sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Noventa pessoas presas em um dia

- Publicidade -

Em apenas um mês e quatro dias a Polícia Civil realizou 200 prisões no Rio Grande do Norte, fruto de três operações para cumprimento de mandados judiciais, informou o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha.

A última operação  denominada de “Xerife” em homenagem ao delegado Maurílio Pinto de Medeiros, que depois de 47 anos de trabalho na Polícia Civil e aposentou-se pela compulsória aos 70 anos, foi deflagada ontem e resultou na prisão de 90 pessoas, das quais 20 eram de adolescentes infratores.

Apesar do sistema penitenciário do Rio Grande do  Norte esta operando acima de sua capacidade, o secretário Aldair da Rocha disse que a Polícia “não pode parar de prender” delinquente infratores e, assim, dar uma resposta à sociedade.

Segundo ele, nos 53 dias de greve da Polícia Civil houve dificuldades no trabalho da segurança pública, mas nesse período o setor de inteligência da Sesed continuou trabalhando e diversos inquéritos continuaram em andamento, o que levou à expedição de mandados de prisão por parte da Justiça.

O secretário estadual da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, diz que ainda persistem as dificuldades para receber presos, mas ele garantiu que eles continuam entrando no sistema a partir da abertura de vagas, “de acordo com os alvarás de solturas que são expedidos”.

Cortez informou que nos últimos dois meses, em virtude de mudanças na legislação penal, foram expedidos 500 alvarás de solturas: “Nós estamos recebendo presos de acordo com as possibilidades da Sejuc”.

O coordenador de Administração Penitenciária da  Sejuc, José Olímpio da Silva, confirmou, por exemplo, que os principais presídios do Estado estão superlotados. A Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, tem capacidade para 420 presos, mas tem 637. O  presídio provisório da Zona Norte, em Natal, tem 160 vagas, mas possui 403 presos.

Nos presídios provisórios, a média de capacidade vai de 30 a 60 presos, mas em Pirangi são 150; na zona Norte, 130 e na Ribeira, 115. Até o presídio da zona Norte que era pra funcionar para condenados no regime semiaberto, está com 110 presos de regime fechado.

A operação “Xerife” envolveu a Polícia Civil de Macaíba, Ceará Mirim, Extremoz, Parnamirim, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante, todos municípios da Grande Natal. Também foram efetuadas prisões em João Câmara, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Caiçara do Norte e Nova Cruz.

O delegado geral da Polícia,  Fábio Rogério, disse que a operação  cumpriu mandados de prisão de foragidos, acusados de crimes de homicídios, tráfico de drogas e assaltos. Dentre os presos, está Gilberto Xavier dos Santos, 31 anos, acusado da morte de pai e filho, na semana passada, em Extremoz. No total, foram presos cinco homicidas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas