terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Nordestinos cada vez mais distantes

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Cumpridos 21 jogos dos 38 previstos nas séries “A” e “B” significa dizer que são 25% das partidas já disputadas, aparecendo apenas o Ceará com boas chances de mais uma vez ganhar um lugar na série “A”. A esta altura do Campeonato Brasileiro, além do “Vovô” cearense, ainda têm possibilidade remota de subir para a “A” o Sampaio Correa ocupando  a 7ª colocação e o Náutico em 10º lugar com 31, o Santa Cruz tem 30, ABC com 28 é o que ainda pode pensar timidamente em alcançar o grupo de elite da série “A”, do qual está distante há um balaio de anos. A diferença de pontuação para o ABC chegar ao G-4 é de 11 pontos (39×28). Com estes números, chega-se à conclusão de que, para um clube nordestino chegar  à série “A” torna-se um objetivo bem distante. Na frente do Vasco e isolado no 3º lugar, o Ceará pode se animar e sonhar com a volta ao grupo de elite. Praticamente sem chance alguma está o Icasa, o mesmo que andou lá por cima em várias rodadas do ano passado. Ao América/RN cabe  fazer das tripas coração para não  cair, ainda pior por ser ano do centenário.

CBF aperta a imprensa
Em palestra durante a Copa do Mundo, o executivo da TV Globo, Marcelo Campos Pinto pedia que um dos legados da competição fosse adotar o padrão Fifa nos procedimentos nos campos de jogo. Em resumo, queria menos jornalistas em campo, privilégios para a emissora detentora dos direitos e fim dos atrasos. O objetivo era um gramado mais limpo, e maior  organização. A CBF atendeu à parceira neste início de setembro com novas normas para os jogos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, válidas a partir da próxima rodada, nessas última  quarta-feira. Está limitado o contingente de imprensa, foram estabelecidas regras de comportamento para técnicos, jogadores e repórteres.

CBF aproveita (2)
“É uma linha da Copa do Mundo. Foi tratada e desenvolvida em comum acordo com a Globo. “Eles mostraram a experiência que viveram no Mundial’’, disse o diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo, aos jornalistas. Ele não soube precisar quantas pessoas terão acesso ao campo em cada jogo. “Depende. Vamos ver, a experiência está começando. (ontem).”Os treinadores, por exemplo, serão obrigados a dar a escalação 60 minutos antes do jogo. Está proibida a comunicação entre jornalistas, técnicos e jogadores sobre lances polêmicos. Teoricamente, essa medida tinha como objetivo impedir que a arbitragem fosse pressionada após um time saber que foi prejudicado.

Mas a CBF aproveita (3)
A CBF negou a intenção. “É uma ordenação no comportamento’’, contou o dirigente Elíseo. O número de repórteres de rádio não detentores de direitos da competição foi limitado a 30, com 30 fotógrafos. Não serão mais permitidos técnicos de som. A exceção é para a Globo e Sportv, que compraram o Brasileiro e a Copa do Brasil. Haverá também restrição com pequenas entrevistas ao final do 1º tempo.

Voltam os hinos …
Apesar de poucos jogadores cantarem o Hino Nacional, incluído no programa de jogos oficiais, embora, no máximo, os jogadores cantam o hino, preferindo balbuciar, tocando os lábios como se realmente  cantam. A Globo terá prioridade nas entrevistas, que fará sem interferência de outros veículos. Os procedimentos aproximam o Brasil do padrão Fifa, mas não completamente já que repórteres não detentores de direitos não serão permitidos nos campos de jogo.

OS 160 DIAS DE OLIVEIRA
O futebol do mundo inteiro  já assistiu ascensão e queda de  centenas, talvez milhares  de técnicos, da mesma maneira como, num passado distante, viu  treinadores eternizarem-se no cargo. No Brasil, o recorde ainda é de Luiz Alonso, o Lula, com seus  mais de 10 anos dirigindo o Santos FC, os times fantásticos de Pelé, Coutinho, Mengálvio, Pepe, Gilmar , Clodoaldo e Carlos Alberto.

OS 160 DIAS (2)
A “vítima” mais recente é Oliveira Canindé, dispensado pelo América após a surpreendente derrota para o Oeste, na Arena das Dunas. Ele permaneceu no clube rubro durante 160 dias, aqui chegando em 16/03 para a vaga aberta com a dispensa de Leandro Sena. Oliveira ganhou 20 vezes, empatou cinco  e perdeu 14. Sua maior proeza foi golear o Fluminense  (5×2) em plena Arena Maracanã, além de levar o clube rubro às quartas de final da Copa do Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas