quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Natal registra dois casos de transmissão de Raiva por morcegos

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (8) a confirmação sobre dois casos de Raiva registrados em Natal através de transmissão por morcegos. O Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro do Controle de Zoonoses disse que os casos positivos foram registrados nos bairros de Ponta Negra e Neópolis. A SMS diz que está agindo para evitar proliferação da doença e pede que a população tome cuidados.

De acordo com a SMS, o risco da transmissão de Raiva de morcego para humanos e animais de estimação existe devido à proximidade desses animais às residências. A situação epidemiológica da Raiva em Natal não é diferente da situação do Brasil, que apresenta aumento no número de pessoas atendidas pelo serviço de saúde devido a contatos ou agressões por morcegos.

A Raiva é uma grave antropozoonose que causa um quadro de encefalomielite infecciosa aguda e fatal, podendo acometer todos os mamíferos. Seu agente etiológico é um vírus pertencente à ordem Monegavirales.

A principal via de transmissão da Raiva é o contato com a saliva contaminada de um animal doente, mais comumente através de lesão da pele do indivíduo, uma vez que o vírus não penetra pela pele íntegra. O modo mais comum de transmissão é a mordedura, mas o contato do vírus com soluções de descontinuidade da pele ou com membranas nasal, bucal ou ocular também são importantes.

Dentre os diversos reservatórios, os morcegos listam como os principais transmissores da Raiva no Brasil, inclusive os que não se alimentam de sangue devem ser considerados pela sua crescente participação no chamado ciclo aéreo da Raiva.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que está atenta e tomando todas as providências cabíveis e solicita da população atitude de vigilância, comunicando pelo telefone do plantão das Epizootias, 3232-8238.

Confira os sintomas de animais com Raiva:

Sintomas da Raiva no cão – O animal demonstra alterações sutis de comportamento, anorexia, esconde-se, parece desatento e, por vezes, nem atende ao próprio dono. Nessa fase ocorre um ligeiro aumento de temperatura, dilatação de pupilas e reflexos corneanos lentos.

Sintomas da Raiva no gato- Em consequência das próprias características dos felinos, o primeiro ataque é feito com as garras e depois com a mordida. Devido ao hábito dos felinos se lamberem constantemente, as arranhaduras são sempre graves. Considerar os seguintes diagnósticos diferenciais para raiva felina – encefalites, intoxicação e traumatismo cranioencefálico.

Raiva em morcego – Deve-se ressaltar que o morcego tem hábito noturno e é considerado suspeito de estar infectado com o vírus da raiva quando for encontrado em horário e local não habitual, como por exemplo, caído no chão durante o dia ou à noite.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas