domingo, 12 de maio, 2024
28.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

O homem que virou boneco

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Ele vive cercado por celebridades 24 horas por dia, sete dias por semana. Divide um apartamento em Nova Parnamirim com centenas de famosos do mundo todo, alguns tantos nem tão famosos assim: umas 250 personalidades da música, do cinema e da televisão – cada uma com cerca de 30 centímetros de altura. Ney Matogrosso, Elis Regina, o lutador Anderson Silva, Rihanna, Cazuza, Renato Russo, Sílvio Santos, Xuxa, Neymar, a top Gisele Bündchen, a diva Beyoncé, Dercy Gonçalves, Amy Winehouse, Prince e Michael Jackson são alguns dos ‘vizinhos’ do designer e “colecionador da própria arte” Marcus Baby.
Gerações de artistas e suas figuras icônicas revelam a riqueza da coleção de Marcus Baby: de Michael Jackson a Amy Winehouse
Fã de Baby ‘do Brasil’ Consuelo, admiração que explica o sobrenome artístico e justifica a tatuagem no braço direito, Marcus voltou a ser notícia nacional e internacional na terça-feira (dia 21) quando a cantora Madonna publicou fotos de duas de suas bonecas nas redes sociais. A repercussão foi imediata: desde a semana passada, de carona com a ‘Madonninha’, Marcus concedeu entrevistas para jornais e TVs do Brasil, Estados Unidos, México, Portugal, Colômbia e Nicarágua.

“Ela postou as fotos, disse que estava apaixonada e me agradeceu. Foi um sonho, Me tremi todo quando vi, deu vontade de sair gritando na rua pra comemorar”, disse o potiguar de 45 anos, ex-técnico em Edificações que abandonou o batente após 21 anos de profissão para se dedicar aos bonecos..

“Tenho uns 30 modelos da Madonna, é de longe a artista que mais fiz versões. Já tinha me emocionado com o depoimento da Rita Lee, mas receber elogio da Madonna foi demais! Ela marcou (na postagem) a estilista que fez o figurino, a cabeleireira e quem fez o boné”, comemorou Marcus Baby. A boneca que chamou a atenção da Rainha do Pop foi uma releitura do visual da cantora no final do videoclipe “Bitch I’m Madonna”, música de trabalho do recém-lançado “Rebel Heart”.

Baby lembra que já tinha marcado Madonna em outras ocasiões, mas que só dessa vez ela deu retorno. Ele disse que prefere os rockeiros, por terem um visual “mais poluído com muitos piercings, tatuagens e roupas com brilho e rebite”. Nesse grupo estão Axl Rose e Slash, do Guns n’Roses; Supla e João Suplicy; Boy George; Miley Cyrus (com língua de fora e tudo); Valesca Popozuda, Dave Navarro (ex-Red Hot Chilli Peppers e um dos favoritos do colecionador); Fred Mercury; e Billy Idol.

Também são destaques do acervo a atriz Natalie Portman como Cisne Negro, Tina Turner com o figurino de Mad Max Além da Cúpula do Trovão, e o ator Alexandre Nero na pele do Comendador (personagem da novela global “Império”), um Alexandre Frota vestido de noiva para capa da revista Trip, a atriz Angelina Jolie como Malévola, Marina Ruy Barbosa como a noiva cadáver da série “Amorteamo” (TV Globo) e a presidenta Dilma ainda na posse em 2011. “Anota aí, fiz essa boneca da Dilma em 2011”, reforça.

Atualmente Marcus trabalha nas miniaturas do MC Guimê, da cantora Sia e uma bailarina mirim que interpreta a artista australiana no clipe “Chandelier”, mais a rapper-voluptuosa Nicki Minaj. Confessou que adora o Johnny Depp, e que pretende fazer os personagens Jack Sparrow  e Edward Mãos de Tesoura.

“Essas são os que estão a meio caminho andado. Só funciono por inspiração. Inclusive deixo a TV ligada nesses canais de videoclipe e vejo (e revejo) muitos filmes. Para virar boneco tem que ser famoso (pop), mas principalmente aqueles artistas que saem da zona de conforto como Paula Fernandes, que estava consagrada no sertanejo e ampliou seu estilo”.

Sem preço
Sem trabalho fixo, disse que já foi chamado de “playboy” em algumas reportagens sobre seu trabalho por ter uma renda mensal e alguns imóveis alugados. “Também resolvo algumas coisas para meus pais, dou esse suporte. Decidi me dedicar aos bonecos quando, voltando de uma entrevista em São Paulo, recebo ligação de um servente da obra onde trabalhava na época, ainda no saguão de desembarque, reclamando dos parafusos que tinham comprado errado. Foi ali que resolvi largar as Edificações”.

Ele disse que recebe “cantada” para vender seus bonecos todo santo dia, e lembra de casos emblemáticos como o do apresentador de TV Otávio Mesquita. “Ele insistiu muito, passou uns 40 minutos no telefone tentando me convencer a vender uma boneca que fiz da Hebe. Me ofereceu R$ 5 mil e disse que eu iria entregar ao vivo no programa dela”. Não aceitou.

Tem também os que pedem, como o ator Bruno Gagliasso, o modelo Jesus Luz e as cantoras Alcione e Anitta.

Baby criticou outros designers que tentam copiar e vender os bonecos, aproveitando a repercussão e de carona no trabalho do designer potiguar. “Praticamente só vestem os bonecos. Mas não adianta fazer pra vender, na verdade acho que esse interesse todo pelos meus bonecos é justamente por não estarem à venda”. 

Moldando
As cantoras Khrystal e Marina Elali, o fotógrafo Canindé Soares, mais duas versões do próprio colecionador-criador representam o RN na coleção. Marcus Baby utiliza como suporte bonecos importados e os brinquedos Barbie, Ken, Suzy e Max Steel. Tudo começou em 2005, quando ele decidiu fazer o casal Pepeu Gomes e Baby Consuelo. “Estou de olho em quem é pop”, avisa.

Marcus Baby procura se aproximar da fisionomia dos famosos a partir de técnicas aperfeiçoadas por ele: choque térmico e enchimento de acrílico para dar forma ao rosto, cílios postiços, maquiagem, tatuagens, tudo artesanal. Ele diz ser o rei da cola, utiliza uns quatro tipos, e sabe até o tempo de secagem delas.

“No começo minha mãe que fazia as roupas, tirava as medidas como se fossem pessoas de verdade. Mas como sou filho de costureira passei a fazer os figurinos na base da cola. Quando quero que apareça alguma costura peço pra minha mãe fazer”, admite.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas