sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Na Arena, o multiuso sai caro

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter *

Anunciada como espaço multiuso apto a receber acontecimentos de grande porte como shows internacionais, a Arena das Dunas pode, realmente, abrigar eventos com diversos formatos e tamanhos, de duas até 40 mil pessoas, e nesse ponto não há o que ser questionado! Porém, viabilizar a vinda para Natal de uma atração de primeira grandeza, como as que costumam desembarcar em Fortaleza ou no Recife, não é tão simples quanto parece: requer, como dizem, muita ‘bala na agulha’ e fartas doses de coragem para trabalhar com o risco que sempre ronda uma produção. 
A Arena das Dunas pode sim abrigar eventos com diversos formatos e tamanhos, mas na prática, custos de produção tornam quase inviável a realização de grandes espetáculos
Outro fator tão importante quanto ter verba em caixa e disposição, é a capacidade de despertar o interesse de alguma produtora nacional que esteja responsável pela turnê no Brasil de astros e estrelas do quilate de um Paul McCartney, Elton John, Beyoncé, Madonna ou Metallica.  Só para ilustrar o volume de custos envolvidos, vale salientar que encarar uma produção de grande porte, ocupando a parte interna do estádio, é necessário em primeiro lugar, antes até do próprio cachê do artista, ter um piso especial para proteger o gramado – equipamento cuja locação, quando feita de forma isolada e pontual, pode custar a partir de R$ 140 mil dependendo da área a ser coberta. O aluguel mais próximo é em Salvador.

#SAIBAMAIS#Vale registrar que nem a Arenas das Dunas, nem a Arena Castelão (em Fortaleza) nem a Arena Pernambuco (no Recife), dispõem do equipamento; e o piso utilizado nos shows internacionais em Fortaleza, por exemplo, é de propriedade da empresa cearense que foi parceira na promoção dos shows de Paul McCartney, Elton John, Beyoncé e Roberto Carlos, realizadas entre 0 ano passado e 2014.  Superado o susto com o custo do piso de proteção, entram na conta o aluguel do palco, dos geradores, divulgação, impostos e, obviamente, os cachês.

Na área externa da Arena das Dunas, que tem capacidade para 20 mil pessoas, e onde foram realizados o Natal Music (em abril), Villa Mix (em agosto), o recém realizado Arena Pop, e que irá acolher o Festival Mada em outubro, ainda entram o aluguel dos banheiros químicos e do fechamento ao redor, mais o cuidado para evitar problemas de barulho na vizinhança .

Sem conflitos
“A Arena das Dunas não é uma promotora de eventos, trabalhamos com locação de espaço e buscamos parceiros locais e nacionais para movimentar o espaço. O contato com produtores é constante, ficamos de olho na rota da grandes turnês e quais atrações estão agendadas para vir ao Brasil, mas ainda não temos nenhum evento internacional”, informou Cláudio Menezes, gerente de conteúdo e de eventos da Arena.

Cláudio explicou que a gestão da praça esportiva natalense é local, mas que uma empresa da Holanda, responsável pela administração da Arena Amsterdã (do clube Ajax), presta consultoria. “Eles têm anos de prática, e nos passam alguns direcionamentos”, acrescentou o gerente, destacando que a opção de não se envolver com produção evita conflitos com promotores locais. “Nosso papel é tentar captar eventos maiores e envolver os profissionais daqui. Temos espaço para eventos de todos os tipos, inclusive simultâneos dependendo do tamanho”.

As principais vantagens de se realizar um evento no espaço Arena das Dunas é, além da versatilidade de modular o tamanho do evento, está na localização, na facilidade de acesso por vários meios de transporte e no terreno plano —detalhe ausente em outros locais da cidade que costumam receber shows.

Números
40 mil pessoas é a capacidade máxima de um evento promovido na Arena das Dunas.
20 mil pessoas é número do público que a área externa de eventos comporta.
140 mil reais é o custo básico para locar o piso de proteção utilizado para evitar danos ao gramado.
4 eventos de pequeno e médio porte estão agendados para acontecer na Arena das Dunas ainda neste mês de setembro.

Eventos de médio porte em 2014
Natal Music (abril) – Ivete Sangalo, Bell Marques, Wesley Safadão e Garota Safada.
Villa Mix (agosto) – Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Matheus e Kauan, Durval Lelys e Bruno e Marrone.
Arena Pop (setembro) – O Rappa, Raimundos, Pollo e Rastafeeling. 
Festival Mada (outubro) – Marcelo D2, Emicida, Tulipa Ruiz, Di Melo, Banda do Mar, entre outros nomes.
Carnatal (dezembro) – carnaval fora de época com diversas atrações da axé music.

(*) Colaborou: Cinthia Lopes, editora

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas