segunda-feira, 13 de maio, 2024
31.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Natal sedia etapa da Olimpíada de Robótica

- Publicidade -

A capital potiguar sedia, hoje, 23, e amanhã, 24, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2014. A competição acontece no prédio da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) das 8h às 18h.

A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. No RN, as equipes de estudantes e professores de escolas públicas e privadas disputam o título estadual na modalidade prática. A prova consiste em construir e programar um robô bombeiro que deve vencer obstáculos para salvar vítimas em um prédio em destruição. Os vencedores representarão o estado na final nacional, que acontece em São Carlos (SP) no mês de outubro.

De acordo com o coordenador local da OBR, o professor da UFRN Aquiles Burlamaqui, mais de 100 equipes disputarão o título estadual, demonstrando que o interesse pela Robótica no RN tem crescido a cada ano. “No ano passado, tivemos 60 equipes, neste ano são mais de 100. O interesse pela Robótica só tem crescido no RN. Já somos o quarto maior estado em número de participantes da prova prática no país”, comemorou o professor.

Mostra de Robótica
Além da competição tradicional, o evento traz uma novidade: a realização da I Mostra de Robótica dos projetos de pesquisa do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da ECT-UFRN, que ocorre no mesmo local, dias e horários da OBR.

Realizada pela OBR-RN juntamente com a UFRN, a mostra abrange demonstrações de robôs ecológicos, robôs que repetem movimentos humanos, ambientes imersivos de realidade virtual, entre outras atrações. “Essa é mais uma oportunidade de demonstrar a força da Robótica no RN e o que está sendo desenvolvido no LAR. São projetos muito interessantes e estamos apenas no início”, destacou Burlamaqui.

Modalidades

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da Robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A Olimpíada possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gera a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Mais informações no site: www.obr. org.br/.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas