quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Navio veleiro Cisne Branco chega hoje a Natal

- Publicidade -

O Navio Veleiro Cisne Branco suspendeu do Rio de Janeiro no dia três de abril para realizar uma viagem de instrução e representação pelas regiões norte e nordeste do país, chegando a Natal nesta terça-feira (10). O navio aberto à visitação pública gratuita, nestas quarta-feira (11), quinta-feira (12), no sábado (14) e no domingo (15), entre as 14h e 18h. 

 O navio

A Marinha do Brasil incorporou seu navio veleiro, uma galera de três mastros, em 4 de fevereiro de 2000. Batizado Cisne Branco, teve sua construção baseada nos projetos dos últimos “Clippers” do século XIX. Foi construído em Amsterdã, Holanda, sobre a supervisão da Marinha Brasileira. Com 76 metros de comprimento, 32 velas e 52 tripulantes, tem capacidade de embarcar até 31 tripulantes em treinamento.

A concepção de construção e emprego de um navio de treinamento mudou consideravelmente, principalmente devido aos avanços de tecnologia e sofisticação nos navios de guerra. Os navios veleiros “Guanabara”, até 1962, e “Almirante Saldanha”, até 1964, foram os últimos que navegaram com a bandeira brasileira.

O Navio veleiro Cisne Branco chega hoje a NatalO Cisne Branco foi construído baseado na ideia de que tivesse sistemas de tecnologia avançada, realizando, porém, todas as manobras de convés e vela, exatamente como ocorriam no século XIX, mantendo assim as mais antigas tradições de marinharia. Laboram suas velas cerca de 18 km de cabos, manobrados, manualmente, em trabalho de equipe, faina de elevado conteúdo profissional que preserva as antigas tradições dos heróicos e históricos veleiros.

Em 2000, o Cisne Branco participou das comemorações relativas aos 500 anos de descobrimento do Brasil, realizando a travessia do Oceano Atlântico exatamente como Pedro Álvares Cabral havia feito. Além de ser um dos motivos para a sua aquisição, foi um bom exemplo de como o navio pode ser utilizado para desenvolver e promover as tradições navais brasileiras.
Grandes eventos náuticos ocorrem freqüentemente em diversos países ao redor do mundo. Tais eventos têm a capacidade de reunir grande parte da comunidade marítima internacional. A participação de um navio de época, como o Cisne Branco, proporciona ao Brasil uma ótima oportunidade de mostrar a cultura brasileira, tradições e capacidades da Marinha.

O Cisne Branco também é utilizado para o treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os Aspirantes da Escola Naval. Também podem embarcar alunos das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
Apesar de toda a tecnologia empregada na Marinha moderna, a essência da marinharia continua a ser requisito fundamental para aqueles que têm o mar como ambiente de trabalho. A bordo do Cisne Branco, as mais diversas atividades relativas à vida no mar são desenvolvidas. Manobras de vela, tarefas nos conveses, navegação e marinharia são algumas delas. A constante interação com a natureza ensina aos tripulantes em treinamento a respeitar o mar e, também, lhes dá a confiança que só os que já o enfrentaram podem ter. Os exercícios de subida na mastreação exercitam a capacidade de vencer desafios e reforçam a auto-estima. Os trabalhos nos conveses e as fainas nas vergas ensinam o valor do trabalho em equipe e a importância em desenvolver a confiança no companheiro. O Cisne Branco é um veleiro completo, que contribui para o endoutrinamento dos homens do mar.

 Características do navio

Comprimento Total:  76,0 m / 249 pés
Boca (largura):  10,5 m / 34,5 pés
Calado:  4,8 m / 15,7 pés
Altura do Mastro Grande:  46,4 m / 152,2 pés
Deslocamento:  1.038 ton
Armação:  Galera
Área Vélica (máxima):  2.195 m2
Velas redondas:  15
Velas latinas:  10
Velas auxiliares:  6
Vela de mau tempo:  1
Velocidade máxima à vela:  17,5 nós (32 km/h)
Propulsão Auxiliar:  1 Motor Diesel 1001 hp
Velocidade máxima a motor:  11 nós (20 km/h)

Atualmente, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Renato Batista de Melo comanda uma tripulação de 9 Oficiais e 42 Praças.
O Navio Veleiro Cisne Branco permanecerá atracado em Natal até o dia 16, quando suspenderá com destino a Maceió.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas