terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Novos critérios para a redação

- Publicidade -

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está com inscrições abertas, até 15 de junho, e  passará por alterações – após duas edições polêmicas. As principais mudanças, anunciadas pelo Ministério da Educação, se aplicam aos critérios de correção da prova de redação, na tentativa de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. As redações têm sido alvo de brigas judiciais. No ano passado, mais de 200 alunos pediram revisam dessas notas.
Sílvio Augusto: mudanças tornam mais rigorosos o controle contra fraudes e reforça credibilidade
Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações.  Caso seja maior que 200 pontos, o exame vai passar por um terceiro avaliador, cujo resultado será comparado com as outras duas correções. Ou seja, se o candidato receber notas de 900 e 600 pontos – diferença  de 300 pontos – entra em cena o terceiro corretor. Se este atribuir nota 700, o cálculo será feito com a nota mais próxima – 600 pontos. E será feita a média aritmética, com a soma das duas notas dividida por dois, chegando a 650 pontos.  Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).

Contudo, se a diferença da nota do terceiro corretor em relação as duas notas iniciais for superior a 200 pontos, a prova será examinada por uma banca de três professores, e coordenada por um professor doutor, que definem a nota final. Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano. Mais 1,2 mil professores serão contratados para o novo sistema de correção, totalizando um quadro de avaliadores de 4,2 mil profissionais.

Para o professor de língua português Sílvio Augusto, a intenção dos organizadores do Enem é resgatar a credibilidade dos concursos públicos. O exame, explica ele, sofre influencia de  uma diversidade muito expressiva de variantes: “além de ser de nível nacional, conta com diferenças regionais, perfis de aceitação distintos em cada universidade; chegando até a contar com a questão do horário de verão como fator questionado no desempenho do candidato participante”, pondera o educador.

A novidade no critério de avaliação é, segundo Silvio Andrade um ingrediente que reforça a disposição da Banca Organizadora em evitar que o Exame caia no absoluto descrédito, devido a fraudes e escândalos com vazamentos de gabaritos em edições anteriores. “Quanto maior for o rigor no processo avaliativo, maior será o respeito atribuído ao processo seletivo. Não é interessante que haja retrocesso nessa proposta de melhoria do futuro aluno universitário em nosso país”, afirma.

 Outra novidade este ano é que todos os alunos poderão ter acesso às redações corrigidas para saber os erros que cometeram. Antes, isso só era possível com uma decisão da Justiça.  O MEC espera que, com a disponibilização do espelho da redação e com as mudanças anunciadas no processo de correção, acabe a judicialização ocorrida no ano passado. Mas o edital do Enem não vai prever que o estudante recorra da nota obtida.

O estudante Renato Guedes, 21 anos, que participou das duas edições anteriores do Enem aprovou as novidades. “Essas modificações vão dar maior segurança para quem participa do processo seletivo, que este ano deve ser ainda mais disputado com a abertura de vagas da UFRN. Até hoje não pude ver quais foram os erros e acertos das outras redações”, disse.

O Ministério da Educação anunciou ainda a distribuição de um manual com dicas de como fazer uma boa redação. O aluno que pretende obter bom resultado na produção textual, ressalta Sílvio Augusto, deve, sobretudo, estar “antenado” com as atualidades. Portanto, a boa preparação começa com a aquisição de boas fontes de leitura ou recursos de assimilação segura e atualizada sobre os mais diversos temas em circulação na mídia, bem como a contribuição desse conjunto de mudanças para ser inserido como objeto de estudo constante.

As inscrições para o Enem vão até o dia 15 de junho, exclusivamente pelo site do Inep. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. A prova será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro.

Desde 2009, o exame é usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. No Rio Grande do Norte, a Ufersa e o IFRN oferecem todas as vagas pelo sistema. A UFRN, este ano, colocará 50% do total de vagas pelo Exame e em 2013, a adesão será total.

O Enem também é pré-requisito para programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Critérios: Cinco pontos serão usados para corrigir provas

Conheça as competências que serão exigidas do aluno para a avaliação da redação do Enem 2012:

Competência I: O aluno deve demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência III: O candidato deve ser capaz de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fonte: Inep

Calendário

Fique atento as datas do Enem 2012:

Inscrições: Até 15/06/2012

Taxa de inscrição: R$ 35

Pagamento da taxa: Até 20/06/2012

Provas: 3 e 4/11/2012

Gabarito: 7/11/2012

Resultado final: 28/12/2012

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas