quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Não há conversa

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Não se fala noutra coisa por estes cantos do Rio Grande do Norte, dos tabuleiros de Papari à Chapada do Apodi,  atravessando o Seridó, os sertões do Cabugi e fazendo voltas pelas salinas de Mossoró: só dá a entrevista que o senador José Agripino Maia deu para a repórter Anna Ruth Dantas e publicada na Tribuna do Norte de domingo. A chamada de capa já prende o fôlego do leitor fissurado em política: “Rosalba precisa convencer para ser candidata”. Quem falou assim, didaticamente, mais claro do que o luminosidade de Mossoró, foi o presidente nacional do DEM, que também preside o diretório estadual do partido ao qual a governadora é filiada.  José Agripino não está convencido da candidatura de Rosalba na reeleição ao governo do Estado.

Anna Ruth perguntou: Na sua visão, senador, a governadora Rosalba está em condições de reeleição?  Sem maiores rodeios, José Agripino respondeu: É muito difícil dizer isso. Não tenho, feito pelo partido, nenhuma pesquisa de opinião. Agora o  grande instrumento de avaliação, de possibilidade, é pesquisa de opinião feita um pouquinho mais para frente e avaliar se a governadora estaria em condição de pleitear ou não. Pelos dados que foram  exibidos por pesquisas divulgadas há pouco tempo, a condição dela não é confortável.

As últimas pesquisas de opinião pública realizadas no Rio Grande do Norte apontam o governo Rosalba com mais de 80% de desaprovação. O índice de rejeição foi destaque na imprensa nacional. Na entrevista o senador José Agripino conta que numa conversa anterior (há algum tempo atrás) a governadora disse para ele que  só postularia a reeleição se estivesse em condições reais de disputar. Mas o senador não fez qualquer referência aos altos índices de desaprovação do governo da sua correligionária.

Uma outra passagem da entrevista que chama mesmo a atenção do leitor/eleitor é quando ficou claro que ele, o senador,  não tem conversado com a governadora. Nem com a Governadora nem com o Chefe da Casa Civil, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que é marido da governadora. Anna Ruth perguntou: O senhor tem conversado com a governadora ou com o ex-deputado Carlos Augusto? José Agripino respondeu com duas palavras:

– Não tenho.

Anna Ruth emenda com uma outra pergunta: Faz quanto tempo que o senhor não conversa com eles? José responde:

– Nada impede que conversemos  qualquer hora, mas não tem havido oportunidade de conversarmos.

Surpreendentemente espantosa essa falta de diálogo entre o senador José Agripino Maia e a governadora Rosalba Ciarlini e o seu marido, Carlos Augusto, que é o secretario mais importante do  governo, os três do mesmo partido. Causa mais espanto ainda porque o casal é liderado politicamente pelo senador que é presidente nacional e presidente estadual do partido dos três: o DEM. Outro detalhe, agora bem ranzinza: Carlos Augusto Rosado, que há meses não conversa com José Agripino, é o presidente em Mossoró do diretório municipal do DEM. Aí a hierarquia partidária foi para o escanteio.

Revendo a paisagem política potiguar é importante que se registre: Toda semana Rosalba e Carlos Augusto viajam a Brasília. Semana sim, semana não José Agripino desce em Natal. Mês sim mês não visita Mossoró. Os celulares e outros aplicativos dos três não funcionam ou estão desligados, como os mistérios dos mares da Malásia.

Falando fino
De Dora Kramer, em sua coluna do Estadão:

– A semana passada começou com o Palácio do Planalto falando grosso e terminou com o governo falando fino para tentar conter a rebelião liderada pelo PMDB em sua base de suposto apoio do Congresso.

– Na versão do departamento de propaganda oficial, o embate seria ótimo para a presidente Dilma Rousseff, que teria oportunidade de mostrar-se à opinião pública mais uma vez inflexível às demandas fisiológicas dos políticos, uma categoria em franca decorada de imagem.

– Na realidade, o governo viu-se obrigado a chamar os partidos menores da aliança para negociar caso a caso, cargo a cargo suas demandas fisiológicas a fim de tentar esvaziar o movimento dos rebeldes. O que a presidente ganhou com isso, além de uma derrota humilhante? Absolutamente nada, uma vez que não poderá levara seu gesto de inflexibilidade à massa.

– Nele, do total de 11 a 13 minutos dos quais poderá dispor se conseguir reeditar a aliança na última eleição, algo em torno de quatro minutos pertencem ao PMDB. Evidentemente estará impedida de atacar o aliado nessa tribuna.

Chuva
No acumulado de três dias (de 14  a 17) a Emparn registra chuvas em mais de 90 municípios. A maior chuva foi em São Rafael, no Oeste, 100 milímetros, seguida de Mossoró, 80, Portalegre, 71, Umarizal, 59, Viçosa, 49, Coronel João Pessoa, 46, Luís Gomes, 44, Campo Grande, 43, Baraúna, 40.

No Seridó, as melhores chuvas foram em Jardim de Piranhas, 44, São Fernando, 31, Cerro Corá, 13.  No Agreste: Vera Cruz, 26, Ielmo Marinho, 23, Serra de São Bento, 21, Jaçanã, 19, Santa Maria, 18, Passa e Fica, 17, Boa Saúde, 16, São Pedro, 15.  Na região Leste: Natal, 49, Baía Formosa, 38, São José de Mipibu, 34, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, 22, Canguaretama e Senador Georgino Avelino, 22, Parnamirim e Baía Formosa, 20.

Amanhã, 19, é o Dia de São José.

Do Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado inaugura sexta-feira, 21, as novas instalações do seu edifício sede da avenida Alexandrino de Alencar, no Alecrim. Às 18h30.

Inflação
Deu, logo cedo, na CBN: “Mercado eleva a projeção de inflação em 2014 para 6,11”. Era de 6,01, na penúltima pesquisa da Focus para o Banco Central.

Arte
O artista plástico espanhol, Manoel Blas está expondo suas ‘Poéticas do Corpo’ na galeria Conviv’Art, da UFRN. Vai até o dia 28, das 9 às 17 horas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas