sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O carrasco Oeste FC

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Muito oportuna a lembrança do pesquisador Marcos Trindade: o futebol do RN na série “B” há dois anos vem se curvando ao modesto time do Oeste FC,  com quatro jogos realizados e nenhum ponto obtido. Ano passado, houve a advertência com duas derrotas: Oeste 2×1 América e ABC 0 x 1 Oeste. Este ano, mais duas derrotas:  América 0x1 0este e Oeste 1×0 ABC.  Curioso é que,  em 360 minutos ABC e América enfrentando o Oeste FC apenas um gol feito pelos potiguares, acontecendo na primeira rodada de 2013, 0este 2×1 América. Contra o ABC foram dois 1×0. Nos 2×1 que o Oeste aplicou no time rubro, no seu próprio estádio, aconteceu a quebra de uma invencibilidade de 13 jogos que o técnico Oliveira Canindé vinha sustentando   à frente da equipe americana. O gol solitário do América/RN foi de Cleber.

A preocupação do “Luxa”
Wanderley Luxemburgo olha com preocupação para o futebol brasileiro, e não é só com o Flamengo do qual é o treinador.  Ele acha que, de um modo geral, o esporte praticado no Brasil tem piorado com o passar do tempo. Caiu o nível de conhecimento dos jogadores brasileiros. Antes de 1970, lentamente fomos perdendo qualidade. Com Palmeiras e Botafogo dava pra formar uma excelente seleção. Hoje, você pega jogadores de fora e nem sabe quem são. Qual a filosofia que o Brasil emprega no futebol atual? A opinião do Luxemburgo foi dada numa entrevista ao programa “Bem amigos”, na SportTV. A má atuação da seleção de Felipe Scolari mais ou menos corrobora as palavras do atual treinador do Flamengo.

A preocupação (2)
Na relação dos campeões mundiais de clubes, desde a largada em 1960 até 2011, o Brasil ganhou com o Santos bicampeão 62/63, Flamengo 81,  Grêmio 83 São Paulo 92/93, Corinthians em 2000, São Paulo 2005 e Inter 2006, Milan 2007,  Manchester United 2008, 2009 Barça 2009,  2010 Inter/Milão,  2011 Barça, 2012 Corinthians e 2013  Bayer Munich. Nesse período de jejum tem o Boca Juniors três vezes, Peñarol três e vários clubes com duas conquistas, como são os casos do Olímpia/Par, Racing/Arg, Independiente/Arg, Estrela Vermelha/Russia, Velez Sarsfield, Mayer/Munich. O Brasil tem um único tricampeão, que é o São Paulo em 92/93 e 2005.

NATALINO e SANTANA
Dessa vez é o leitor Mauro Santiago que pede, num e-mail, em que ano Joel Santana jogou no América/RN, e se foi campeão. A resposta é positiva: jogou, sim, em 1977, campeão estadual, decisão num empate de 1×1, gols de Marinho Apolônio e Tinho o gol do ABC. Ninguém seria capaz de imaginar que aquele zagueiro sem muita bola, ao deixar o América, passaria por vários clubes brasileiros. Só no Vasco, Joel chegou a trabalhar (como jogador e treinador, seis vezes).

NATALINO (2)
O time rubro ganhou o título com o empate, contando com Cícero, Ivan Silva, Joel Natalino (o Santana ele adotou quando já estava no Vasco), Argeu e Olímpio, Zeca, Alberi e Garcia, Ronaldinho, Alberi e Soares. Para muitos, Alberi é surpresa, mas ele jogou apenas um ano no time rubro. Esse jogo não chegou ao final, pois os 22 jogadores trocaram socos e ponta pés no gramado até o árbitro Favile Neto dar a partida por encerrada faltando ainda alguns minutos. A decisão aconteceu no TJD.

Dívidas entram em cena
O grupo “Bom Senso, a CBF e os clubes estão próximos de um acordo visando punições para descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Entre os pontos já acertados, os clubes só serão punidos mais severamente no caso de salários atrasados e não pagamento  de dívidas em prazo longo. Acima de um ano.  Mais ou menos o seguinte: se o clube não resolver a situação após uma temporada, será excluído do campeonato, rebaixado ou até a punição extrema que é a perda do título. Um dos tópicos mais problemáticos é o que diz respeito à limitação de gastos com o futebol, não podendo ultrapassar ‘os 70% da receita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas