sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Nova luz para a psiquiatria

- Publicidade -

A criação da cintilografia cerebral lançou uma nova luz para a psiquiatria no que se refere à precisão de diagnósticos. Não existia até então um exame que revelasse de forma precisa o transtorno investigado — tal qual o raio-x para ortopedia, por exemplo.
O exame dura, em média, trinta minutos. Após ser injetada uma substância radioativa no sangue, aliada a um medicamento, o paciente é colocado no equipamento e as imagens surgem na tela
“Qual era o exame que o psiquiatra pedia? Aqui e acolá pedia um eletro para ver se era uma epilepsia, mas era muito pobre. Os psiquiatras não dispunham disso. Pedia-se uma ressonância para ver se tinha uma atrofia cerebral em alguns casos de Alzheimer… muito pouco. Uma imagem típica não existia”, avalia Roberto Jales.

Ele comenta o fato de o diagnóstico de certas doenças psiquiátricas levar anos para ser firmado, por existir uma simulação, altos e baixos, vários fatores geradores de imprecisão. “Esse exame pode antecipar esse tempo.”

Mesmo sendo saudada como algo pioneiro e bastante eficaz, a cintilografia cerebral, porém, não substitui a figura do psiquiatra ou psicólogo. Ela, na verdade, auxilia esses profissionais na hora de diagnosticar e de decidir quais tratamentos devem ser adotados, num espaço de tempo bem menor. “Costumamos dizer que a clínica é soberana”, afirma Jales.
Roberto Jales: Instrumento importante para diagnóstico preciso
Em sua rotina de consultório, o  médico diz receber pacientes encaminhados por psiquiatras, psicólogos, geriatras, para a realização do exame. “Muitas vezes o doente vem  com queixas inespecíficas; irritabilidade, insônias, dificuldade de relação com as pessoas, e aí o exame sinaliza para uma hipótese diagnóstica”, relata o médico.
#SAIBAMAIS#
Os exames começaram a ser realizados uma vez por mês, mas os pedidos foram aumentando e os procedimentos passaram a ser quinzenais. Hoje são semanais. “Geralmente a gente faz entre cinco e seis pacientes cada vez dessa. É preciso juntar os pacientes porque trabalhamos com uns kits importados. Uma psicóloga faz uma avaliação inicial, a gente dirige e logo depois imite um laudo.”

O exame propriamente dito dura trinta minutos em média, co o paciente na máquina. Mas há o tempo de espera após a substância radioativa ser injetada.

Roberto Jales esclarece que todos os planos de saúde cobrem a realização do procedimento. E que ele pode ser feito através do Sistema Único de Saúde (SUS), dependo de cada caso, da solicitação específica de um médico ou no caso de pessoas carentes.

Parkinson e crianças

Outra novidade sobre cintilografia em Natal é o seu uso para a detecção precoce do Mal de Parkinson. Ele pode revelar a doença antes mesmo que surjam os tremores característicos. Isso acontece quando há uma falta de 70% do neurotransmissor dopamina no núcleo base do cérebro. O exame aponta quando o dano ainda está nos 30%, de acordo com o médico. “Se for constatada a doença, dá para tratá-la desde o início, podendo cortar sua evolução”, comenta Roberto Jales. A Medicina Nuclear também vem sendo usada em Natal para auxiliar a pediatria, em casos psiquiátricos. O pediatra solicita a cintilografia quando há queixas familiares ou vindas da escola sobre comportamentos diferenciados, como diagnósticos de autismo ou déficit de atenção. “Entre cada dez pacientes, um é criança”, conta Jales.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas