quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Na falta de rádio, PMs usam orelhão

- Publicidade -

A estrutura para efetivação do serviço  de policiamento ostensivo da Zona Oeste não é muito diferente das outras três zonas de Natal. Atualmente, com 270 homens, o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, major Francisco Canindé Spínola, disse que a unidade foi, originalmente, criada em março de 2005 como batalhão de Polícia Comunitária para toda a cidade, com efetivo previsto de 600 homens, depois direcionado para cobrir uma área de 35,76 km², que embora seja a terceira dentre as quatro zonas da capital, tem  a segunda maior densidade demográfica – 61,87 hab/km², atrás da Zona Leste, que tem 71,33 hab/km², segundo a edição de 2013 do Anuário Estatístico da Prefeitura.

O major Francisco Spínola disse que como todas as unidades da PM, o 9º Batalhão “também tem deficiência de efetivo”. Por telefone, ele não soube precisar quantos, porque na tarde de ontem já estava fora da sede  da unidade, na rua Capitão Mor Gouveia, mas informou que por causa das férias de alguns praças,  tem em circulação diariamente oito viaturas das 12 alugadas e  disponíveis para o serviço operacional.  Outras duas, segundo ele, estão em manutenção numa oficina contratada pela locadora das viaturas.

#SAIBAMAIS#Entre 15h30 e 16h30 de ontem a TN percorreu algumas ruas dos bairros Nordeste, Quintas, Felipe Camarão e Cidade da Esperança, e encontrou apeans uma viatura da PM. No entanto, em Felipe Camarão  o posto de Polícia Comunitária, situado na rua Nossa Senhora do Rosário,  mesmo precisando de uma reforma e pintura, voltou a funcionar. Lá, três praças revezam-se 24 horas no serviço de policiamento, mas reclamam da falta de estrutura.

“A gente aqui usa o celular pessoal ou o orelhão ai em  frente”, disse um soldado que não quis se identificar, porque na base comunitária não tem radio ou outro tipo de aparelho de comunicação com o 9º BPM ou mesmo com o Centro Integrado de Operações Integradas de Segurança Pública (Ciosp). O policial disse, ainda, que à noite fica só um praça na base comunitária.

No bairro Nordeste,  Abimael Lopes Pereira é dono de uma comercio varejista na rua Napoleão Laureano, nas Quintas, na divisa com o bairro Nordeste e disse que já foi assaltado cinco vezes. Antigamente, afirmou ele, era possível se contar nos dedos quem sofreu um assalto. “Hoje o  difícil é encontrar quem não foi assaltado”, disse ele.

Números

Zona Norte
População: 313.166*
Bairros: 7
Área: 58,9 km2
Postos de polícia de bairro: 9
Viaturas circulando: 9**
Total de viaturas: 16
Total do efetivo do 4º BPM: 335
Efetivo em serviço: 283**
*estimativa 2012 segundo Anuário da Prefeitura 2013
**Efetivo em serviço e viaturas circulando ontem (7)

Zona Oeste
População: 221.239 hab.*
Bairros: 10
Área: 35,76 km²
Postos de Polícia de bairro: 7
Viaturas circulando:  9
Total de viaturas: 8
Total do efetivo 9º BPM: 270
*Estimativa 2012 segundo Anuário da Prefeitura 2013

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas