sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Novas obras têm início em agosto

- Publicidade -

Daísa Alves
repórter

Novas obras de mobilidade devem ser iniciadas neste próximo mês. Será dado prosseguimento ao primeiro lote do PAC da Copa. O plano é reestruturar as principais avenidas entre a Prudente de Morais até a Ponte de Igapó. Vias como BR-226 (Av Industrial João Mota), Felizardo Moura, Napoleão Laureano. O projeto soma R$ 108 milhões de investimento. A responsabilidade da obra é da Secretaria Municipal Mobilidade Urbana (Semob).
BR-226: projeto prevê implantação de corredores exclusivos e semiexclusivos de ônibus na via
A primeira avenida a receber a intervenção foi a Mor Gouveia. Agora em agosto, os serviços se iniciam na avenida Industrial João Francisco Mota (BR 226). No trecho entre o KM 6 e o Viaduto da Urbana, está previsto a  manutenção do pavimento asfáltico da via; implantação de corredores exclusivos e semi-exclusivos de ônibus; abrigos de passageiros; e readequação das calçadas para acessibilidade.

Em seguida, a avenida com serviço será a Felizardo Moura, um trecho de aproximadamente 2 km. Segundo Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da Semob, nesta via ainda há dificuldades com as desapropriações. “Há dificuldades com o espaço para estrutura que planejamos, que necessitaria de desapropriações. Mas, estamos estudando para zerar isso, e não precisar retirar ninguém”, informa.

O objetivo da obra é dar manutenção às vias, reestrutura-las às necessidades dos motoristas e pedestres, além de dar maior fluidez ao trânsito.  O segundo lote do PAC da Copa se refere aos viadutos, túneis e passarelas no entorno da Arena das Dunas, com responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura. Com previsão de finalização ainda para este mês.

Outros corredores
Quatro principais corredores viários da cidade de Natal tem projetos para modificações, com recursos garantidos, mas falta a apresentação do projeto básico ao governo federal. Com recursos na ordem de R$ 104 milhões do PAC Grandes Cidades.

Deverão ser reestruturados os corredores que compreende as avenidas Salgado Filho/Hermes da Fonseca; Bernardo Vieira; Coronel Estavam e Rio Branco (desde o bairro de Planalto, até a Ribeira) e Coronel Mário Negócio.

Além das readequações das avenidas, com corredores exclusivos e semi exclusivos de ônibus, construirão dois túneis  –  nos cruzamentos das avenidas Alexandrino de Alencar com a Hermes da Fonseca e  outro no encontro da Bernardo Vieira com a Salgado Filho. E ainda, um viaduto na rua Solange Nunes, com a João Hélio, em Planalto.

“Estamos na fase de elaboração do projeto básico, estão fazendo algumas revisões. Espero até a próxima semana enviar o projeto para o Ministério das Cidades”, informa Walter Pedro. “Se não houver contratempo devemos dar ordem de serviço em outubro”, afirma.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas