tipo de sapato. Além disso, os pesquisadores revelam que uma mulher de salto alto é duas vezes mais capaz de persuadir homens a parar de caminhar e responder questionários na rua. E elas também esperam a metade do tempo no bar para ser cantada por um homem.

“O tamanho do salto do sapato de uma mulher exerce um efeito poderoso sobre o comportamento dos homens”, diz Nicolas Gueguen, pesquisador de ciência comportamental responsável pelo estudo. “De modo resumido, eles tornam as mulheres mais bonitas”.

Mas nem sempre o salto teve tal poder de deslumbramento. Ele foi primeiramente usado por açougueiros no Egito, que vestiam as plataformas para evitar que seus pés tocassem no sangue de animais. Os saltos só ganharam uma aura de feminilidade na Grécia antiga e em Roma, segundo Elizabeth Semmelhack, do museu de sapatos Bata Shoe, de Toronto. Em Roma, os saltos ajudavam os homens a identificarem prostitutas em meio à multidão.

Embora o salto alto tenha sido utilizado durante séculos no Império Otomano e na Pérsia para cavalgar, ele só foi levado ao Ocidente por volta de 1.500, quando estive associado ao poder imperial. Posteriormente, esse tipo de sapato seria popularizado como eróticos nos séculos 19 e 20. E o estudo publicado revela que tamanho fascínio permanece vivo hoje em dia.

“Embora seja relativamente pequeno, o estudo é muito significativo, já que seus resultados são claros e consistentes”, afirma o sociólogo Jean-Claude Kaufmann, que não participou da pesquisa. “Em termos de sedução, os homens são muito atraídos por uma mulher de salto, porque ela parece mais alta, mais sexualmente confiante, segura de si, com uma silhueta mais alongada e um bumbum mais saliente”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas