quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Número médio de dívidas tem queda

- Publicidade -

Embora o total de inadimplentes tenha crescido, o número médio de dívidas por consumidor inadimplente está em queda no país e o Rio Grande do Norte está inserido nesse contexto. De acordo com os dados, os consumidores inadimplentes no estado tinham, em abril deste, uma média de 1,87 dívidas. Em abril de 2012 o índice estava em 1,990 e no mesmo mês do passado havia alcançado 1,917.

Segundo o SPC Brasil e a CNDL, há queda no número médio de dívidas nas cinco regiões analisadas. O Sul do país continuou a apresentar o maior número, 2,24 dívidas por pessoa inadimplente, em média, enquanto a Região Norte registrou o menor, 1,93 dívida por inadimplente.

Santa Catarina (2,50), Sergipe (2,21) e Goiás (2,20) lideram como os estados em que cada consumidor inadimplente tem o maior número de dívidas atrasadas. Já os estados do Maranhão (1,83), de Roraima (1,85) e de Mato Grosso do Sul (1,81) apresentam as menores médias nacionais.

“O cenário atual é de mais critério para concessão de crédito. Por isso, as empresas estão menos dispostas a conceder crédito a quem já tem uma dívida em atraso. Com isso, o número médio de dívidas por pessoa inadimplente está caindo em todas as regiões.”, pondera a economista-chefe do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.

A economista explica que, independentemente da tendência de queda do número médio, observa-se que estados mais bancarizados e com maior renda per capita apresentam normalmente maior número médio de dívidas por pessoa, porque ao longo dos últimos anos os moradores dessas regiões tiveram mais oportunidades de endividamento, provenientes justamente do maior acesso ao crédito.

Tipos
Segundo o SPC-Brasil, as dívidas bancárias são mais representativas no Sudeste (54%), enquanto, no Norte, a participação dessa categoria representa 31%.

As dívidas com os bancos mostraram crescimento em todas as regiões, com a maior alta no Nordeste (7,51%), seguida pela Região Norte (6,97%). O crescimento das dívidas de comércio também foi generalizado entre as regiões, com destaque para o Sul do país, onde as dívidas dessa categoria cresceram 5,07%. As dívidas cujos credores são segmentos de comunicação também avançaram em todas as regiões, com destaque para o Norte, com alta de 15,18%.

No caso das dívidas cujos credores são empresas de água e luz, houve queda de 6,79% no Norte, na comparação entre abril de 2014 e o mesmo mês do ano passado, e na Região Sudeste, que registrou recuo de 4,52%.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas