quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Natal, Recife, África do Sul…

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

O assunto é manchete do portal www.espn.com.br: no Nordeste, cidades da Copa são muito mais violentas que a África do Sul em 2010. Reportagem feita por Paulo Cobs, da ESPN mostra que, se havia receio de que a África do Sul aumentasse sua violência durante o Mundial, hoje há muito mais medo no Brasil. Os estados do Nordeste foram os mais ágeis para erguer os estádios, com exceção do Recife, mas não fizeram o dever de casa  aproveitando a competição e deixar o legado de segurança para seus habitantes, a ponto de, hoje, a África ser um oásis de segurança quando em comparação com os índices de Natal, Fortaleza e Salvador. Os números brasileiros são alarmantes e próximos aos divulgados pela ONG mexicana do Conselho Cidadão para Segurança Pública. Os números têm mostrado que duas sedes nordestinas superam a violência  sul-africana. Em Natal foram 66.6 assassinatos para cada mil habitantes em 2013, mas em Salvador chegaram a 47, Manaus 42.5. A violência no Nordeste correu a mil por hora. No já distante 1918, em todo Rio Grande do Norte houve apenas um assassinato…

POIS SIM
…A frase vem do tempo de Sansão e Dalila, quando um boêmio romântico, num rasgo de  deslumbramento  declarou que “em mulher não se bate nem com uma flor …” Não há dúvida de que, hoje muitos iriam lhe dizer que isso é passado. Veja aí a ex-praticamente de jiu jitsu, agora está invicta no estilo MMA The Ultimate Fighter (TUF), a mossoroense Claudinha Gadelha, com 11 lutas e 11 vitórias. Tem a paraibana Beth Pitbull, atualmente radicada em Natal.

Durma-se …
O folclórico Neném Prancha, quando dizia que  “o futebol é uma eterna caixinha de surpresas, se comprova a cada dia. Alguém poderia esperar que o time do Horizonte/CE derrubaria o Fluminense, sem apelação?  Poucos dias antes, o mesmo Horizonte havia sido goleado pelo Guarany por 5×1 e, logo depois, pelo Ceará também por 5×1. Aí, valendo a Copa do Brasil, enfia três bilocas no Flusão. É bom lembrar que o Tricolor carioca jogava com três ex-seleção de Filipão, que são Fred, Diego Cavallieri e Renan.

Ninho virou alçapão
Apesar de ser um estádio alugado, uma iniciativa elogiável de Antony Armstrong, para os alecrinenses o antigo estadinho do São Gonçalo FC está se transformando em alçapão do “Periquito”, mascote que vem dando sorte. Ao derrotar o ABC, domingo, o Verdão chega aos 20 jogos no ninho e apenas uma derrota – 1×0 diante do Potiguar de Mossoró, não tendo ainda perdido para qualquer clube da capital. A última vitória do Alecrim sobre o ABC havia acontecido em 2006.

Cana de açúcar x Rapadura
Segundo o blog do E.T., na Arena das Dunas aconteceu o duelo dos açucarados, de um lado a rapadura de Japecanga x caldo de cana de Ceará-Mirim. No final, com tanto açucarado aconteceu a vitória dos vermelhos, após os 90 minutos o marcador mostrava Rapadura 2 x 0 Cana de açúcar. Segundo ainda  E.T. o ABC está com o trio Zé de Paiva, Zé Teodoro e Zé do Carmo, querem mesmo transformar o ABC num Zé Mané.

TRISTEZA
Em meio a uma crise técnica e até revolta de um grupo de abecedistas dispostos a depredar o “Frasqueirão”, surge ainda por cima a má notícia de que o líder da torcida alvinegra, no passado – Adiel de Lima faleceu. Adiel vinha desde o “Juvenal Lamartine, ainda  um jovem entusiasta, espírito de líderança, duelava com os americanos do lado da arquibancada de madeira do “Juvenal Lamartine”. Nos jogos do ABC contra o RAC, do outro lado ficava o líder da torcida naval, “Senta a ripa”.

TRISTEZA (2)
Durante mais de  30 anos, Adiel comandou a maior torcida do Alvinegro, nos clássicos ABC x América a disputa era pra saber quem colocava mais torcedor abecedista no “Frasqueirão” (primitivo espaço do Castelão) e os americanos na outra metade da arquibancada. Já adoentado, Adiel reclamava o fato de ser sócio-proprietário do ABC e não ter direito a desconto nenhum  na hora de entrar.  Quando ainda muito jovem, auto-intitulava-se de “rei das empregadas domésticas”.

REPÚDIO
A diretoria do ABC  FC publica nota oficial repudiando a atitude de alguns falsos torcedores que invadiram o complexo esportivo do clube, depredando e causando prejuízos à agremiação. O clube reconhece e compartilha com os maus resultados obtidos no Estadual, mas condena gestos de protestos como esse ocorrido domingo, enquanto a equipe enfrentava o Alecrim FC no campo do adversário.

GOLAÇO

Foi tão bem trabalhado o gol de Arthur Maia, contra o Globo que, parece até que os adversários preferiram admirar a jogada, esquecendo que podia dali sair um gol. E saiu.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas