sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Nobel ganha nova loja e privilegia autor potiguar

- Publicidade -

O mercado literário em Natal ganha reforço a partir deste sábado, com a inauguração de um novo endereço para interessados em garimpar livros e conhecer outros espaços. A Nobel Salgado Filho abre as portas para o público hoje, que terá ao seu dispor um catálogo com cerca de cinco mil títulos das principais editoras do país. Mas a estrutura completa dos 450 metros quadrados será totalmente disponibilizada até o mês de dezembro. Café, galeria de arte, espaço infantil e do autor potiguar, área externa e programação cultural para movimentar semanalmente o lugar estão nos planos do empresário e escritor Aluísio Azevedo Júnior.

O proprietário da livraria, Aluísio Azevedo, e Lígia Dantas, dona do café instalado no local: espaço também terá galeria e um memorialMEMORIAL E DESTAQUE

Aluísio informa que a nova franquia da Nobel chega para atender a crescente demanda, e que a principal intenção do negócio é se tornar um ponto de encontro de pessoas interessadas em literatura, artes visuais, música entre outras linguagens. “Como não estamos dentro de um shopping, queremos oferecer opções diferenciadas. Em breve, no primeiro andar, teremos auditório para 40 pessoas e um memorial com o acervo e os móveis de escritório que foram do meu pai”, disse o empresário, filho do historiador e acadêmico Aluísio Azevedo (1925-2005), que chegou a publicar 13 livros e ocupou a cadeira 30 da Academia Norte-riograndense de Letras. Segundo ele, a previsão é que esses espaços comecem a funcionar até o fim de 2011. “O café (Anita Caffé) e o espaço para exposições e lançamentos abrem pra valer na quinta-feira, dia 3”, garante – o estacionamento dos fundos, para 14 carros, também deve ser incorporado definitivamente à estrutura na próxima semana.  Autor de três livros, Aluísio Júnior enxerga a produção local de livros como algo “vibrante que merece ser destacada. Por isso, aqui  o autor potiguar estará na porta de entrada. ”, adianta ele. “Tenho três livros lançados, todos distribuídos nas principais livrarias de Natal, mas nem sempre encontro nas prateleiras – quando encontro estão lá no canto, escondidos com os outros potiguares”, justifica.

SELO LITERÁRIO

Entre os serviços diferenciados da loja, que não tem nenhuma relação com a outra Nobel em Petrópolis, está a criação de um selo próprio. “Nossa proposta é oferecer um pacote para autores que desejam publicar com praticidade: se eles chegarem aqui com o original temos como diagramar, revisar, editar, imprimir, lançar e vender – tudo a partir de parcerias já firmadas com gráficas e profissionais com experiência na área”, revela. Papelaria, gráfica rápida e acesso à internet fazem parte da gama de serviços.

A abertura da livraria significa a concretização de um sonho e o fortalecimento da ligação que Aluísio Júnior tem com a área cultural. O escritor acumula em sua bibliografia “Cheiro de café”, título sobre empreendedorismo; “Almíscar”, este de auto-ajuda, escrito para ajudar a superar a perda do pai; e o romance “Ubaia Doce”. E o quarto (“Intifada dos Pinholés”) já está pronto: trata-se de um novo romance com temática política e que poderá sair sob a chancela do selo Nobel Salgado Filho.

Em tempo: a rede de livrarias Nobel foi fundada no ano de 1943, em São Paulo, e é hoje a maior do Brasil com mais de 230 lojas, distribuídas por 110 cidades de 23 estados, em Portugal, Espanha, México, Angola e Colômbia.

Serviço

Abertura da Livraria Nobel

Salgado Filho,neste sábado.

Funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 19h, na avenida Senador Salgado Filho – Tirol (em frente ao Hospital Walfredo Gurgel).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas