sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Novo Ibope: Henrique está com 40%; Robinson com 31

- Publicidade -

A nova rodada de pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, divulgada ontem, mantem a liderança do candidato do PMDB nas eleições para o Governo do Estado e mostra uma virada na disputa pela única vaga do Rio Grande do Norte no Senado Federal que será renovada este ano. O deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo (PMDB) tem 40% das intenções de votos para o Governo, mesmo percentual registrado na primeira pesquisa Ibope/InterTV Cabugi em 28 de agosto, contra 31% das intenções de votos para o vice-governador Robinson Faria (PSD), que cresceu 3 pontos percentuais em relação ao resultado anterior. Os demais candidatos  ao governo somam  5% e, com esses resultados, o candidato peemedebista seria eleito no primeiro turno. Brancos e nulos somaram 14% e 10% responderam que ainda não sabem em quem votar. 

O Ibope também simulou um segundo turno, apesar da vantagem atual de quatro pontos percentuais de Henrique Eduardo sobre a soma de todos os demais candidatos. Na disputa entre ele e Robinson Faria, os resultados seriam: Henrique 40% e Robinson 36%. Brancos e nulos somariam 14% e não sabe 11%

Na disputa para a vaga no Senado a nova pesquisa Ibope/InterTV Cabugi mostrou um quadro diferente daquele registrado no final de agosto. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) abriu seis pontos percentuais de vantagem e está com 38%, enquanto a vice prefeita de Natal, Wilma de Faria, perdeu três pontos percentuais e tem 32%. Na pesquisa de 29/08, a disputa entre as duas era de “empate técnico”, com 35% para a vice prefeita de Natal e 34% para a deputada petista). Brancos e nulos para o Senado somam 13%, hoje, (contra 17% em 29 de agosto) e 12% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem votar (esse percentual era de 9%). Ana Célia (PSTU), Roberto Ronconi (PSOL) e Prof. Lailson (PSL) pontuaram entre 1% e 2% (veja gráfico nesta página).

Para a presidência da República, o Ibope mostra que o eleitor potiguar mantem a liderança da presidenta Dilma Rousseff (PT), com  51% das intenções de votos (era 46% no dia 28/08), 29 pontos percentuais a mais que Marina Silva (PSB), que tem hoje 22% e registrou queda de quatro pontos (eram 26% na pesquisa anterior). Aécio Neves (PSDB) caiu de 9% em agosto para 6%. Luciana Genro tem 1% e o Pastor Everaldo 2%. Brancos e nulos para presidente somam 9% e não sabem 8%.

Expectativa de vitória
O Ibope também auferiu a expectativa do eleitorado potiguar em relação a quem será eleito para o Governo do Estado, independente do voto que será dado pelo entrevistado. 49% acreditam que o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) será o próximo governador do Estado, contra 23% que acreditam na vitória do vice-governador Robinson Faria (PSD).

Na pergunta sobre em quem os entrevistados não votariam de forma nenhuma, os resultados foram: Henrique Eduardo, 28%; Araken Farias, 23%; Robinson Faria 21%; Simone Dutra, 20% e Robério Paulino, 14%. Nesta questão, o Ibope permitiu que o entrevistado pudesse citar mais de um candidato. Todos os candidatos citados tiveram redução na rejeição pelo eleitor.

Ainda sobre rejeição, a pesquisa mostrou que os índices de desaprovação ao governo Rosalba se mantem em 69% (ruim e péssimo) para os entrevistados, enquanto 19% avaliam como regular e 7% como bom/ótimo. A pesquisa mostra que 82% desaprovam a forma como a governadora conduz a administração e 10% aprovam. O índice de desconfiança em relação a governadora é de 83%, contra 11% que disseram confiar em Rosalba.

Para o governo da presidenta Dilma Rousseff, os resultados são positivos. 45% consideram a administração dela como ótima/boa; 38% como regular e 15% como ruim/péssima. 66% aprovam a forma como ela está governando o país e 28% desaprovam. A segunda pesquisa Ibope/InterTV Cabugi foi aplicada entre os dias 12 e 14 deste mês, ouvindo 812 eleitores em 40 municípios e registrada no TRE/RN sob o numero RN/00028/2014 e no TSE com o numero 00643/2014. O grau de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas