quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Números

- Publicidade -

Itamar Ciriaco / [email protected]

Em dia de decisão, como hoje, na Copa Libertadores da América, tem gente que apela para a reza, para os santos, para mandingas, etc. Alguns preferem acreditar na força da matemática. E os números, ao menos segundo os estudiosos da Fundação Getúlio Vargas, estão favoráveis ao Flamengo contra o River Plate. Os matemáticos da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) realizaram simulações para o confronto entre o Flamengo e o River Plate, pela disputa da taça Libertadores da América 2019 e encontraram que o clube carioca tem mais chances de fazer os seus torcedores comemorarem após o jogo. De acordo com o modelo matemático, o Flamengo tem 50% de chances de ganhar o jogo, contra 25% de chances do time argentino. Já a probabilidade do jogo terminar empatada e ir para a prorrogação é de 25%.
Números 1
Para que não restem dúvidas, um dos responsáveis pela pesquisa explica: “É importante destacar que o nosso modelo compara principalmente o desempenho dos times na liga nacional de seu país, mas utiliza as 26 partidas internacionais entre clubes brasileiros e argentinos, dando maior peso para elas do que para as partidas nacionais, para equalizar as forças das duas equipes e refletir as diferenças entre os campeonatos nacionais”, destaca o analista do Esporte em Números da FGV EMAp, João Marcos.
Números 2
E olha que o estudo aponta tendência não só em relação ao vencedor. Os números mostram até quanto poderá ser o placar. Para quem gosta de uma apostinha, lá vai… O modelo da FGV EMAp indica, que o placar mais provável da partida, com 11% de probabilidade, é o empate em 1 a 1. Ele é seguido de 2 a 1 e 1 a 0 para o rubro-negro, com 9% de chances. “A diferença no indicativo do favoritismo do time brasileiro surge devido às diferenças nas probabilidades de placares com um ou dois gols de diferença. Além disso, os placares a favor do Flamengo são mais prováveis que os placares a favor dos argentinos”, explica João Marcos.
Números 3
Mas como nem tudo podem ser flores. Os caras resolveram dar aquela puxada no freio de mão. Segundo eles, se as simulações forem analisadas em extratos, o empate, independentemente da quantidade de gols marcados, é o resultado que mais se destaca, com 23%, seguido pela vitória rubro-negra por um gol de diferença com 22%. O terceiro resultado mais provável apresenta um empate entre uma vitória rubro-negra por dois gols de diferença ou uma vitória argentina por um gol de diferença, ambos com 14% de chances — o que mostra que é esperada uma partida equilibrada, mas com favoritismo para a equipe brasileira.
Parabéns
As mulheres estão de parabéns por mais uma competição em Natal. Na segunda, dia 18, o Palácio dos Esportes recebeu a final da 3ª edição da Copa Natal de Futsal Feminino. No total, foram sete equipes disputando na modalidade pelo prêmio máximo que, no fim, terminou com a equipe Projeto 10 como campeã e o vice-campeão pertencendo ao time Esporte União C D.
Corrida
O prazo para as inscrições da segunda edição da Corrida do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerra-se neste domingo (24) e podem ser feitas exclusivamente de forma online no site www.corridamprn.com.br. A prova será realizada no dia 8 de dezembro e conta com duas novidades: o percurso será na Base Aérea de Natal e contemplará distâncias de 6km e 12km. O evento integra as comemorações alusivas ao Dia do Ministério Público, que é celebrado em 14 de dezembro. A largada será pela manhã, pontualmente às 6h30.
Ciclismo
A Prefeitura do Natal realiza neste domingo, dia 24 de novembro, mais uma edição do Ciclo Natal. O passeio ciclístico é aberto ao público e terá concentração a partir das 15h30, e largada às 16h. O percurso será iniciado no Mercado Público das Quintas e voltará para o mesmo destino, somando um trajeto de 10 km para iniciantes. Crianças também poderão participar do passeio, que conta com acompanhamento de batedores da STTU, parada para hidratação e sorteio de brindes. O Ciclo Natal tem como objetivo chamar a atenção para um modal ambientalmente sustentável. Mais informações podem ser transmitidas no Setor de Eventos da SEL, no Palácio dos Esportes, das 8h às 14h, de segunda a sexta. Ou pelos telefones 99170-6570, 99843-7709.
Juventude
O time do Rio Grande do Norte fechou com saldo positivo o primeiro bloco dos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau-SC. A equipe encerrou a 1ª fase com um total de 12 medalhas conquistadas (quatro de prata e oito de bronze). A segunda fase começou ontem, com atletismo, badminton, futsal e voleibol e se encerra nessa segunda-feira dia 25. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A principal competição estudantil do país reúne em Blumenau 4.998 atletas, de 14 modalidades esportivas, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Clássico