quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Natalense fica sem serviços do Procon

- Publicidade -

Os respingos da medida do prefeito em exercício, Paulinho Freire, de desativar secretarias da atual administração atingiram o consumidor de Natal. Uma média de 400 atendimentos mensais deixarão de ser feitos com o fechamento do Procon Municipal, além da realização das já tradicionais pesquisas preço. Com a medida, consumidores contarão apenas com a estrutura do Procon Estadual, reconhecidamente é precária. De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai responder pelas atividades do Procon Municipal.

Para o diretor da assessoria técnica,  Elias Silva, a medida desrespeita o consumidor. “É uma falta de sensibilidade politica e de compromisso com a população”, dispara. Elias ainda não sabe como funcionará os atendimentos. “Não fomos comunicados”, afirma.

Além dos atendimentos padrão, o Procon Municipal realizava regularmente um serviço de pesquisa de preços (cesta básica, combustíveis, ovos de páscoa, pescado, mercadinhos, mensalidade e material escolar, produtos natalinos e bancos), segundo Elias Silva, de interesse geral. “A população vai perder já que o Procon Estadual não dá conta. Perde mais uma possibilidade de resolver conflitos nas relações de consumo e um instrumento de pesquisa”, afirma. A pasta funcionava há 18 anos com estrutura enxuta, formada por cerca de 30 pessoas, entre cargos comissionados, estagiários e funcionários cedidos.

Estadual

O coordenador-geral do Procon, Araken Farias, reconheceu a carência de funcionários e precariedade de estrutura física do prédio do órgão no bairro da Ribeira em entrevista a TRIBUNA DO NORTE no mês passado. Uma média entre 30 e 40 pessoas são atendidas na unidade da  Ribeira.

Farias destacou que muitas pessoas procuram a unidade da Ribeira e esquecem das outras áreas de atendimento. O Procon Estadual também atende nas Centrais do Cidadão da Zona Norte e do Shopping Via Direta. Outra alternativa é o Procon Legislativo, instalado em dezembro pela Assembleia Legislativa. De acordo com o coordenador, Dari Dantas, a demanda é crescente e o órgão já se consolidou no seu propósito. Questões ligadas a telefonia móvel e fixa e a planos de saúde lideram as reclamações. O Procon Legislativo funciona na Rua Jundiaí, 481, em Tirol e atende ao público das 8h às 12h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas