sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Na pancada da campanha

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

O candidato Aécio Neves esteve em Natal, mas não conseguiu cumprir por inteiro a programação prevista para estas bandas. Teve que cancelar a sua passagem pelas ruas do Alecrim porque boa parte do seu tempo foi consumida na visita a Fábrica Guararapes, no vizinho e lendário município de Extremoz. O entusiasmo das operárias encantou o tucano. Parecia até comício na Praça Sete de Belo Horizonte. Quando olhou no relógio viu que não dava para chegar a tempo à nossa Praça Gentil Ferreira. Uma pena. Seria uma excelente oportunidade para o candidato observar, aqui, dois contrastes que são bem a grife do Brasil: o primeiro mundo da Guararapes e o terceiro (ou seria o quinto?) que é a síntese do camelódromo do Alecrim.

Na boca da noite
Aécio Neves voltou ao aeroporto Aluízio Alves e embarcou no rumo do sertão da Paraíba. Deixou uma mensagem: retornará  a Natal. Faz questão de passar pelo Alecrim. Enquanto o candidato atravessava duas vezes a ponte sobre o Rio Potengi,  o estado maior da sua campanha  se reunia em São Paulo, como registrou em sua coluna de ontem no jornal O Globo, o jornalista Ilimar Franco:

– A cúpula da campanha de Aécio Neves definiu ontem, em São Paulo, que o foco do candidato continuará sendo a crítica ao governo Dilma. Suas pesquisas confirmam que Marina Silva cresceu e ainda poderá subir mais. Mas a leitura é a de que esse movimento  não tem consistência e que em quinze dias vai voltar ao normal: a polarização entre o PSDB e o PT.

Evidente que a campanha presidencial está mais presente na pauta da reportagem política depois que a última pesquisa do Datafolha projeta, como fato concreto, a realização de um segundo turno, agora impulsionado pela candidatura de Marina Silva. Recorto do jornal O Estado de S. Paulo, este comentário assinado pelas repórteres Vera Rosa e Tânia Monteiro:

– O comando da campanha de Dilma Rousseff avalia que a candidata do PSB à presidência, Marina Silva, será a principal adversária do PT daqui para a frente e já prepara uma ofensiva com “mais Lula” para enfrentá-la. Se antes havia uma preocupação com a presença exagerada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, a cúpula do PT diz agora que a associação da imagem dele com Dilma será fundamental, principalmente no Nordeste.

– As últimas pesquisas que chegaram ao Planalto mostram que Marina ultrapassou o candidato do PSDB, Aécio Neves, e está agora em segundo lugar, com diferença maior que a margem de erro dos levantamentos. Os números foram discutidos na noite de quarta-feira, 20, durante reunião de coordenação da campanha petistas com Dilma e com Lula, no Palácio da Alvorada.

Calar a imprensa
Da coluna de Dora Kramer, na edição de ontem do Estadão, com o título Contra Fatos:

– O ex-presidente Lula levou a guerra contra a imprensa independente – que ele chama de “certa imprensa” – para o horário eleitoral. Muita gente viu nisso um gesto de apoio à proposta de controle social da mídia.

– Pois pareceu muito mais uma maneira de convencer o eleitorado menos informado – e, portanto, alheio àquela discussão – de que as notícias desfavoráveis ao governo são falsas e que a verdade está ali, nas obras em panorâmica e nos números na casa dos bilhões.

– Não tendo como responder às questões que estão aí para todo mundo ver, o governo lança mão da credibilidade de Lula para simplificar as coisas dizendo aos mais simples que tudo é mentira.

– Como diz o arquiteto das sobras, João Santana, “política é teatro”.

Mais política
Leio na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

– A pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições, a maioria dos entrevistados na 119ª Pesquisa CNT/MDA disse ter pouco (30,9%) ou nenhum interesse (27,4%) no pleito para a escolha presidencial, o que totaliza 58,3%.

– O índice e o mesmo levantamento anterior, divulgado em abril, quando 58,2% dos eleitores afirmaram ter pouco ou nenhum interesse no processo eleitoral. Dos entrevistados, 14,9% afirmaram ter muito e 26,5% disseram ter médio interesse na escolha para presidente.

Comenda
A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte  criou uma comenda com o nome do Desembargador aposentado da Justiça do Trabalho, José Rocha, para homenagear advogados que atuam nesta área do Direito. As primeiras comendas foram entregues ontem.

De Mãe
Da professora Débora Araújo Seabra de Moura, portadora de Síndrome de Down (a primeira a ser diplomada professora no Brasil),   entrevistada quinta-feira no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo, quando  Fátima lhe perguntou: “Débora, você se considera uma pessoa especial?”:

– Não, especial é a minha mãe.

Foi aplaudida pelo auditório. A mãe de Débora, a advogada Margarida Seabra de Moura, estava presente  e quase não segura a emoção. O pai, o médico Robério Seabra de Moura, aqui em Natal, chorou.

Escola Doméstica
Semana que vem, dia 28, começam as comemorações dos 100 anos de fundação da Escola Doméstica de Natal. No dia primeiro de setembro haverá uma solenidade, em cuja programação haverá a entrega da Medalha Henrique Castriciano, fundador da ED. No dia 30, agora, será lançado o livro álbum Escola Domestica de Natal – 100 anos em retratos, escrito e organizado pelas ex-alunas Eulália Duarte Barros e Nídia Mesquita. São 151 páginas com 125 fotos.

Circuito Literário
O escritor Ariano Suassuna será o homenageado no próximo Circuito Literário (CLIC) promovido pelo Colégio Contemporâneo, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. O poeta e escritor Carlos Newton Júnior, um dos palestrantes, falará sobre a vida e a obra de Ariano.

Música
A atração do Som da Mata, hoje à tarde (16h30) no Bosque dos Namorados (Parque das Dunas) é a Big Band Jovem, da Escola de Música da UFRN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas