sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Novo comandante anuncia mudanças na Polícia Militar

- Publicidade -

Ronda Escola, divisão do Comando de Policiamento do Interior em três comandos regionais, enxugamento de funções administrativas, divisão territorial do Rio Grande do Norte em 15 áreas policiais, além da saída de alguns coronéis da capital para o interior do Estado. Estas são algumas das mudanças que ocorrem na Polícia Militar a partir de hoje às 16 horas quando o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva assume o Comando Geral da PM.   Em entrevista na tarde de ontem, Araújo divulgou  com exclusividade à Tribuna do Norte as mudanças que serão realizadas a partir de hoje na corporação.

Francisco Canindé de Araújo Silva assume o comando da Polícia Militar a partir das 16 horas hojeOs olhos do coronel estão voltados, principalmente, para as escolas. Formado em letras e acreditando que a educação pode mudar o país, Araújo criou o Ronda Escola que será aplicado de imediato em escolas públicas e privadas na capital, em Macaíba, Parnamirim e também em Mossoró.

Natal, por exemplo, será dividido em quatro áreas. Zona Sul, leste, Oeste e Norte. Em cada região haverá duas viaturas caracterizadas que estará circulando em determinados pontos das 7 até às 23 horas, diariamente. A Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED) será responsável pelo policiamento que terá a frente policiais qualificados que trabalharam no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). “Os diretores das escolas, professores e lideres estudantis terão o contato direto com os policiais”, disse o coronel que explicou: “Desta forma estaremos combatendo o tráfico de drogas, as brigas de gangues,  roubos e até inibindo o uso de bebidas alcoólicas”. 

Araújo afirmou que as reuniões com os diretores das escolas estão sendo marcadas e que as viaturas já estão à disposição.

O novo comandante também quer enxugar a máquina administrativa da PM. “Quem estiver em desvio de função, cedido à outros órgãos e na parte administrativa será encaminhado para o trabalho ostensivo”

Serão medidas impactantes no início, mas que prometem mudar a cara da Polícia Militar no RN, prova disso é o que o coronel revelou: “As viaturas são alugadas. Não precisamos mais de policiais na garagem. Estamos  ampliando o ticket alimentação. Não existe a necessidade de PMs no rancho. Vão todos trabalhar nas ruas da cidade”. O Estado estará dividido em 15 áreas policiais. É a chamada divisão territorial do RN, onde serão atribuídas responsabilidades para os coronéis que serão encaminhados para as localidades. “Eu quero resultados”.

Coronel Araújo

Com 1,70 de altura, cabelos grisalhos e 46 anos de vida. Francisco Canindé de Araújo Silva, o coronel Araújo sempre foi acessível. Seja com a imprensa, com os próprios policiais ou com a população, porém, o homem de fala firme e determinado  tem o grande desafio de comandar a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Para isso, não basta apenas a experiência de 27 anos de militarismo é necessário muito mais – o apoio da família. O homem forte da PM tem o apoio de três mulheres. Casado há 21 anos, além da mulher, tem duas filhas, uma delas com 18 anos que cursa direito em uma universidade privada e a mais velha que estuda jornalismo na UFRN. Apaixonado pela polícia, começou a carreira militar em 1883 no Exército Brasileiro. Em 5 de março de 1985 passou no concurso público para a PM de onde nunca mais saiu e hoje assume o cargo mais importante da corporação. Disposto, disse estar pronto para os desafios e garantiu não estar com medo das possíveis criticas. “Desde que sejam construtivas, todas as críticas são valiosas para melhorarmos o nosso trabalho”. No término da entrevista, o comandante foi questionado sobre o time de futebol favorito. “Sou pela Seleção Brasileira, mas tenho um olho no ABC”, sorri.

População terá comandos regionais

A deficiência no policiamento  no interior do Estado que sempre foi motivo de muitas críticas,  pode estar com os dias contados,  A partir desta nova gestão, serão criados três comandos regionais. Um deles será instalado na região Oeste – a sede será em Mossoró. O outro na região do Seridó – a sede será na cidade de Caicó e o terceiro comando será na região Trairi – a sede do policiamento será em Santa Cruz.

Todos os comandos serão subordinados aos coronéis que seguiram para as regiões. “Estes policiais serão gestores e devem apresentar resultados”. De acordo com o comandante,  com a mudança, a região interiorana do Estado não irá  ficar desassistida e a população terá a quem recorrer quando for necessário. “São programas de implementação. É um trabalho operacional e uma quebra de paradigmas”   

Araújo afirmou querer uma transformação de fato e de direito na Polícia Militar e para isso reuniões estão sendo feitas constantemente. “Ontem durante toda a manhã estive reunido com o governador Ibere Ferreira (PSB) e o secretário de Segurança Cristóvam Praxedes”.

“Quero profissionais que apontem resultados”

O novo subcomandante da PM agora é o coronel Francisco Belarmino. Sai o coronel Francisco Rocha da Silva que ainda não tem função definida.

O 4º Batalhão da Polícia localizado na zona Norte da capital já tem um novo comandante. O major Aribaldo Mendes de Souza que era do setor da inteligência da PM assumiu o cargo. Sai o major Lenildo Sena de Melo que segue para o setor de Inteligência. “Houve apenas uma troca de lugares. Aribaldo é mais ativo na rua”.

Araújo explicou que alguns policiais mais novos poderão ocupar cargos de destaque. “Alguns profissionais não vão gostar das mudanças, mas quero o policial que trabalha. Aqueles que se acomodaram serão transferidos”

O comandante destacou que a experiência é muito importante, mas que não se pode subjugar o conhecimento. “Essa é a minha forma de pensar como gestor do comando. Quero profissionais que apontem resultados. Quem não estiver produzindo não terá destaque”. O comandante também quer qualificar os policiais. Exemplo disso, é o que aconteceu com o capitão Marlon de Goes – comandante da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocan) que está em Brasília (DF) fazendo um curso de policiamento em estádios de futebol. “Já estamos pensando na Copa de 2014”

Para os policiais que se envolverem em atos ilícitos, o coronel afirmou que a punição ocorrerá na forma da lei “O comando não vai aliviar a pele de ninguém”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas