quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Novas ferramentas facilitam a preparação do vestibulando

- Publicidade -

As novas tecnologias nos tornaram consumidores vorazes de informação, ao mesmo tempo, que nos deram instrumentos poderosos para nos comunicar com quantas pessoas quisermos. E por que não usar tudo isso para melhorar a preparação para o vestibular, de forma mais descontraída?
Ellis Noro, do Contemporâneo:  Dicas no twitter e facebook da escola para melhorar o aprendizado
A utilização da internet como ferramenta pelo estudante que se prepara para o vestibular é, segundo a professora Ellis Noro, psicopedagogia e coordenadora pedagógica do Contemporâneo Colégio e Curso, sem dúvida, uma facilitadora de pesquisa e de possíveis confrontos de ideias e teorias, podendo assim aumentar o seu campo de conhecimento.

Hoje, a maioria dos vestibulares tem como proposta apresentar questões que levem o aluno a uma perspectiva de análise interdisciplinar. A abrangência e diversidade encontradas na internet, entretanto, alerta a educadora, podem levar o aluno a um caminho que não é o ideal para o preparo. Portanto, é fundamental que professores e alunos possam estar envolvidos para aproveitar desta ferramenta seu verdadeiro potencial de reflexão e crítica.

Como? As mídias sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e outros recursos como o Youtube, podem  ajudar a manter contato com pessoas que nem sempre são tão próximas. Isso pode facilitar o intercâmbio de vídeos, fotos e notícias com os alunos de outras classes. E mais, você pode usá-los para exercitar o conhecimento.

Os blogs, por exemplo, podem ser uma oportunidade para construir um texto lógico, analítico e criativo sobre determinado assunto de interesse mútuo. Escrever para um público do tamanho do mundo é um estímulo e um desafio a mais – diferente de escrever uma redação, que será lida somente pelo professor.

O microblog, o Twitter, é uma excelente ferramenta para desenvolver a habilidade de falar muito com poucas palavras, afinal o estudante terá que se esforçar para escrever de maneira clara, simples e concisa com uma quantidade reduzida de caracteres. O Twitter pode ser usado ainda como fórum de discussão, contribuindo para criar o senso crítico sobre assuntos atuais.

O aluno poderá ainda usar o site de vídeos, o Youtube, para pesquisar material multimídia sobre biologia, geografia, encontrar explicações e vídeos-aulas. É mais fácil aprender com a combinação de palavras e imagens que só com um dos dois.

Os professores podem criar um perfil no Facebook somente para seus alunos – a fim de não confundir a vida pessoal com a profissional – e debater. Na hora de fazer pesquisas escolares, a Wikipédia oferece busca rápida e verbetes bem organizados. Para pesquisa, não para “cola”.

Para Ellis Noro, é válida a participação em comunidades que abordam temas de vestibulares que apresentam questões interessantes, assuntos da atualidade, dicas de estudos e informações de cronograma de vestibulares do país inteiro.

Há também a possibilidade de se formar grupos de estudos online para debater determinados assuntos. “No site, twitter e facebook do colégio, procuramos estar sempre atualizando os nossos alunos acerca das informações importantes sobre os vestibulares, em especial o da UFRN. Com dicas e links com assuntos que possam colaborar para o aprendizado dos alunos”.

Ao utilizar a internet para estudar, a psicopedagoga recomenda evitar entrar em bate-papos, a não ser com o objetivo de discussão de ideias ou o esclarecimento de dúvidas. Ela reconhece que coibir a utilização de bate-papo nem sempre é uma tarefa possível de ser executada, considerando o contexto imposto pelas relações sociais entre os jovens. “O ideal é que o aluno que se encontra na fase pré-vestibular possa estabelecer um contrato consigo e com aqueles envolvidos neste desafio”, frisa.

Desta forma, a partir do envolvimento da escola com este aluno, melhores possibilidades podem ser conseguidas com esta tecnologia, na perspectiva de, efetivamente, configurar-se como instrumento para aprendizado, levando a um bom desempenho no vestibular.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas