sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

“O cérebro não funciona com a mente cansada.”

- Publicidade -

Ano de Vestibular. Muitas expectativas num ano que passa muito rápido e ao mesmo tempo parece uma eternidade. Momento em que é necessário dar conta de uma gama de conhecimentos, competências e habilidades exigidas no concurso e ao mesmo tempo carrega a possibilidade de uma das escolhas mais importantes da vida que é a escolha profissional representando também para muitos jovens a sua inserção na vida adulta. Nesse contexto, explica a coordenadora pedagógica Ierecê Moreira, um dos aspectos mais importantes para os candidatos é a questão da otimizar do tempo. Confira a entrevista:

Qual a importância de otimizar o tempo de estudo?

Esta atitude favorece a vida dos estudantes evitando atropelos, diminuindo a angústia e o estresse, elementos que geralmente acompanham o vestibulando. É claro que não existe uma regra comum a todos, pois as modalidades de aprendizagem são diferentes por isso ser tão importante  que cada estudante procure reconhecer o ‘seu jeito’ melhor de aprender e tirar partido desse conhecimento. Uma coisa é certa: não são as horas de estudo que vão garantir o sucesso, mas a forma do estudo. É o estudar bem e isto inclui várias estratégias favorecedoras ao aprendizado.

Quantas horas por dia é o recomendado?

Não existe um número de horas padrão para o estudo. Mas para dar conta de todas as matérias estima-se de três a cinco horas por dia para os cursos menos concorridos e oito horas para os mais concorridos. A necessidade em relação aos conteúdos deve ser o fator determinante. Ao escolher o horário em que há uma maior produtividade procurar respeitá-lo, obedecendo-o de forma sistemática e diária de forma que até a família seja comunicada e respeite o momento. Escolher um local tranqüilo, bem iluminado, arejado, longe da agitação, que não seja lugar de passagem, nem perto de telefone, onde  realmente exista condições de concentração. A escolha dos materiais necessários ao estudo deverá ser feita com antecedência para evitar interrupções. Fazer um intervalo de dez minutos a cada 50 minutos de estudo.

Como montar um cronograma de aulas? Que métodos usar?

O aluno deve montar um plano de estudos que contemple todas as disciplinas, seja adequado à realidade do aluno – sem exageros – dando atenção especial às disciplinas que menos gosta. Além de procurar estudar fazendo associações de um conteúdo com outro, de uma disciplina com outra, porque a realidade abordada nas questões é a resolução de problemas de forma interdisciplinar e contextualizada; não estudar em sequência as áreas do conhecimento parecidas. Além de intensificar a leitura, a resolução de provas de exames anteriores tem se mostrado de muita eficácia, principalmente das instituições para as quais vai prestar exame, pois ajuda a ter uma melhor idéia sobre o estilo das questões.

Montar grupos de estudo com outros alunos é uma boa ideia ou pode atrapalhar?

É um modo de estudar bastante recomendado, entretanto, a sua importância pode variar de uma pessoa para outra. O ideal que  faça grupos pequenos,  com colegas realmente com foco no aprendizado e se possível na Escola, pois pode ter um professor por perto. É importante que as discussões girem sempre em torno das matérias comuns a todos, deixando as matérias mais específicas para o estudo individual. As redes sociais, se bem aproveitadas e organizadas, podem proporcionar trocas de informações, tirar dúvidas e aproveitar melhor o tempo que passar conectado. Mas se o aluno perceber que o estudo em grupo o desconcentra, evite-o. Só o faça se notar um bom rendimento.

Conhecer o edital do vestibular é importante? Por quê?

É uma atitude importantíssima, de caráter organizacional e preventivo. Evita ser pego de surpresa por algum aspecto ou perder alguma chance. A segurança quanto à estrutura do Concurso dirime possíveis dúvidas e diminui o estresse.

Nos dias que antecedem as provas, o que se deve fazer?

Não acelerar o estudo nos dias que antecedem as provas, pelo contrário, começar a desacelerar. Não entrar em desespero tentando aprender conteúdos que não foram aprendidos. O cérebro não funciona bem com acúmulo de informações, a mente precisa estar descansada. O aluno deve manter-se calmo, freqüentar os aulões  caso se sinta melhor. Dormir bem e praticar uma atividade física que cause descontração, relaxamento e alívio juntando prazer e exercícios. É importante ainda alimentar-se de forma saudável, conversar com os amigos, ver filmes. A preparação deve ser como a dos atletas antes das grandes provas “entrar em concentração” e acreditar em si mesmo. Manter a tranquilidade  para os dias desta grande maratona que para muitos é o exame mais importante de toda a sua história estudantil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas