sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O jubileu da Copa do Brasil

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Começando por reunir apenas campeões estaduais, a Copa do Brasil chega agora aos 25 anos de disputa. Na estreia do RN o América perdeu para o Atlético /MG por 3×0, jogo disputado no  Machadão. Como não havia punição imediata para o time que perdesse o 1º jogo, aconteceu a partida de volta, no Mineirão e aí a coisa foi feia: deu Atlético Mineiro 7×1. Nem com os 10 gols na sacola, assim mesmo o América voltou à disputa da CB. No segundo ano, a derrota desclassificava o time perdedor. Foi o que deu em 1990, Santa Cruz/PR 3×1, outra vez os rubros eliminados, apesar de ter derrotado o Tricolor do Arruda. um gol de Baíca. A disputa era no mesmo período da Copa de 90, dá pra se ter uma idéia do desinteresse popular, lado a lado com o Mundial.  No ano seguinte – 1991, ABC 1×1 Cruzeiro no Machadão e  4×0 no Mineirão, parando o Alvinegro  por aí. A sequência seguiu, ABC e América sempre os dois tentando ir mais além.

Uma agressão histórica
Ao contrário do imaginário, nos primórdios do futebol desta capital nem todos os dirigentes eram considerados cavalheiros de fina educação, como deixa entender. Se, de um lado o irrequieto dirigente Vicente Farache era elétrico, fazia tudo às pressas para defender seu ABC, havia os que não eram abecedistas. Um deles era o ten. Euclides Pereira. Numa discussão comum, o militar aplicou um soco no rosto do dr. Farache, e o rolo se formou. Tão revoltado ficou o famoso cartola alvinegro, que correu à delegacia para prestar queixa, ele que era Juiz Municipal.  Foi feito apelo para que o militar pedisse desculpas, publicamente, o que ele fez. Mas, num primeiro ABC x América, ele declarou publicamente que, se necessário fosse, repetiria  a mesma agressão…Aí, sim, repercutiu pessimamente.  O militar pediu desculpas, mas intimamente teve a ousadia de dizer que, se  necessário, repetiria a agressão…

CALÇADA DA FAMA
A homenagem não é novidade, surgiu na inauguração do Maracanã, em 1950. É a calçada da fama, daí outras calçadas da fama existem. A vez agora é da Arena Castelão. Lá estão  homenageados nomes bem identificados, como é o do centro-avante Erandy Montenegro, atuou no Vasco, foi treinador aqui no RN, fez muitos amigos. No Rio, foi ídolo no Vasco e futebol cearense. Ao lado da marca de Erandy, estão Ronaldo Angelim campeoníssimo no Flamengo durante 10 anos, Gildo, considerado o maior camisa sete do futebol cearense, Pacoti, ex-homem-gol do Vasco.

OS 3 MAIS BEM PAGOS
Enquanto aqui no Nordeste, clubes pequenos contratam treinadores com salários de R$5 a 3 mil mensais, arriscando ainda  atrasar o pagamento, os três treinadores mais bem pagos do mundo faturam, anualmente, 7,5 milhões de Euros (o italiano Carlos Ancelotti do Real Madrid, Luiz Enrique, do Barcelona 5,5 milhões e Simeone, do Atlético de Madrid 3,3 milhões anualmente. Os brasileiros mais bem pagos – Marcelo Oliveira (Cruzeiro), Muricy Ramalho (São Paulo), Abel Braga (Inter) e  Felipão (Grêmio)   não chegam nem na metade do que faturam os europeus .

BR-101 – ARENA DRAGÃO
Quem é coxo  parte cedo – reza o velho refrão popular, daí a iniciativa dos dirigentes americanos, de convidar o prefeito de Parnamirim – Maurício Marques, para visitar as obras da Arena do Dragão. Ele garantiu aos cartolas rubros, que já foi providenciada licitação para início da pavimentação.

BUM BUM PRA LUA
Antigamente, costumava-se dizer, quando alguém acertava na loteria, que havia nascido com o bumbum virado pra lua. É o caso do ex-ídolo – Ronaldo (o gordinho). Depois que parou no Corinthians,   transformou-se em  garoto propaganda do “Timão” faturando um milhão por temporada. Hoje, não faz propaganda nenhuma mas o milhão todo ano é garantido.

GARDEL
Considerado um dos maiores artilheiros que passaram pelo Grêmio Porto-alegrense, o cearense Jardel – Mário Jardel Almeida, depois de um giro fora do Brasil, foi ídolo jogando no Porto/Portugal, no Galatasaray/Turquia, artilheiro no Vasco e no Grêmio, onde se sagrou campeão pela Libertadores em 1995, hoje, aos 41 anos, é vereador em Porto Alegre.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas