sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O “cartola do ano”

- Publicidade -

Everaldo Lopes [ [email protected] ]

Todos os anos, ao final da temporada do futebol no RN a Rádio Globo/Natal reúne sua equipe de esportes, convida alguns  radialistas e jornalistas especializados e, num dos restaurantes da cidade, a emissora elege os melhores do ano no futebol do RN. É uma tradição. Ao final do “regabofe”, o coordenador de esportes da emissora, Santos Neto  dá inicio à votação. São indicados os melhores em cada posição da equipe, o melhor árbitro, o melhor presidente de clube, o craque do Estadual e o craque surpresa, que comumente é considerado revelação do ano. E aí o presidente eleito parece ser imbatível: o mais novo cartola potiguar, empresário no ramo da construção civil, Marcone Barretto. Seu currículo não deixa margem a dúvida.

O cartola (2)
Fundador e presidente do Globo  FC, reuniu seus amigos mais próximos, fundou o clube, inscreveu-o para a disputa da 2ª divisão de profissionais da FNF, sagrou-se campeão invicto, garantiu vaga para disputar o Estadual da 1ª divisão, e acaba de sagrar-se campeão da Copa RN, acumulando uma série de vantagens incluídas nos calendários da FNF e CBF. Honras, pois, para o presidente revelação, o cartola do ano: Marcone Barretto, antecipadamente.  O detalhe: este colunista sequer conhece Marcone Barreto, pessoalmente.

Dúvida e perguntas
No blog <nominuto.com>, o jornalista e ex-jogador profissional do ABC e Alecrim FC, com passagem pelo futebol paraibano,  sagrou-se bicampeão estadual 85/86, numa  excelente equipe formada por César Etcheverry, Saraiva, Lúcio Sabiá (falecido), Ronaldo e Soares, Doca, Odilon e Didi Duarte, Curió, Baíca e Edmo, tendo como treinador Ferdinando Teixeira. Edmo, além de ex-jogador e estudioso do futebol, atua também na tevê, no seu blog faz um questionamento sobre a preferência do técnico Leandro Sena (do América/RN) na escalação de alguns jogadores.

Dúvida (2)
“1) Por que é que Raí teve duzentas chances de jogar 90 minutos errando quase tudo e Bruno não ter sequer a chance de jogar 90m
2) Qual a intenção de Sena tirar Bruno, se o jogo estava 3×0, para de novo insistir com Raí?
3) Em qual lugar do planeta Giovani joga mais do que Gláucio e porque é tratado com tanta falta de critério? E, afinal, o que define a titularidade de um atacante, se não gols?  No caso de Gláucio, ele faz gols e tem boas atuações mas ainda assim é ignorado pelo técnico.”. A vantagem do companheiro Edmo é ter acumulado muita experiência como profissional da bola.

R. Vital e Marcelo Rego
O fisiatra potiguar Roberto Vital está regressando da participação do Open de Natação Paraolímpica na cidade de Esbjerg, na Dinamarka, de 04 a 11 (hoje) como chefe da equipe médica brasileira. RV é médico do ABC FC. Por coincidência, o ortopedista do América/RN, Marcelo Rego assistiu domingo o clássico Atlético x Real Madrid, no estádio Santiago Bernabeu. Marcelo é filho de Maeterlinck Rego.

Recorde negativo
Ao longo de 95 Campeonatos Estaduais disputados, não há registro de campanha do ABC, em um turno, que a equipe tenha terminado na 5ª colocação, atrás do campeão do turno,  o Globo FC, do arquirrival América FC, do Alecrim FC e também do Baraúnas. Pelo contrário, o Alvinegro teve campanhas memoráveis, como o deca-campeonato de 32 a 1941, tetracampeão de 1970 a 73, a  campanha de 1978, o bi 83/84, o tetra recente de 1997 a 2.000, outro tri em 2007, 2008 e 2009.

Recorde (2)
Na campanha do tetra 93 a 2000, no meio teve os rubros quebrando a sequência sendo campeão de 1996 e também um resultado que desagradou bastante a torcida alvi-negra. Foi quando na decisão do título de 1995, a Desportiva do Vale derrotou o ABC por 1×0, gol de Zé Ivaldo,  goleador no decênio 2000 a 2009, fazendo gols à vontade como artilheiro do Estadual. Zé Ivaldo não teve a sorte e o reconhecimento de integrar nem ABC, nem América, apesar de goleador nato, oportunista, boa estatura.

Adversário raro
Dei uma checada e não encontrei qualquer jogo do ABC enfrentando a Desportiva, em Cariacica/Espírito Santo, quer valendo o Campeonato Brasileiro, série “B” ou “C”. ou a Copa do Brasil. A Desportiva é um clube relativamente novo, fundado que foi em 1963, não tem nenhum título de maior expressão, senão o de campeã estadual.

Dois extremos
Nesta quarta-feira, enquanto o alvinegro estará na simpática Vitória/ES, os dois estreando na Copa do Brasil, o América pega chumbo grosso, que é enfrentar o Ceará na Arena Castelão, jogo pela Copa do Nordeste.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas