quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Natal tem 50% a menos de fumantes

- Publicidade -

Dados do levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2014 (Vigitel) mostra que o número de fumantes em Natal caiu quase pela metade entre 2006 e 2014. De acordo com o Vigetel, divulgado nesta semana, 7,6% dos natalenses são fumantes. Em 2006, eram 13,9%. Hoje, apesar de estar abaixo da média nacional, que é de 10,8%, a capital potiguar empata com Fortaleza em terceiro lugar dentre as capitais do Nordeste. Acima estão Recife, com 10,3% e João Pessoa, com 8,4%. São Luís, com 5,5 % e Aracajú, com 6,6% são as cidades com menor percentual de fumantes no nordeste e no Brasil.
Este ano, a campanha nacional "Parar é Possível! Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro Planeta" começa a partir da próxima semana
No país, foi registrada uma redução de 30,7% no número de fumantes, desde 2006, quando 15,6% dos brasileiros declararam-se fumantes. Dentro da Semana Campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, uma série de atividades marcam, em todo o país, o Dia Mundial Sem Tabaco, que é celebrado neste domingo, dia 31 de maio. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove ações nos dias 1 e 2 de junho, por meio do Ambulatório de Prevenção e Tratamento ao Tabagismo, Álcool e outras Drogadições (APTAD).

A ação, que será realizada na Unidade Básica de Pirangi, trás como tema “Parar é Possível! Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro Planeta” e pretende alertar a população sobre os malefícios ocasionados pelo tabagismo. A coordenadora do APTAD, Rejane Rhilma Nunes, destaca a importância das atividades direcionadas a saúde do trabalhador realizadas pelo ambulatório, “Recebemos pacientes de todo o Estado, do interior a Grande Natal, de diferentes classes sociais e acompanhamos de perto todas as fases do tratamento”.

Em Natal, o Dia Mundial Sem Tabaco será marcado pela campanha que mobilizará a população fumante e não-fumante. “A ideia é alertar e sensibilizar a população para os malefícios do tabaco e a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo”, explica Rejane Rhilma Nunes, coordenadora do Ambulatório.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano e ele também pode ser relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão. Estima-se que em 2015 mais de 27 mil novos casos desse tipo de câncer devam surgir e pode chegar a matar 8 milhões de pessoas até 2030.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada também pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, revela que 73,1% das pessoas que tentaram parar de fumar conseguiram tratamento. Entretanto, o cigarro ainda contribui para 25% das mortes por anginas e por infartos do miocárdio, 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar.

O evento contará com atividades lúdicas, danças, exposições de banners, aferição de pressão arterial e reflexão sobre o tema na unidade Básica de Pirangi a partir das 7h30.

Controle
O Brasil ratificou, em 2005, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional de saúde pública da OMS que tem como objetivo reduzir o consumo de derivados de tabaco. Uma das medidas preconizadas no tratado é o aumento de preços e impostos sobre os produtos de tabaco, associado a medidas para eliminar o mercado ilegal desses produtos. O Protocolo para eliminar o mercado ilegal de produtos de tabaco está vinculado ao artigo 15 da Convenção-Quadro e foi negociado pelos países-membros durante cinco anos. O objetivo é eliminar o mercado ilegal de produtos de tabaco por meio         de um pacote de medidas a serem adotadas pelos países em cooperação. O Protocolo entrará em vigor quando 40 países completarem o processo de ratificação. Por enquanto, apenas oito países ratificaram o protocolo. No Brasil, o Protocolo está em tramitação no Executivo para seguir para a ratificação no Congresso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas