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“Natal está garantida na Copa”

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Em entrevista concedida ao Programa Esportes em Debate, que vai ao ar neste domingo a partir das 7 horas e será reprisado às 14 horas, na Rádio Globo Natal,  o secretário da Secopa Demétrio Torres rebateu as recentes criticas aos projetos da cidade realizada por uma emissora de TV, destacando o material como direcionado, agressivo e sem cunho informativo. Ele disse que os projetos do acesso ao  aeroporto de São Gonçalo devem ser iniciados no próximo mês e que dentro de mais 90 dias deve ser expedida a ordem de serviço para o início das intervenções na avenida Engenheiro Roberto Freire. Quanto a recente visita realizada pelos membros da Fifa a Natal, Demétrio confidenciou que um engenheiro suíço que visitou a cidade pela primeira vez, deixou escapar que a capital potiguar está quase pronta para receber a Copa, devido a excelente localização do seu estádio. Veja os trechos mais importantes da entrevista agora.
Demétrio Torres, secretário da Secopa
De zero a dez, qual a possibilidade dessa Copa não vir para Natal?

Posso afirmar que é zero, não existe essa possibilidade. Alias, antes da demolição do Machadão e do Machadinho eu já havia dito isso aqui numa entrevista anterior. Existe aqueles que não querem entender ou que fazem questão de não entender esse processo justamente porque são contra. Mas são poucos, o número de descrentes está diminuindo, a cada dia as pessoas estão entendendo mais como funciona tudo isso.

Qual a situação atual do projeto da Arena das Dunas?

A situação de acordo com o último relatório, feito no dia 29 de fevereiro, nós já temos 20,56% do projeto realizado. Esse número faz com que a gente possa afirmar que nos encontramos a frente daquele cronograma que acertamos com a Fifa.

Então porquê vez por outra, vem alguém mesmo da Fifa e diz que Natal está com cronograma atrasado?

Na verdade existiu isso na última visita do secretário-geral da entidade ao Brasil, mas depois a própria Fifa tratou de corrigir a informação fazendo uma ligação para mim, dizendo que o problema deveria ter sido de tradução ou entendimento da informação. O nosso contrato com a empresa é para demolição do Machadão, de toda estrutura de entorno e a construção da Arena das Dunas. E as pessoas que acompanham a Fifa colocaram esses percentuais isolados, Jerôme Valcke teve acesso apenas ao relatória da construção da arena e, por isso, disse aquilo. Eles foram corrigidos de pronto pelo pessoal do Comitê Organizador Local e como a declaração teve uma conotação ruim, nos pediram para evitar tocar no tema. Ou seja, ele falou coisas que não deveria ter falado.

O que significa um empreendimento desse tipo para uma cidade como Natal?

Aqui onde o nosso forte é o turismo, a Copa com certeza é muito mais importante para gente do que para São Paulo, por exemplo.

Fora a Arena das Dunas, qual legado essa Copa poderá deixar para Natal?

Existe os legados objetivos e subjetivos. Vou começar falando sobre os subjetivos. Natal hoje está sentando na mesma mesa que as principais cidades do país. Só isso tem um significado muito importante e em função disso já conseguimos várias coisas para nossa cidade. Como por exemplo o aeroporto de São Gonçalo, que passou a ser uma prioridade do Governo Federal depois da Copa, a Prefeitura do Natal conseguiu também, a fundo perdido, o empenho de R$ 126 milhões para trabalhar na drenagem. Aquele túnel projetado pelos melhores profissionais de engenharia da nossa terrinha para escoamento da água da nossa cidade agora terá condições de sair do papel. Outro legado são as obras de mobilidade  que nós estamos conseguindo e que somando as verbas destinadas ao Estado e a Prefeitura chega próximo dos R$ 800 milhões. Outras cidades, até maiores que Natal, não estão conseguindo isso.

O quê de concreto existe sendo realizado na área de mobilidade urbana em Natal?

Primeiro vou separar por matriz de responsabilidade por ente federativo: o que pertence a prefeitura, o que pertence ao estado e aquilo que é responsabilidade do Governo Federal. A parte federal é tudo aquilo que se refere a portos e aeroportos, nossos aeroportos um está em reforma e outro em construção. Com relação ao Porto o processo natalense está em fase de licitação para o terminal de passageiros. Da responsabilidade do estado são as obras da Engenheiro Roberto Freire, do prologamento da Prudente de Morais e as vias de acesso ao novo aeroporto.  Até o fim do mês estaremos assinando com o Governo Federal o empréstimo para conclusão de todas essas obras, que somam R$ 300 milhões. A Prefeitura do Natal possui R$ 230 milhões assegurados, conseguiu um pouco mais de verbas para trabalhar nas ruas que serão usadas como desvios para execução dos  serviços dos projetos da Copa, isso é muito importante. Temos de criar opções antes de interditar o viaduto da Urbana, isso tudo vai ficar para cidade como legado. Também serão liberados recursos para Educação, Saúde e Segurança em função da Copa, recursos bem significativos. Nós receberemos novos helicópteros, a Saúde terá novos equipamentos e vamos trabalhar na formação das pessoas. Tudo isso é legado.

Porque o natalense é tão desconfiado em relação a Copa do Mundo? Porque ainda não há aquele entusiasmo nas pessoas?

Essas pessoas devem ter uma coisa que considero como legado meu: confiança. Eu aprendi a acredita ainda mais nas coisas com essa questão da Copa. Mas tudo pelo fato dos exemplos bons que pude ler e ver sobre o tema. Aquela coisa de pensar que por sermos nordestinos tudo é mais difícil e de que qualquer coisa nos atende, temos de acabar com isso gente! Vamos mostrar que nós somos competentes também. Asseguro a vocês, durante essas reuniões das quais participamos junto com todo esse pessoal, que Natal não fez feio nenhuma vez. Erros a gente comete, mas não interfere em nada no fato da gente acreditar em nossas forças. Digo mais, o Comitê Organizador Local trata todas as cidades da mesma forma, apenas como cidades-sede, até a colocação na mesa é disposta por ordem alfabética, a hora de falar também. Isso serve para deixar claro que ninguém é mais importante que ninguém. O tempo que nos é concedido é o mesmo que para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e os demais estados.

O senhor poderia descrever os bairros e quais são as ruas em que nós teremos melhorias?

O prologamento da Prudente de Morais é importante poque vai minimizar o que eu chamo de sangria desatada na BR-101, que é ali na Maria Lacerda Montenegro. Essa semana o Estado do RN trouxe para si o chamado Pró-transporte, que é um projeto importante e que vai auxiliar em outra sangria desatada que é o gancho de São Gonçalo do Amarante. As obras de mobilidade da prefeitura vão melhorar a condição de você chegar ou sair da Zona Norte pela ponte velha, com passarela e uma série de outras intervenções. Das outras soluções, a da Engenheiro Roberto Freire é fundamental. É um projeto caro e que efetivamente irá resolver o acesso ao bairro mais populoso da Zona Sul e será outro legado. Já o acesso ao aeroporto de São Gonçalo é fundamental porquê nós teremos um aeroporto novo, com a maior pista da América do Sul, com condições de receber os aviões mais modernos, ao qual temos de ter um acesso fácil tanto pelo lado Norte quando pelo lado sul da cidade.

Por que essas obras estão demorando tanto a iniciar, não vem dai a desconfiança dos natalenses?

No projeto de mobilidade Copa os contratos de financiamento só serão assinados no final desse mês. Esse foi o tempo que se consumiu para formulação dos projetos e para trabalhar a liberação das obras nos órgãos competentes. Faltam apenas a liberação dos recursos para iniciarmos as obras de acesso ao novo aeroporto, ele já está com projeto executivo contratado. No caso de Ponta Negra, o processo de licitação será iniciado tão logo haja a garantia dos recursos, com mais 90 dias acredito que termos também a liberação da ordem de serviço para o projeto da Roberto Freire. Na Prudente de Morais, com recursos próprios, nós iremos tocar a obra normalmente.

Quanto a Arena das Dunas, o que está sendo realizado?

Neste momentos estamos  executando como serviço principal as fundações. Nós estamos cravando 3.300 estacas, das quais 1.800 já foram  cravadas. Já iniciamos os blocos de ancoragem e os pilares que são moldados no local. Essa é a fase que ninguém vê, por quê é para baixo e que é uma das etapas mais lentas de todo o processo. Os trabalhadores injetam concreto numa estaca, têm de esperar que ele solidifique, chegue na resistência desejada, depois se faz os ensaios e esse tempo não pode ser ganho.

O que o secretário tem a falar sobre as matérias da ESPN, dizendo que o Arena das Dunas estava sendo construída em cima de areia movediça?

Essa parte para mim foi a melhor, pois ao terem arranjado uma areia movediça para Natal, as denúncias realizadas pela emissora perderam toda credibilidade. No meu entendimento foi um tiro no pé, a entrevista que eles fizeram comigo teve um tom agressivo, onde podíamos perceber claramente que eles estavam a serviço de alguém e talvez por isso, a repercussão em Natal terminou sendo favorável a posição do governo. Todos verificaram que aquele nível de entrevista não merecia a menor credibilidade. Eles disseram ainda que nós estávamos executando a obra do estádio sem as licenças ambientais. Ora, isso não poderia acontecer nunca, já que ninguém hoje no país pode iniciar qualquer grande projeto sem as licenças ambientais. Nossos projetos foram liberados em todas as instâncias e se faltasse algo não conseguiríamos a liberação dos recursos junto ao BNDES.

As pessoas contrárias a demolição do Machadão e a construção do novo estádio, dizem que a Arena das Dunas irá se tornar um elefante branco. Qual a visão do senhor sobre isso?

Essa é outra coisa que não é verdade. Primeiro porquê se trata de uma arena multiúso, não servirá apenas para se jogar futebol. Segundo por quê o processo de contratação da empresa não deixa de ser um elemento para estimular o nosso futebol. Pois a empresa que vai gerir a arena, irá fazer a custo zero e precisa ter gente dentro do estádio. Até os jogos pequenos vão interessar, pois eles precisam ter gente para movimentar os 16 restaurantes que serão instalados, para comprar nas lojinhas e para tudo mais. Certamente teremos gente lá por que vamos dar segurança e conforto aos torcedores, cuja falta contribuiu bastante com a redução do interesse da nossa sociedade pelo futebol.

Qual a grande diferença do estádio de Natal para os estádios das demais cidades-sedes?

Em Natal a Arena das Dunas ficará no centro geométrico da cidade, encravado no meio de um bairro considerado de classe média alta, com todas as  condições de transporte e de segurança. Próximos dos hospitais, dos hotéis e do aeroporto. Nós temos um diferencial bastante significativo que, aliás, na última visita realizada pelos membros da Fifa a nossa cidade, um engenheiros suíço que nos visitou pela primeira vez, nos disse que Natal estava quase pronta para Copa. Porque ele disse isso? Pelo fato do lado sul da nossa arena, na BR 101, passam 70% das nossas linhas de ônibus, do lado norte, que é a Prudente de Morais, temos a segunda maior avenida da cidade. No lado leste, a Lima e Silva, tem uma pista com 30 metros de largura. Nenhuma outra arena tem uma localização desse tipo.

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