sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Nova rota é criada para segurança dos banhistas

- Publicidade -

Gabriela Freire – repórter

Uma relação complicada, mas que parece estar caminhando para um final feliz. Depois de anos marcados por discussões e mal entendidos, bugueiros da Praia de Jenipabu e poder público caminham, pela primeira vez, em anos, de mãos dadas em consenso sobre a ocupação da faixa de areia de um dos cartões postais mais explorados do litoral potiguar. É que os bugueiros profissioais mudaram, desde a semana passada, um pequeno trecho da rota do passeio turístico em prol da segurança dos banhistas. A medida foi tomada em conjunto com Associação dos Proprietários e Condutores de Bugues (APCBA), Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz, Secretaria de Turismo do RN e Companhia de Policiamento Rodoviário do Estado. A iniciativa, afirmam, é uma forma de preservar a imagem de Jenipabu.
#ALBUM-4076#
O fim de semana passado foi o primeiro regido oficialmente sob as novas regras. A partir de agora o bugueiro que trafegar na faixa de areia próxima a água em velocidade superior a média determinada entre 10km/h e 20km/h será notificado oficialmente. A nova trilha, que já existia e já era utilizada por vários condutores dos veículos de passeio nas dunas, fica na faixa de areia entre as casas de veraneiro e atrás das barracas. O único trecho onde os veículos ainda podem trafegar é o que fica mais próxima a duna principal da praia. Com isso a beira mar volta a ser dos banhistas, que agora poderão aproveitar o trecho sem grandes preocupações.

Para a advogada Luíza Amaral essa iniciativa é extremamente positiva. Veraneando pela segunda vez na praia, perdeu as contas de quantas vezes flagrou situações perigosas entre banhistas e condutores. “Hoje enquanto caminhava na praia percebi que já não tinha bugues trafegando perto da água. Mas em outras situações já vi bugues parando praticamente em cima de crianças que brincavam na praia”, recorda. O turista Armando de Souza também era só elogios. “Essa é a segunda vez que venho a Natal. Agora fica mais confortável”.

Essa intervenção no tráfego vem sendo discutida desde o mês de dezembro, quando as obras de urbanização da orla de Jenipabu começaram. De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz, Fábio Góis, a segurança dos banhistas e a manutenção da atividade turística precisavam ser asseguradas. “O objetivo é conseguir realizar tudo isso sem comprometer a obra que está em andamento. Com ela vamos sair dessa situação atual para melhorar a imagem do nosso cartão postal”, destaca o secretário.

No que depender do presidente da APCBA, Iveraldo Soares de Souza, e dos 120 credenciados, a nova norma será cumprida à risca. “Participei de todas as reuniões e sugeri a colocação de placas com a frase ‘Bugueiro Nota 10km/h’. Que é uma forma de elogiar e ao mesmo tempo lembrar da obrigação”, destaca. Para ele esse tipo de intervenção demorou a chegar em Jenipabu. “A praia merece isso. O progresso chegou por aqui há 20 anos e o progresso só está chegando agora”, frisa o também bugueiro com 23 anos de experiência. Para o secretário de Turismo do RN, Renato Fernandes, essa mudança demonstra a maturidade do setor turístico.

COMO VAI FUNCIONAR

* NOVA ROTA

Depois que descerem de Santa Rita, os bugues margearão a esquerda, a 15 metros do alinhamento das residências dos veranistas e 20 metros da faixa de areia de uso  dos banhistas, com controle de velocidade entre 10km/h a 20km/h em direção ao Rio Ceará-Mirim, até o acesso existente para a balsa. O trecho passa a ser de mão única. Os veículos que estiverem retornando trafegarão pelas ruas de Jenipabu.
* FISCALIZAÇÃO

A partir de agora, a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual vai fiscalizar se os bugueiros estão cumprindo a norma. O novo trecho receberá sinalização ainda esta semana. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Extremoz, Fábio Góis,  serão colocadas placas indicando  a velocidade recomendada e bandeirolas mostrando o novo caminho. A penalidade para o condutor do veículo que desobedecer a norma que acompanha os princípios da portaria 711/2007 é considerada média e gera multa de de R$ 127 com perda de quatro pontos na carteira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas