terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Nova Orleans nos espera

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O intercâmbio entre músicos de Natal e Nova Orleans está cada vez mais sólido, e em meio a realização da quarta edição do projeto MPBJazz eis que se descortina a possibilidade do evento ganhar uma versão norte-americana em abril de 2015 – o MPBJazz NOLA (sigla que identifica a capital do estado da Luisiana, no Sul dos EUA). Essa é a ideia compartilhada pela produção local e pela equipe que trabalha no berço do jazz e do blues. “Por incrível que pareça é mais difícil conseguir apoio por lá do que aqui, mas se depender da vontade geral vai acontecer”, garantiu Mônica Mac Dowell, produtora executiva do MPBJazz. A cantora Valéria Oliveira e o multiinstrumentista Antônio de Pádua são os artistas do RN cotados para embarcar rumo aos Estados Unidos no próximo ano.
Influenciados pelo movimento musical de Natal, artistas de Nova Orleans que participam do MPB Jazz
Desde ontem, com a ocupação do Teatro Riachuelo, o evento vem promovendo o encontro de artistas de várias gerações do jazz norte-americano com artistas potiguares: nesta sexta (28), às 18h, no Espaço Cultural Ruy Pereira na Cidade Alta, o trio 504 Experience, formado por Mitchel Player (baixo acústico), Gerald French (bateria) e Todd Duke (guitarra), divide o palco com Maguinho Da Silva.

No sábado, às 16h, será a vez do público do Parque das Dunas conferir as performances da instrumentista Aurora Nealand, ao lado do também convidado Tom McDermott e do anfitrião Antônio de Pádua. A abertura da tarde musical está sob os cuidados da Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, de Acari. E para encerrar o MPBJazz 2014, a cantora Michaela Harrison faz show no domingo (30) na Cidade da Criança, às 17h, acompanhada por Valéria Oliveira e Jubileu Filho. Vale lembrar que todos os três shows são gratuitos.

“Participo desde o primeiro MPBJazz, e percebo uma progressão positiva: tanto no interesse do público quanto dos músicos. Tem muita gente querendo participar do intercâmbio”, destacou Mitchel Player, músico, produtor e principal contato do projeto potiguar em solo norte-americano. Mitchel reforçou a meta de promover uma edição em Nova Orleans no próximo ano e contou que decidiu largar seu segundo emprego em uma farmácia para se dedicar à música. “Fui influenciado por vocês aqui de Natal”, confessa.

Ele destacou que Natal e Nova Orleans “se parecem muito” nos quesitos gastronomia, música e clima. “Apesar da música ser um dos nossos principais produtos de exportação, os bares de Nova Orleans não cobram ingressos e não pagam cachê, por isso a dificuldade dos músicos viverem exclusivamente de música – a maioria tem outro trabalho”. O 4º MPBJazz conta com patrocínio da Cosern e do Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo.

RÁDIO MPB
A comitiva que desembarcou em Natal para participar da quarta edição do projeto MPBJazz também conta com a presença do radialista Dean Ellis, que comanda o programa “Tudo Bem” dedicado à musicalidade brasileira e veiculado aos sábados pela rádio WWOZ.FM (www.wwoz.org). Ele vai registrar todos os shows e gravar entrevistas tanto com artistas que estão vindo dos EUA como a turma local. “Toco de tudo, de funk carioca a MPB, de frevo, forró a rock e bossa nova. Mas o que mais me fascina é a poética da música mineira, do Clube da Esquina”, disse Dean em um português arrastado, mas sem vacilos.  Todo o material produzido aqui será veiculado na rádio ao longo do mês de dezembro e janeiro. “Próximo ano quero ver se volto com estrutura para transmitir os shows online”, planeja, garantindo que o MPBJazz NOLA, idealizado para o mês de abril de 2015. Dean contou que muitos brasileiros passaram a morar em Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina, em 2005. “Eles foram ajudar e acabaram ficando, muitos são nossos ouvintes”.

Bate-papo – Michaela Harrison
Cantora

Na lista dos grandes nomes da nova geração do jazz tradicional de Nova Orleans, a cantora norte-americana Michaela Harrison figura entre os artistas convidados que participam do 4º MPBJazz. Ela se apresenta neste próximo domingo (30), na Cidade da Criança, às 17h, ao lado de Valéria Oliveira e Jubileu Filho. O VIVER conversou com a artista, que fala muito bem português e é admiradora da música brasileira.

Quando surgiu seu interesse pelo samba e pela música brasileira?
Antes da minha primeira vinda ao Brasil, tinha uma amiga que era DJ de um programa de música brasileira em Washington. Através dela conheci Gal Costa, Caetano Veloso, Olodum, Clara Nunes, Carlinhos Brown, Paulinho da Viola, Marisa Monte, Alcione, Elis Regina, Dorival Caymmi… não tinha como não me apaixonar!

Você morou no Brasil e na África, sua música recebeu influência desses lugares?
Sem dúvida. Fiz intercâmbio no Quênia quando estava na universidade, passei um semestre estudando por lá, onde entrei em contato com a cultura, as tradições e a espiritualidade do povo local. No Brasil também passei outros seis meses, e logo na minha primeira visita, mas foi uma viagem de busca espiritual e musical. Já vim várias vezes depois disso e sempre faço shows quando estou aqui. Já vim uma vez como tradutora e outra como líder de um grupo de voluntários que trabalhou com crianças na Bahia. 

Quais as impressões que você tem do Brasil depois desse trabalho?
O Brasil é um país mágico, abençoado pela natureza, cheio de gente agradável, bonita e calorosa, mas também bastante complicado: já vivi várias experiências do racismo, por ser mulher e negra, algumas realmente apavorantes. Acredito na força da música para unir as pessoas e iluminar a humanidade, por isso considero meu trabalho como cantora muito importante nesse sentido.

Você já conhecia Natal? Qual a expectativa de voltar ao Brasil para cantar no  MPBJazz?
É minha primeira vez em Natal, estou animadíssima para o MPBJazz, vamos bombar!

E o que você irá mostrar para o público potiguar?
Vou cantar uma mistura de jazz, soul, blues, música brasileira e música mundial. É música do coração e da alma..

Serviço
Sexta (28), às 18h, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Bar de Zé Reeira, Cidade Alta) show gratuito com 504 Experience Trio e Maguinho Da Silva.  Sábado, às 16h, no Parque das Dunas show com Aurora Nealand, Tom McDermott, Antônio de Pádua e Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, de Acari. Ingresso R$ 1.  Domingo, às 17h, na Cidade da Criança, show gratuito com Michaela Harrison, Valéria Oliveira e Jubileu Filho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas